A Feira de Iguarias da Páscoa, na Praça da República, em Viana do Castelo, foi cancelada esta quinta-feira, 28 de março, devido às condições meteorológicas adversas. O anúncio foi feito pela autarquia através das redes sociais.
A Feira de Iguarias da Páscoa integra a programação da “Páscoa Doce”, que decorre entre 23 de março e 1 de abril, em Viana do Castelo, com uma programação que integra diversos momentos religiosos, feira de iguarias, desfile, procissões, música e animação, numa proposta que promete encantar vianenses e visitantes, unindo o religioso e o profano.
Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Diocese de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo, com a colaboração da Vianafestas, o programa conjuga fé e devoção com alegria e animação.
Na conferência de imprensa de apresentação da Páscoa Doce, o vereador da Câmara de Viana com o pelouro da cultura, Manuel Vitorino, indicou que esta é “uma quadra muito relevante para os cristãos, que é vivida com muita alegria nas freguesias” e que, por isso, o programa une quadros associados à religiosidade popular, à festa e à gastronomia, com o objetivo de “promover o território, a nossa identidade e memória”.
Esta Quinta-feira Santa, 28 de março, a Sé Catedral acolhe a Missa Crismal, pelas 10h00. Às 19h00, aquele espaço religioso é palco da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, com Lava-pés, apresentação das ofertas para os pobres e Procissão do Santíssimo Sacramento.
Nessa noite, a cidade promove a tradicional Visita às Igrejas e Capelas, num verdadeiro roteiro religioso por 23 espaços.
Entre as 20h00 e as 24h00, estarão abertas à oração: Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela de N.ª Sr.ª do Resgate (Rua da Bandeira), Igreja de N.ª Sr.ª da Caridade, Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal), Capela das Almas, Igreja do Seminário do Carmo, Igreja Paroquial de N.ª Sr.ª de Fátima, Igreja da Sagrada Família, Capela de N.ª Sr.ª d’Agonia, Capela de S. Roque (junto à da Sr.ª d’Agonia), Capela do Carmelo de St.ª Teresinha, Capela do Seminário Diocesano, Capela de N.ª Sr.ª das Candeias (Largo Vasco da Gama), Capela de Santa Catarina, Igreja Paroquial de Monserrate (Igreja de São Domingos), Capela do Senhor do Calvário / Capela de N.ª Sr.ª da Conceição da Rocha (junto à Sr.ª d’Agonia), Santuário do Sagrado Coração de Jesus-Santa Luzia, Capela do Hospital, Igreja de São Bento, Capela de São Francisco de Paula (Capela das Malheiras), Capela do Museu de Artes Decorativas (Largo de S. Domingos) e Capela do Navio Gil Eannes.
Nesse mesmo dia, das 10h00 às 24h00, o Museu de Artes Decorativas apresenta, no âmbito das suas exposições permanentes, Arte Sacra | Serviços de Mesa | Mesa da Páscoa.
Na semana santa, propõe-se também um Roteiro Doce, para que os visitantes vivam uma outra tradição pascal doce e, em número ímpar, qual igreja ou capela, provem os doces e as iguarias das pastelarias vianenses.
Na Sexta-feira Santa, 29 de março, às 10h00, Ofício de Leituras e Laudes – Sé Catedral. Às 15h00, Celebração da Paixão do Senhor e, às 21h00, Via-Sacra na Cidade.
No Sábado Santo, 30 de março, às 11h00, a DIXIE BAND – Zé Pedro Associação Musical de Viana do Castelo promove uma arruada pelo centro histórico. As Queimas de Judas são já tradição no concelho vianense: às 11h00, em cortejo pelas ruas da cidade a partir da estação de comboios (chegada às 12h00 ao Campo d’Agonia), às 21h00 no Adro da Igreja Paroquial de Deocriste e às 23h00 no Largo das Neves.
No Domingo de Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo abre as portas ao Compasso Pascal às 9h00. Já a Sé Catedral tem eucaristia marcada para as 9h30, 11h00 e 18h00.
A Páscoa a Três, no Largo das Neves, encerra a programação às 12h30 de dia 1 de abril, com um conjunto de iniciativas que se desenvolvem no período pascal nas comunidades que brindam na Mesa dos Três Abades – Barroselas, Mujães e Vila de Punhe.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.