A Feira do Livro luso-galaica da Ribeira do Minho vai, dentro de menos de um mês, realizar-se em Caminha, n’A Guarda e n’O Rosal, em Galiza, Espanha, devido à criação da Eurocidade Foz do Minho.
“É já certo que a Feira do Livro Luso-Galaica da Ribeira Minho, uma parceria também com a União de Freguesias de Caminha e Vilarelho e o Jornal Digital Caminha2000, que tradicionalmente decorria também em A Guarda, incluirá a partir de agora O Rosal”, indica em comunicado.
A Câmara de Caminha aprovou em junho a criação da quarta eurocidade entre o Alto Minho e a Galiza, em Espanha, que vai chamar-se Foz do Minho e incluir também as localidades de A Guarda e O Rosal.
A decisão relativamente à feira do livro surgiu no âmbito de uma reunião entre os vereadores da Cultura dos três municípios, destinada a “preparar a estratégia cultural” para 2025.
A criação da Eurocidade tem por objetivo “fortalecer os laços entre Caminha, A Guarda e o Rosal, favorecendo a cooperação entre os três municípios num conjunto de áreas que são transversais e que são também pilares do desenvolvimento da região”.
Na “Declaração de Interesse para a Criação da Eurocidade da Foz do Minho” assinala-se que os municípios “são territórios fronteiriços e limítrofes que contam com um rico património natural, histórico e cultural, partilham uma fronteira natural como é o Rio Minho e grande parte das suas principais características geográficas, económicas, sociais, históricas e culturais”.
Tal “favorece a cooperação entre eles, sem prejuízo da sua diferente estrutura política e administrativa”, acrescenta o documento.
Na eurorregião Alto Minho/Galiza estão constituídas três eurocidades entre Valença e Tui, Monção e Salvaterra do Miño e Vila Nova de Cerveira e Tomiño.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.