De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
As festividades arrancam na quarta-feira, 10 de setembro, às 21h30, com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguido da tradicional arruada e da inauguração da iluminação decorativa, pelas 22h30, momento simbólico que marca oficialmente o início da romaria.
No dia seguinte, quinta-feira, 11, destaca-se a apresentação do livro “A Emblemática Raça Barrosã”, às 18h00, no âmbito da valorização das raças autóctones da região. A partir das 21h00, o Largo de Camões acolhe concertos das bandas filarmónicas de Estorãos e Aboim da Nóbrega, enquanto a Rua Cardeal Saraiva se enche de música com o Festival de Gaitas, com grupos de Portugal e da Galiza. A noite prolonga-se até às 04h00 com o Music Fest “Viva as Feiras Novas”, na Expolima.
A sexta-feira, 12, começa com a tradicional Salva de Morteiros às 08h00. À noite, os Cantares ao Desafio trazem nomes populares como Ruizinho de Penacova e Carminha, acompanhados de momentos de Fado e atuações de Tunas académicas. A festa segue madrugada dentro com mais uma edição do Music Fest, até às 06h00.
No sábado, 13 de setembro, realiza-se a primeira Feira Franca, com animação desde cedo com Zés Pereiras, Gaiteiros, Gigantones e Cabeçudos, e concertos de bandas filarmónicas. A manhã e tarde são preenchidas com os Concursos Pecuários e demonstrações equestres com o evento “O Cavalo Garrano nas Feiras Novas”. Às 15h30, realiza-se o aguardado Cortejo Etnográfico, um verdadeiro museu vivo das tradições limianas. A noite inclui Rusgas, Concertinas e o espetáculo de fogo de artifício “Noite do Fogo”, às 00h30.
O domingo, 14 de setembro, segunda Feira Franca, arranca com música tradicional e bandas da Trofa e Junqueira. Às 15h30, o Cortejo Histórico terá como tema “E Fez Vila o Lugar de Ponte – 900 Anos de Foral”, evocando a longa história da vila. A tradicional Tourada realiza-se na Expolima às 18h00, e a partir das 21h00, o Festival Limiano de Folclore anima os palcos da vila. O Fogo do Meio, à meia-noite, dá continuidade à animação noturna.
A festa termina na segunda-feira, 15 de setembro, com a última Feira Franca dedicada à componente religiosa. A Missa Solene realiza-se às 10h30, seguindo-se as Vésperes às 16h00 e a Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores, às 16h30, ponto alto da devoção limiana. Após a Despedida das Bandas às 19h00, o encerramento será feito com um animado baile no Largo de Camões, ao som do grupo Kalhambeke.
As Feiras Novas 2025 representam uma simbiose perfeita entre o sagrado e o profano, num ambiente de celebração, identidade e partilha. Um evento que reforça o orgulho das gentes de Ponte de Lima e atrai todos aqueles que procuram viver de perto o melhor da tradição minhota.
Viana do Castelo prepara-se para acolher, na noite de 31 de outubro de 2025, a festa de Halloween FORTIS TENEBRIS, que decorrerá no histórico Forte de Santiago da Barra a partir das 23:30.
A equipa Subzone – Search and Rescue Team, grupo de socorristas de Monção especializado em buscas e salvamento, recebeu sete tendas insufláveis que permitem operar de forma autónoma durante uma semana em situações de catástrofe.
Viana do Castelo acolhe até 27 de outubro uma visita oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), no âmbito da preparação da Reunião Anual da Rede Europeia de Cidades Saudáveis, que decorrerá na cidade entre 15 e 19 de junho de 2026.
Ponte de Lima vai receber nos dias 25 e 26 de outubro mais uma edição do WalkFest – Festival de Caminhadas do Vale de Estorãos, evento que promete dar a conhecer a riqueza natural e patrimonial desta região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, a atribuição de votos de louvor aos atletas Ricardo Dias e Henrique Correia, em reconhecimento pelas suas conquistas em competições europeias.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe hoje, quinta-feira, às 17h30, a apresentação oficial da longa-metragem de animação em 3D “Viana, A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada numa lenda vianense que promete levar ao cinema o espírito e as tradições do Minho.
Âncora, Moledo, Riba de Âncora e Seixas vão receber um investimento de 901 mil euros para a ampliação das redes de saneamento, financiado por fundos comunitários, anunciou a Câmara de Caminha.