Merufe (Monção) e Sistelo (Arcos de Valdevez) voltam a unir esforços para valorizar o mundo rural com uma das mais autênticas celebrações minhotas: a Feira Tradicional da Portela de Alvite.
O evento decorre de 29 a 31 de agosto no recinto da feira do gado, um espaço emblemático que une os concelhos de Monção e Arcos de Valdevez, e promete voltar a ser ponto de encontro para amantes da tradição, agricultores, criadores de gado e público em geral.
Numa iniciativa que reforça os laços com a cultura rural e montanhesa, as freguesias de Merufe e Sistelo promovem um certame que homenageia as práticas ancestrais, como a feira do gado, o concurso de gado da raça Garrana e Cachena, as chegas de bois, e as corridas de cavalos.
O programa arranca na sexta-feira, 29 de agosto, às 21h00, com a atuação do Grupo Típico das Pegureiras da Serra D`Anta, de Merufe.
No sábado, 30 de agosto, pelas 15h00, acontece a tradicional chega de bois, seguida pela aguardada atuação do artista popular Augusto Canário, numa noite dedicada ao folclore com grupos dos concelhos organizadores.
O encerramento da feira está marcado para o domingo, 31 de agosto, com corridas de cavalos às 15h00 e a entrega de prémios.
Ao longo dos três dias, o recinto será animado por grupos de bombos, ranchos folclóricos, cantadores ao desafio, rusgas tradicionais e uma forte presença de tasquinhas com petiscos típicos e vinhos da região. Haverá também expositores de artesanato e material agrícola, tornando o certame num verdadeiro retrato vivo da ruralidade minhota.
Com forte adesão de criadores e comerciantes de gado de toda a região, a Feira da Portela de Alvite é hoje um símbolo da resiliência e orgulho das comunidades de montanha, que continuam a preservar as suas tradições, passado de geração em geração.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.