O Jardim Municipal de Valença prepara-se para acolher mais uma edição da Feira do Livro, entre 10 e 14 de maio. O evento contará com a presença de editoras, escritores portugueses e galegos, concertos, teatro, entre outros.
De acordo com a autarquia, durante cinco dias será lançado o desafio para vir ao Jardim Municipal “descobrir as mais recentes novidades editoriais, esfolhear e comprar, a preços mais acessíveis, com descontos sobre o preço de capa, bem como vivenciar um diversificado programa de animação cultural complementar”.
A programação da feira arranca com as sessões de teatro de marionetas de Mandrágora “História de um gato e um rato que se tornaram amigos”, entre 10h00 e as 14h00 desta quarta, quinta e sexta-feira, dedicadas sobretudo aos alunos das escolas básicas do primeiro ciclo do concelho.
Já na sexta-feira, 12 de maio, pelas 21h30, será a vez do quinteto Fora da Pauta, da Academia de Música Fortaleza de Valença abrilhantar o evento.
No sábado a programação contará com as sessões da peça de teatro de marionetas “Historiar”, pelas 11h00 e às 15h00 com uma sessão de “Yogar com Histórias” com Manuela Fernandes. Pelas 18h00 está programada a presença da escritora galega Marga do Val num momento que pretende evocar o já próximo Dia das Letras Galegas. Para as 21h30, do dia 13 de maio, está ainda agendado o concerto do trio Ponto de Encontro.
No domingo, entre as 10h30 e as 12h00 estão previstas atividades de pinturas faciais e animação infantil. Para as 15h30 está agendado o lançamento do livro “Barras da Minha Saia: quase um Diário II”, da escritora, nascida em Valença, Maria José Areal e que contará com um momento musical levado a cabo pela Academia de Música Fortaleza de Valença.
A Feira do Livro “pretende ser um ponto de encontro cultural que a Câmara Municipal está empenhada em institucionalizar, após ter sido recuperada, em 2022, para a agenda anual de eventos do concelho”, explicou a autarquia de Valença.
Consulte aqui o programa na íntegra:
Quais são as suas recordações da infância? Faça um pequeno exercício e tente verificar quais as memórias mais antigas que tem. Provavelmente não conseguirá lembrar-se dos acontecimentos que ocorreram nos seus primeiros 3 a 4 anos de vida e a sua memória será escassa para factos até aos 6-7 anos, o que se designa por “amnésia da infância”. No entanto, todos nós temos boas e más recordações de acontecimentos, pessoas e locais que nos marcaram quando éramos crianças e que ficam “gravadas” para o resto da vida.
César Mourão estará em Arcos de Valdevez entre 5 e 7 de Junho para as filmagens do seu programa “Terra Nossa”, desta feita dedicado ao concelho arcuense, que mais uma vez surge como destino privilegiado de produções televisivas e cinematográficas.
Organizada pelo Intermarché com a Associação Desportiva Afifense, realiza-se este domingo a corrida de 15 quilómetros, do Intermarché de Âncora até ao de Areosa. A partida está marcada para as 9h30 em Âncora.
A Hinoportuna - Tuna Académica, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organiza, este fim de semana, a 21.ª edição do Lethes - Festival de Tunas Cidade de Viana do Castelo. O evento vai realizar-se, dias 2 e 3 de junho, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Escola Básica e Secundária de Caminha prepara-se para viver, hoje, no dia 2 de junho, mais um arraial minhoto.
O Município de Arcos de Valdevez investiu cerca de 670 mil euros para construir dois campos de ténis e três campos de padel cobertos, com relva sintética de última geração.
O elevador que liga Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, num percurso de 650 metros, o "maior do país", volta hoje a subir e descer até ao santuário com o mesmo nome, para celebrar os 100 anos.
Na comemoração do Centenário do Elevador de Santa Luzia, um meio de transporte que se tornou verdadeiro ex-libris da cidade e ponto de visita obrigatório para os turistas, a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um vasto programa e o DJ Padre Guilherme é um dos convidados.