A Feira de Iguarias da Páscoa, na Praça da República, em Viana do Castelo, foi cancelada esta quinta-feira, 28 de março, devido às condições meteorológicas adversas. O anúncio foi feito pela autarquia através das redes sociais.
A Feira de Iguarias da Páscoa integra a programação da “Páscoa Doce”, que decorre entre 23 de março e 1 de abril, em Viana do Castelo, com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano.
Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação.
Na conferência de imprensa de apresentação da Páscoa Doce, o vereador da Câmara de Viana com o pelouro da cultura, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma quadra muito relevante para os cristãos, que é vivida com muita alegria nas freguesias” e que, por isso, o programa une quadros associados à religiosidade popular, à festa e à gastronomia, com o objetivo de “promover o território, a nossa identidade e memória”.
Esta Quinta-feira Santa, 28 de março, a Sé Catedral acolhe a Missa Crismal, pelas 10h00. Às 19h00, aquele espaço religioso é palco da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com Lava-pés, apresentação das ofertas para os pobres e Procissão do Santíssimo Sacramento.
Nessa noite, a cidade promove a tradicional Visita às Igrejas e Capelas, num verdadeiro roteiro religioso por 23 espaços.
Entre as 20h00 e as 24h00, estarão abertas à oração: Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade, Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina, Igreja Paroquial de Monserrate (Igreja de São Domingos), Capela do Senhor do Calvário / Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia, Capela do Hospital, Igreja de São Bento, Capela de São Francisco de Paula (Capela das Malheiras), Capela do Museu de Artes Decorativas (Largo de S. Domingos) e Capela do Navio Gil Eannes.
Nesse mesmo dia, das 10h00 às 24h00, o Museu de Artes Decorativas apresenta, no âmbito das suas exposições permanentes, Arte Sacra | Serviços de Mesa | Mesa da Páscoa.
Na semana santa, propõe-se também um Roteiro Doce, para que os visitantes vivam uma outra tradição pascal doce e, em número ímpar, qual igreja ou capela, provem os doces e as iguarias das pastelarias vianenses.
Na Sexta-feira Santa, 29 de março, às 10h00, Ofício de Leituras e Laudes – Sé Catedral. Às 15h00, Celebração da Paixão do Senhor e, às 21h00, Via-Sacra na Cidade.
No Sábado Santo, 30 de março, às 11h00, a DIXIE BAND – Zé Pedro Associação Musical de Viana do Castelo promove uma arruada pelo centro histórico. As Queimas de Judas são já tradição no concelho vianense: às 11h00, em cortejo pelas ruas da cidade a partir da estação de comboios (chegada às 12h00 ao Campo d’Agonia), às 21h00 no Adro da Igreja Paroquial de Deocriste e às 23h00 no Largo das Neves.
No Domingo de Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo abre as portas ao Compasso Pascal às 9h00. Já a Sé Catedral tem eucaristia marcada para as 9h30, 11h00 e 18h00.
A Páscoa a Três, no Largo das Neves, encerra a programação às 12h30 de dia 1 de abril, com um conjunto de iniciativas que se desenvolvem no período pascal nas comunidades que brindam na Mesa dos Três Abades – Barroselas, Mujães e Vila de Punhe.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.