Meia centena de artesãos da região do Alto-Minho participa, este ano, na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que abre já esta sexta-feira, 08 de agosto, no Jardim Público de Viana do Castelo. A grande novidade da edição de 2025 é a iniciativa “Ver através das mãos”, que mostrará ao vivo as várias técnicas artesanais.
No mesmo dia, será também inaugurado o Posto de Informação da Romaria, nos Antigos Paços do Concelho, e a exposição de rua “O Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia”, no Jardim Público.
Organizada pela VianaFestas, a Feira de Artesanato antecede o início oficial da Romaria da Senhora d’Agonia, que se realiza de 12 a 20 de agosto. Além dos expositores de artesanato tradicional e contemporâneo, o Jardim Público terá a Praça “Sabores da Festa”, com diversas propostas gastronómicas.
“A Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia é um espaço de identidade e de continuidade cultural. Aqui preservamos técnicas ancestrais, damos palco aos nossos artesãos e mostramos que a tradição tem futuro. É este o espírito da Romaria da Senhora d’Agonia — honrar o passado, efetivar no presente com o olhar posto no que podemos deixar às gerações seguintes”, sublinha Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora da Romaria d’Agonia.
Durante os dias da feira, o stand da VianaFestas acolhe a iniciativa “Ver através das mãos”, com cerca de 20 artesãos de diferentes áreas – da filigrana certificada ao figurado, do croché aos cabeçudos – que estarão a demonstrar as suas artes ao vivo entre os dias 09 e 13 de agosto, das 16: 30 às 18:30, e de 15 a 20 de agosto, das 14:30 às 18:30.
Este ano, em parceria com a ourives Inês Barbosa, representante da 5.ª geração de uma família ligada à ourivesaria tradicional e detentora de filigrana certificada, lançamos uma peça exclusiva, criada especialmente para a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2025.
Trata-se de um alfinete em prata dourada com o Coração de Viana, produzido manualmente com filigrana certificada. Esta edição limitada conta apenas com 250 exemplares, que estarão disponíveis para venda no stand da VianaFestas, no Jardim Público, e no Posto de Informação da Romaria, na Praça da República.
A Feira volta a afirmar-se como espaço de valorização da identidade cultural local, reunindo trabalhos em filigrana, bordado, cerâmica, cortiça, aguarela, mosaico, croché, entre outros. Paralelamente, os artesãos estarão também representados no diretório online disponível em www.festasdagonia.com, onde poderão divulgar os seus produtos, arte e contactos.
O programa da Feira de Artesanato inclui ainda animação itinerante diária, até 14 de agosto, sempre a partir das 21:30, com atuações do Coro Sementes de Deus, Tuna de Veteranos, Gente da Borga, Grupo Cantabunito, Grupo Canarinho Escuro, Triquelitraques e Hinoportuna.
O Posto de Informação da Romaria d’Agonia, que reabre na Praça da República, permitirá ao público aceder a toda a informação sobre o programa das festas e visionar os filmes promocionais da Romaria.
A Feira de Artesanato é de acesso livre e tem três zonas distintas, a da exposição de rua “O Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia, que homenageia através da fotografia as memórias, gestos e tradições que atravessam gerações e unem os vianenses em torno da sua romaria, a de artesanato e da gastronomia.
A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.
A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.
Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.
O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.
A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.
O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.
A cidade de Viana do Castelo conta com um espaço único no país dedicado à preservação da história das motocicletas. O Museu da Moto, criado pela Associação Velhas Bielas de Viana, é o resultado de um projeto iniciado em 2008, com o objetivo de reunir, conservar e divulgar o património ligado ao motociclismo.
O Sporting de Braga perdeu ontem na receção aos belgas do Genk, por 4-3, em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga Europa, sofrendo o primeiro desaire nesta edição da prova.