A 27ª Feira do Alvarinho de Monção decorre este ano durante quatro dias, de 04 a 07 de julho, com 36 expositores, transporte gratuito e parque de campismo com tendas para ‘glamping’.
Em comunicado, a autarquia monçanense, adiantou que, no recinto da feira, no Parque das Caldas, junto ao rio Minho, estarão instaladas 20 tasquinhas com produtos tradicionais e doçaria local e quatro áreas de restauração que vão servir os pratos típicos do concelho.
Habitualmente, a feira realiza-se durante três dias, mas este ano vai decorrer em quatro.
Para os visitantes, que em 2023 ultrapassaram as 100 mil pessoas, “de diferentes latitudes geográficas”, a autarquia “preparou transporte gratuito” que, “além de garantir um acesso mais facilitado ao recinto, procura uma mobilidade mais consciente e sustentável”.
Durante as noites dos dias 05 e 06 de julho, entre as 22:00 e as 04:00, de 30 em 30 minutos, estará disponível um ‘shuttle’ do município de Monção, que assegurará viagens de ida e volta ao recinto da feira.
Nesta edição e, porque durante a feira “os hotéis, residências e turismo rural de Monção e concelhos vizinhos, esgota-se com muita facilidade”, a autarquia criou um parque de campismo com tendas ‘glamping’.
Para quem optar pelo autocaravanismo, pode instalar-se “no Campo da Feira, lugar rodeado de árvores, com sanitários públicos e situado no centro histórico de Monção, muito perto do recinto da feira”.
O “aparcamento é gratuito, sendo necessário fazer a respetiva inscrição”.
Inserido no projeto “Green Cork”, da Quercus, o município de Monção “lançou o concurso ‘Rolhas que deixam marca’, destinando a todos os alunos dos estabelecimentos escolares do concelho”.

Por “cada 50 rolhas recolhidas, será plantado um exemplar de carvalho-alvarinho, espécie autóctone da floresta” do concelho.
As turmas que entregarem o maior número de rolhas serão premiadas no dia 06 de julho, na Feira do Alvarinho de Monção.
O recinto da feira incluirá o “Espaço Harmonias by Amorim Cork”, concebido e mobilado com aglomerado de cortiça, um material 100% natural, fornecido pela Amorim Cork Insulation, que servirá de ponto de encontro para a partilha de conhecimentos, degustações e provas vínicas.
A feira tem ainda um programa de animação para o público infantil, no dia 06 de julho, que será preenchido, durante duas horas, com música, dança, entrega de prémios, oficinas, jogos temáticos, atividades e muitas brincadeiras.
No dia de abertura, 04 de julho, o programa da feira incluiu um concerto com José Cid, às 22:30.
No último dia, 07 de julho, à mesma hora, sobem o palco “Os Quatro e Meia”.
Os “Bailaricos de Verão” são outras das novidades deste ano e, decorrerão a partir do segundo dia de feira, com vários artistas.
Para a sessão de inauguração, no dia 04, está prevista a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.