A 16ª edição da Feira dos Petiscos de Ponte de Lima regressa no fim de semana de 9 a 11 de agosto, na Expolima.
Trata-se de um evento gastronómico promovido pelo Município de Ponte de Lima que conta com a colaboração da Associação de Folclore de Ponte de Lima. Os Grupos de Folclore confecionam e servem as iguarias gastronómicas, numa variedade de petiscos e delícias tradicionais acompanhados pelo Vinho Verde da nossa região.
Em simultâneo decorrerá o Charme das Bielas, cuja 13ª edição se realiza no sábado, dia 10 – ação dinamizada pelo CLAC (Clube Limiano de Automóveis Clássicos) de inscrição gratuita e obrigatória.
Nesta edição da Feira dos Petiscos participam os seguintes grupos:
Grupo Etno-Folclórico de Refoios do Lima
Grupo Recreativo Danças e Cantares de Ponte de Lima
Rancho Folclórico da Correlhã
Rancho Folclórico da Ribeira
Rusga Típica da Correlhã
Os petiscos confecionados incluem bolinhos de bacalhau, panados, pataniscas, rojões, moelas, chouriça assada em aguardente, bacalhau frito, feijoada, salada de feijão frade, caldo verde, entre outros.
No arranque do novo ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Educação, Manuel Vitorino, visitaram três escolas do concelho.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou, entre os dias 15 de junho e 15 de setembro, em todo o Território Nacional, a operação "Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2024", com o intuito de incrementar o reforço da visibilidade, prevenção e fiscalização em contexto de segurança rodoviária, tanto nas grandes deslocações em família para os locais de férias, como nas deslocações ida e volta para as zonas de veraneio.
A Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, em colaboração com diversos Municípios, está a preparar uma peregrinação coletiva por etapas a Santiago de Compostela através do Caminho Português de Santiago Central - Porto e Norte, com partida na Sé do Porto, a acontecer durante o mês de outubro de 2024.
As empresas fornecedoras de combustível, PRIO, BP, GALP, CEPSA e REPSOL, no âmbito da sua ação de responsabilidade social, estão a apoiar os Bombeiros no combate aos incêndios rurais, através da disponibilização de combustível aos Corpos de Bombeiros, que se encontram envolvidos nas operações de combate aos incêndios rurais na Sub-região de Aveiro e na Sub-região da Área Metropolitana do Porto.
“Um livro, uma Conversa e às vezes um filme” trouxe sábado à Biblioteca Municipal de Caminha, a obra “50 Anos de Políticas Ambientais em Portugal – da Conferência de Estocolmo à Atualidade”.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a chuva regressa já esta quinta-feira em algumas regiões de Portugal Continental e prolonga-se pelo fim de semana.
Mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam às 08:00 de hoje a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).