Logo
Regional

Feira de Iguarias da Páscoa cancelada esta quinta-feira

28 Março, 2024 | 9:50
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Feira de Iguarias da Páscoa, na Praça da República, em Viana do Castelo, foi cancelada esta quinta-feira, 28 de março, devido às condições meteorológicas adversas. O anúncio foi feito pela autarquia através das redes sociais. 

A Feira de Iguarias da Páscoa integra a programação da “Páscoa Doce”, que decorre entre 23 de março e 1 de abril, em Viana do Castelo, com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano.

Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação.

Na conferência de imprensa de apresentação da Páscoa Doce, o vereador da Câmara de Viana com o pelouro da cultura, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma quadra muito relevante para os cristãos, que é vivida com muita alegria nas freguesias” e que, por isso, o programa une quadros associados à religiosidade popular, à festa e à gastronomia, com o objetivo de “promover o território, a nossa identidade e memória”.

Esta Quinta-feira Santa, 28 de março, a Sé Catedral acolhe a Missa Crismal, pelas 10h00. Às 19h00, aquele espaço religioso é palco da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com Lava-pés, apresentação das ofertas para os pobres e Procissão do Santíssimo Sacramento.

Nessa noite, a cidade promove a tradicional Visita às Igrejas e Capelas, num verdadeiro roteiro religioso por 23 espaços.

Entre as 20h00 e as 24h00, estarão abertas à oração: Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade, Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina, Igreja Paroquial de Monserrate (Igreja de São Domingos), Capela do Senhor do Calvário / Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia, Capela do Hospital, Igreja de São Bento, Capela de São Francisco de Paula (Capela das Malheiras), Capela do Museu de Artes Decorativas (Largo de S. Domingos) e Capela do Navio Gil Eannes.

Nesse mesmo dia, das 10h00 às 24h00, o Museu de Artes Decorativas apresenta, no âmbito das suas exposições permanentes, Arte Sacra | Serviços de Mesa | Mesa da Páscoa.

Na semana santa, propõe-se também um Roteiro Doce, para que os visitantes vivam uma outra tradição pascal doce e, em número ímpar, qual igreja ou capela, provem os doces e as iguarias das pastelarias vianenses.

Na Sexta-feira Santa, 29 de março, às 10h00, Ofício de Leituras e Laudes – Sé Catedral. Às 15h00, Celebração da Paixão do Senhor e, às 21h00, Via-Sacra na Cidade.

No Sábado Santo, 30 de março, às 11h00, a DIXIE BAND – Zé Pedro Associação Musical de Viana do Castelo promove uma arruada pelo centro histórico. As Queimas de Judas são já tradição no concelho vianense: às 11h00, em cortejo pelas ruas da cidade a partir da estação de comboios (chegada às 12h00 ao Campo d’Agonia), às 21h00 no Adro da Igreja Paroquial de Deocriste e às 23h00 no Largo das Neves.

No Domingo de Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo abre as portas ao Compasso Pascal às 9h00. Já a Sé Catedral tem eucaristia marcada para as 9h30, 11h00 e 18h00.

A Páscoa a Três, no Largo das Neves, encerra a programação às 12h30 de dia 1 de abril, com um conjunto de iniciativas que se desenvolvem no período pascal nas comunidades que brindam na Mesa dos Três Abades – Barroselas, Mujães e Vila de Punhe.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.

Regional 17 Abril, 2024

Município de Valença vai apoiar Apicultores

O Município de Valença vai apoiar os apicultores locais através da oferta de meias alças lusitanas e lâminas alveoladas, iniciando assim um processo de modernização da apicultura local.

Cultura 17 Abril, 2024

“Ciclo de Polinização Musical” está de regresso a Paredes de Coura em maio

Lula Pena, Daniel Pereira Cristo e a dupla galega Xisco Feijoó e María Vidal são alguns dos nomes do cartaz do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, agendado para maio, revelou hoje a autarquia.