A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o processo de consulta pública para inscrever a Feira dos Santos de Cerdal, em Valença, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A presente consulta pública têm a duração de 30 dias. A publicação em Diário da República, refere, ainda, que a Direção-Geral do Património Cultural irá decide sobre o pedido de inventariação da manifestação Feira dos Santos de Cerdal no prazo de 120 dias, após a conclusão do período da presente consulta pública.
A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Valença resultou de um longo trabalho de levantamento, inventário e visitas técnicas por parte de elementos da Direção Geral do Património.

Na concretização deste trabalho estiveram envolvidas, também, a Paróquia e a Fábrica da Igreja de Cerdal, a Junta de Freguesia de Cerdal e outras entidades locais, feirantes e moradores de Cerdal e freguesias vizinhas.
Parte do amplo trabalho desenvolvido, coordenado pelo historiador valenciano Narciso Serra com o acompanhamento do Padre Dr. Gonçalo do Vale, resultou no livro “A Feira dos Santos de Cerdal”, já na sua segunda edição.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “é uma excelente notícia sabermos que, em breve, a Feira dos Santos de Cerdal será classificada. É um orgulho para Cerdal, para Valença e toda esta região raiana ver projetado este evento secular que tem tanto de genuíno, de autêntico e espontâneo. A sua classificação abrirá portas ao reforço da sua preservação identitária e promoção dos seus valores e marcas”.

A Feira dos Santos de Cerdal atrai milhares de visitantes e é reconhecida como “a mãe de todas as feiras”, do Norte de Portugal e da Galiza que decorre sempre em 1 e 2 de novembro. O evento envolve, todos os anos, à volta de 400 expositores e conta com a visita de milhares de portugueses e espanhóis.
A Feira dos Santos é um legado histórico, social, cultural e económico de Valença e toda esta região transfronteiriça. O pedido de classificação formulou-se nos domínios das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?