O Jardim Municipal de Valença prepara-se para acolher mais uma edição da Feira do Livro, entre 10 e 14 de maio. O evento contará com a presença de editoras, escritores portugueses e galegos, concertos, teatro, entre outros.
De acordo com a autarquia, durante cinco dias será lançado o desafio para vir ao Jardim Municipal “descobrir as mais recentes novidades editoriais, esfolhear e comprar, a preços mais acessíveis, com descontos sobre o preço de capa, bem como vivenciar um diversificado programa de animação cultural complementar”.
A programação da feira arranca com as sessões de teatro de marionetas de Mandrágora “História de um gato e um rato que se tornaram amigos”, entre 10h00 e as 14h00 desta quarta, quinta e sexta-feira, dedicadas sobretudo aos alunos das escolas básicas do primeiro ciclo do concelho.
Já na sexta-feira, 12 de maio, pelas 21h30, será a vez do quinteto Fora da Pauta, da Academia de Música Fortaleza de Valença abrilhantar o evento.
No sábado a programação contará com as sessões da peça de teatro de marionetas “Historiar”, pelas 11h00 e às 15h00 com uma sessão de “Yogar com Histórias” com Manuela Fernandes. Pelas 18h00 está programada a presença da escritora galega Marga do Val num momento que pretende evocar o já próximo Dia das Letras Galegas. Para as 21h30, do dia 13 de maio, está ainda agendado o concerto do trio Ponto de Encontro.
No domingo, entre as 10h30 e as 12h00 estão previstas atividades de pinturas faciais e animação infantil. Para as 15h30 está agendado o lançamento do livro “Barras da Minha Saia: quase um Diário II”, da escritora, nascida em Valença, Maria José Areal e que contará com um momento musical levado a cabo pela Academia de Música Fortaleza de Valença.
A Feira do Livro “pretende ser um ponto de encontro cultural que a Câmara Municipal está empenhada em institucionalizar, após ter sido recuperada, em 2022, para a agenda anual de eventos do concelho”, explicou a autarquia de Valença.
Consulte aqui o programa na íntegra:

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.