Logo
Cultura

Feira Franca assinala 250 anos de história na Romaria d’Agonia

10 Agosto, 2022 | 19:21
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Um alvará assinado em 1772 por D. José I mudaria para sempre a Romaria d’Agonia, ao autorizar uma Feira Franca que ainda hoje se realiza e que assinala este mês 250 anos de uma história por vezes atribulada e que estará em destaque no cortejo da festa de 2022.

Feira Franca assinala 250 anos de história na Romaria d’Agonia

O cortejo Histórico-Etnográfico da Romaria assume-se como uma mostra dos usos e costumes do concelho, mas serve igualmente como uma lição da história da região. Assim, o cortejo de 2022, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, vai dedicar especial atenção, na componente histórica, o “Caminho da Costa”, para celebrar a certificação do Caminho de Santiago Português – Caminho da Costa. Num outro registo, o cortejo vai igualmente assinalar os 250 anos da introdução da Feira Franca às celebrações religiosas em Honra de Nossa Senhora d’Agonia.

“Com o passar dos tempos, a Feira Franca foi-se adaptando e evoluindo, ao ponto de na atualidade, podermos considerar como ‘Feira Franca’ todas as barraquinhas/stands que vemos na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, explica o historiador Hermenegildo Viana que preparou o tema para integrar o típico Cortejo Histórico-Etnográfico da festa, que, como é hábito, ao longo de cerca de três horas junta mais de 3.000 figurantes a percorrer as principais ruas da cidade, previsto para domingo, 21 de agosto.

O ano de 1772 marca assim um grande passo na evolução da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, pois, com a permissão de se juntar às celebrações religiosas, três dias de Feira Franca, esta festa inicia um longo percurso de afirmação da cultura popular vianense.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Janeiro, 2026

Dia de Reis: Tradições que unem fé e folia pelo país

O Dia de Reis, celebrado hoje, 6 de janeiro, é uma das datas mais significativas do calendário católico e marca o momento em que os três reis magos – Gaspar, Baltazar e Belchior – visitaram o menino Jesus em Belém, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra. Esta celebração, também conhecida como Dia da Epifania, é lembrada em várias regiões do mundo com tradições que se mantêm vivas ao longo dos séculos.

Nacional 6 Janeiro, 2026

Vereador do PSD em Viana do Castelo apoia candidatura de António José Seguro à Presidência da República

Paulo de Morais, atual vereador do PSD na Câmara Municipal de Viana do Castelo, anunciou publicamente o seu apoio à candidatura de António José Seguro à Presidência da República, tendo aceite o convite para integrar a Comissão de Honra do antigo líder do Partido Socialista.

Desporto 6 Janeiro, 2026

Adeptos do Arcas Futsal “agredidos” em Guimarães

Dez adeptos do Arcos S. Paio Futsal, clube de Arcos de Valdevez, foram supostamente agredidos por elementos ligados à equipa do Pajeg Gondar, durante a 12ª jornada do Campeonato Interdistrital de Futsal, Seniores Masculinos, disputada no Pavilhão da Escola EB 2,3 de Urgeses, em Guimarães, no passado sábado.

Desporto 6 Janeiro, 2026

Duarte Cunha homenageado em Vila Nova de Cerveira após conquista do Mundial Sub-17

Vila Nova de Cerveira prestou homenagem ao futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, que recentemente se sagrou Campeão do Mundo de Sub-17 ao serviço da Seleção Nacional.

Opinião 5 Janeiro, 2026

OPINIÃO: Escolher o Melhor de Nós 

Cada vez sinto menos vontade de dar importância às redes sociais. Vivemos num mundo cada vez mais perigoso, e uma parte significativa dessa perigosidade encontrou nestas plataformas um terreno fértil para crescer e normalizar-se. 

Internacional 5 Janeiro, 2026

Vianense Inês Lima representa Portugal em concurso internacional de beleza

A jovem vianense Inês Lima foi recentemente coroada vencedora do concurso Miss Best Portugal, garantindo assim a honra de representar oficialmente o país na edição internacional do certame, que se realizará no Brasil, no estado do Paraná, em 2026.

Regional 5 Janeiro, 2026

Docentes do Politécnico lançam livro sobre criação cultural na pandemia

Os docentes do Politécnico de Viana do Castelo, Liliana Soares e Ermanno Aparo, lançam o livro “MUSAE: um processo criativo em três atos”, que documenta um projeto inovador desenvolvido durante a pandemia no polo do CIAUD da instituição.