A Feira do Livro luso-galaica da Ribeira do Minho vai, dentro de menos de um mês, realizar-se em Caminha, n’A Guarda e n’O Rosal, em Galiza, Espanha, devido à criação da Eurocidade Foz do Minho.
“É já certo que a Feira do Livro Luso-Galaica da Ribeira Minho, uma parceria também com a União de Freguesias de Caminha e Vilarelho e o Jornal Digital Caminha2000, que tradicionalmente decorria também em A Guarda, incluirá a partir de agora O Rosal”, indica em comunicado.
A Câmara de Caminha aprovou em junho a criação da quarta eurocidade entre o Alto Minho e a Galiza, em Espanha, que vai chamar-se Foz do Minho e incluir também as localidades de A Guarda e O Rosal.
A decisão relativamente à feira do livro surgiu no âmbito de uma reunião entre os vereadores da Cultura dos três municípios, destinada a “preparar a estratégia cultural” para 2025.
A criação da Eurocidade tem por objetivo “fortalecer os laços entre Caminha, A Guarda e o Rosal, favorecendo a cooperação entre os três municípios num conjunto de áreas que são transversais e que são também pilares do desenvolvimento da região”.
Na “Declaração de Interesse para a Criação da Eurocidade da Foz do Minho” assinala-se que os municípios “são territórios fronteiriços e limítrofes que contam com um rico património natural, histórico e cultural, partilham uma fronteira natural como é o Rio Minho e grande parte das suas principais características geográficas, económicas, sociais, históricas e culturais”.
Tal “favorece a cooperação entre eles, sem prejuízo da sua diferente estrutura política e administrativa”, acrescenta o documento.
Na eurorregião Alto Minho/Galiza estão constituídas três eurocidades entre Valença e Tui, Monção e Salvaterra do Miño e Vila Nova de Cerveira e Tomiño.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.
Viana do Castelo recebe, entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição dos “Contornos da Palavra”, projeto cultural promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal. A iniciativa envolve 56 escolas, sendo 51 públicas e 5 privadas, e cerca de 11 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo professores e encarregados de educação.
O município de Viana do Castelo reforça o compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar da população sénior com a nova valência do projeto “Vencer a Idade com Saúde”: o “Caminhar em Família”.
O superintendente Raúl Jorge Caetano Curva vai assumir, a partir de quinta-feira, o cargo de comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) em Viana do Castelo, por um período de três anos, anunciou a PSP.
Mariana Marques, atleta do Santa Luzia FC, foi convocada para a Seleção Nacional A feminina de futsal e estará em ação nos dois jogos frente à Finlândia, nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Centro Multiusos de Lamego.
A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou a sua demissão, que foi aceite pelo Presidente da República.
Nove distritos das regiões Norte e Centro de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estarão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).