O Jardim Municipal de Valença prepara-se para acolher mais uma edição da Feira do Livro, entre 10 e 14 de maio. O evento contará com a presença de editoras, escritores portugueses e galegos, concertos, teatro, entre outros.
De acordo com a autarquia, durante cinco dias será lançado o desafio para vir ao Jardim Municipal “descobrir as mais recentes novidades editoriais, esfolhear e comprar, a preços mais acessíveis, com descontos sobre o preço de capa, bem como vivenciar um diversificado programa de animação cultural complementar”.
A programação da feira arranca com as sessões de teatro de marionetas de Mandrágora “História de um gato e um rato que se tornaram amigos”, entre 10h00 e as 14h00 desta quarta, quinta e sexta-feira, dedicadas sobretudo aos alunos das escolas básicas do primeiro ciclo do concelho.
Já na sexta-feira, 12 de maio, pelas 21h30, será a vez do quinteto Fora da Pauta, da Academia de Música Fortaleza de Valença abrilhantar o evento.
No sábado a programação contará com as sessões da peça de teatro de marionetas “Historiar”, pelas 11h00 e às 15h00 com uma sessão de “Yogar com Histórias” com Manuela Fernandes. Pelas 18h00 está programada a presença da escritora galega Marga do Val num momento que pretende evocar o já próximo Dia das Letras Galegas. Para as 21h30, do dia 13 de maio, está ainda agendado o concerto do trio Ponto de Encontro.
No domingo, entre as 10h30 e as 12h00 estão previstas atividades de pinturas faciais e animação infantil. Para as 15h30 está agendado o lançamento do livro “Barras da Minha Saia: quase um Diário II”, da escritora, nascida em Valença, Maria José Areal e que contará com um momento musical levado a cabo pela Academia de Música Fortaleza de Valença.
A Feira do Livro “pretende ser um ponto de encontro cultural que a Câmara Municipal está empenhada em institucionalizar, após ter sido recuperada, em 2022, para a agenda anual de eventos do concelho”, explicou a autarquia de Valença.
Consulte aqui o programa na íntegra:

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.