Um alvará assinado em 1772 por D. José I mudaria para sempre a Romaria d’Agonia, ao autorizar uma Feira Franca que ainda hoje se realiza e que assinala este mês 250 anos de uma história por vezes atribulada e que estará em destaque no cortejo da festa de 2022.
O cortejo Histórico-Etnográfico da Romaria assume-se como uma mostra dos usos e costumes do concelho, mas serve igualmente como uma lição da história da região. Assim, o cortejo de 2022, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, vai dedicar especial atenção, na componente histórica, o “Caminho da Costa”, para celebrar a certificação do Caminho de Santiago Português – Caminho da Costa. Num outro registo, o cortejo vai igualmente assinalar os 250 anos da introdução da Feira Franca às celebrações religiosas em Honra de Nossa Senhora d’Agonia.
“Com o passar dos tempos, a Feira Franca foi-se adaptando e evoluindo, ao ponto de na atualidade, podermos considerar como ‘Feira Franca’ todas as barraquinhas/stands que vemos na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, explica o historiador Hermenegildo Viana que preparou o tema para integrar o típico Cortejo Histórico-Etnográfico da festa, que, como é hábito, ao longo de cerca de três horas junta mais de 3.000 figurantes a percorrer as principais ruas da cidade, previsto para domingo, 21 de agosto.
O ano de 1772 marca assim um grande passo na evolução da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, pois, com a permissão de se juntar às celebrações religiosas, três dias de Feira Franca, esta festa inicia um longo percurso de afirmação da cultura popular vianense.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.