O Jardim Municipal de Valença prepara-se para acolher mais uma edição da Feira do Livro, entre 10 e 14 de maio. O evento contará com a presença de editoras, escritores portugueses e galegos, concertos, teatro, entre outros.
De acordo com a autarquia, durante cinco dias será lançado o desafio para vir ao Jardim Municipal “descobrir as mais recentes novidades editoriais, esfolhear e comprar, a preços mais acessíveis, com descontos sobre o preço de capa, bem como vivenciar um diversificado programa de animação cultural complementar”.
A programação da feira arranca com as sessões de teatro de marionetas de Mandrágora “História de um gato e um rato que se tornaram amigos”, entre 10h00 e as 14h00 desta quarta, quinta e sexta-feira, dedicadas sobretudo aos alunos das escolas básicas do primeiro ciclo do concelho.
Já na sexta-feira, 12 de maio, pelas 21h30, será a vez do quinteto Fora da Pauta, da Academia de Música Fortaleza de Valença abrilhantar o evento.
No sábado a programação contará com as sessões da peça de teatro de marionetas “Historiar”, pelas 11h00 e às 15h00 com uma sessão de “Yogar com Histórias” com Manuela Fernandes. Pelas 18h00 está programada a presença da escritora galega Marga do Val num momento que pretende evocar o já próximo Dia das Letras Galegas. Para as 21h30, do dia 13 de maio, está ainda agendado o concerto do trio Ponto de Encontro.
No domingo, entre as 10h30 e as 12h00 estão previstas atividades de pinturas faciais e animação infantil. Para as 15h30 está agendado o lançamento do livro “Barras da Minha Saia: quase um Diário II”, da escritora, nascida em Valença, Maria José Areal e que contará com um momento musical levado a cabo pela Academia de Música Fortaleza de Valença.
A Feira do Livro “pretende ser um ponto de encontro cultural que a Câmara Municipal está empenhada em institucionalizar, após ter sido recuperada, em 2022, para a agenda anual de eventos do concelho”, explicou a autarquia de Valença.
Consulte aqui o programa na íntegra:

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.