A partir de amanhã, 9 de fevereiro, a Praça da República, em Ponte da Barca, vai ser palco da Feira do Fumeiro. Uma festa que promete encantar moradores e visitantes com uma ampla variedade de sabores e tradições. Produtores de Ponte da Barca e de outras localidades apresentarão as suas especialidades, desde chouriços, alheiras, presuntos, entre outros.
Não menos importantes são os vinhos de Ponte da Barca, com todos os produtores locais a marcar presença, proporcionando a oportunidade de apreciar e adquirir vinhos de qualidade, dos mais encorpados aos mais refrescantes.
A broa de milho caseira, pão tradicional da região, também estarão em destaque, enriquecendo ainda mais a variedade de sabores autênticos que poderão ser encontrados no certame. Os apreciadores de artesanato terão igualmente à disposição diversos artigos únicos.
Além da deliciosa oferta gastronómica, a feira contará com animação diária, como música ao vivo com Hugo Costa e Ricardo Rocha, Xico Malheiro & Raízes, animação com os Gaiteiros de Bravães, e danças e músicas tradicionais com Rusgas e Ranchos Folclóricos do Agrupamento de Escolas, S. João, Ponte da Barca e Paço Vedro de Magalhães.
A iniciativa decorre até domingo, 11 de fevereiro.
A campanha do Chega viveu esta sexta-feira um novo momento de tensão entre a comitiva e elementos da comunidade cigana, em Viana do Castelo, pelo terceiro dia consecutivo, com troca de insultos de parte a parte.
Um conjunto de mais de 150 personalidades de Viana do Castelo, amantes das bicicletas e da mobilidade suave, incluindo o Campeão Olímpico Iuri Leitão, subscreveram um manifesto da iniciativa do grupo de cidadãos “Viana Ciclável”, apelando à inclusão ativa da comunidade ciclista no processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município de Viana do Castelo, como forma de melhorar as condições de utilização segura e confortável da bicicleta no concelho.
O Ciclo de Polinização Musical é promovido pelo Município de Paredes de Coura arranca este fim de semana.
O Loureiro de Ponte de Lima ConVida regressa este fim de semana para a sua 6ª edição. Integrado nas comemorações de 900 anos de Ponte de Lima, o evento vínico que celebra o Vinho Verde Loureiro da sub-região do Lima decorre de 9 a 11 de maio.
Organizada por uma comissão de jovens, com o apoio da paróquia local e colaboração do Município de Monção, a festividade é muito acarinhada e participada pela população, iniciando-se, no sábado à noite, pelas 21h00, com celebração de missa, procissão solene em honra de Nossa Senhora da Rosa.
O Navio-Escola Sagres atraca, hoje, em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, que acontece de 14 a 20 de maio.
A Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) preparou dois momentos especiais para apresentar junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá, durante a visita à referida cidade, que decorreu entre 1 a 5 de maio de 2025.