A 27ª Feira do Alvarinho de Monção decorre este ano durante quatro dias, de 04 a 07 de julho, com 36 expositores, transporte gratuito e parque de campismo com tendas para ‘glamping’.
Em comunicado, a autarquia monçanense, adiantou que, no recinto da feira, no Parque das Caldas, junto ao rio Minho, estarão instaladas 20 tasquinhas com produtos tradicionais e doçaria local e quatro áreas de restauração que vão servir os pratos típicos do concelho.
Habitualmente, a feira realiza-se durante três dias, mas este ano vai decorrer em quatro.
Para os visitantes, que em 2023 ultrapassaram as 100 mil pessoas, “de diferentes latitudes geográficas”, a autarquia “preparou transporte gratuito” que, “além de garantir um acesso mais facilitado ao recinto, procura uma mobilidade mais consciente e sustentável”.
Durante as noites dos dias 05 e 06 de julho, entre as 22:00 e as 04:00, de 30 em 30 minutos, estará disponível um ‘shuttle’ do município de Monção, que assegurará viagens de ida e volta ao recinto da feira.
Nesta edição e, porque durante a feira “os hotéis, residências e turismo rural de Monção e concelhos vizinhos, esgota-se com muita facilidade”, a autarquia criou um parque de campismo com tendas ‘glamping’.
Para quem optar pelo autocaravanismo, pode instalar-se “no Campo da Feira, lugar rodeado de árvores, com sanitários públicos e situado no centro histórico de Monção, muito perto do recinto da feira”.
O “aparcamento é gratuito, sendo necessário fazer a respetiva inscrição”.
Inserido no projeto “Green Cork”, da Quercus, o município de Monção “lançou o concurso ‘Rolhas que deixam marca’, destinando a todos os alunos dos estabelecimentos escolares do concelho”.

Por “cada 50 rolhas recolhidas, será plantado um exemplar de carvalho-alvarinho, espécie autóctone da floresta” do concelho.
As turmas que entregarem o maior número de rolhas serão premiadas no dia 06 de julho, na Feira do Alvarinho de Monção.
O recinto da feira incluirá o “Espaço Harmonias by Amorim Cork”, concebido e mobilado com aglomerado de cortiça, um material 100% natural, fornecido pela Amorim Cork Insulation, que servirá de ponto de encontro para a partilha de conhecimentos, degustações e provas vínicas.
A feira tem ainda um programa de animação para o público infantil, no dia 06 de julho, que será preenchido, durante duas horas, com música, dança, entrega de prémios, oficinas, jogos temáticos, atividades e muitas brincadeiras.
No dia de abertura, 04 de julho, o programa da feira incluiu um concerto com José Cid, às 22:30.
No último dia, 07 de julho, à mesma hora, sobem o palco “Os Quatro e Meia”.
Os “Bailaricos de Verão” são outras das novidades deste ano e, decorrerão a partir do segundo dia de feira, com vários artistas.
Para a sessão de inauguração, no dia 04, está prevista a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.