Meia centena de artesãos da região do Alto-Minho participa, este ano, na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que abre já esta sexta-feira, 08 de agosto, no Jardim Público de Viana do Castelo. A grande novidade da edição de 2025 é a iniciativa “Ver através das mãos”, que mostrará ao vivo as várias técnicas artesanais.
No mesmo dia, será também inaugurado o Posto de Informação da Romaria, nos Antigos Paços do Concelho, e a exposição de rua “O Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia”, no Jardim Público.
Organizada pela VianaFestas, a Feira de Artesanato antecede o início oficial da Romaria da Senhora d’Agonia, que se realiza de 12 a 20 de agosto. Além dos expositores de artesanato tradicional e contemporâneo, o Jardim Público terá a Praça “Sabores da Festa”, com diversas propostas gastronómicas.
“A Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia é um espaço de identidade e de continuidade cultural. Aqui preservamos técnicas ancestrais, damos palco aos nossos artesãos e mostramos que a tradição tem futuro. É este o espírito da Romaria da Senhora d’Agonia — honrar o passado, efetivar no presente com o olhar posto no que podemos deixar às gerações seguintes”, sublinha Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora da Romaria d’Agonia.
Durante os dias da feira, o stand da VianaFestas acolhe a iniciativa “Ver através das mãos”, com cerca de 20 artesãos de diferentes áreas – da filigrana certificada ao figurado, do croché aos cabeçudos – que estarão a demonstrar as suas artes ao vivo entre os dias 09 e 13 de agosto, das 16: 30 às 18:30, e de 15 a 20 de agosto, das 14:30 às 18:30.
Este ano, em parceria com a ourives Inês Barbosa, representante da 5.ª geração de uma família ligada à ourivesaria tradicional e detentora de filigrana certificada, lançamos uma peça exclusiva, criada especialmente para a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2025.
Trata-se de um alfinete em prata dourada com o Coração de Viana, produzido manualmente com filigrana certificada. Esta edição limitada conta apenas com 250 exemplares, que estarão disponíveis para venda no stand da VianaFestas, no Jardim Público, e no Posto de Informação da Romaria, na Praça da República.
A Feira volta a afirmar-se como espaço de valorização da identidade cultural local, reunindo trabalhos em filigrana, bordado, cerâmica, cortiça, aguarela, mosaico, croché, entre outros. Paralelamente, os artesãos estarão também representados no diretório online disponível em www.festasdagonia.com, onde poderão divulgar os seus produtos, arte e contactos.
O programa da Feira de Artesanato inclui ainda animação itinerante diária, até 14 de agosto, sempre a partir das 21:30, com atuações do Coro Sementes de Deus, Tuna de Veteranos, Gente da Borga, Grupo Cantabunito, Grupo Canarinho Escuro, Triquelitraques e Hinoportuna.
O Posto de Informação da Romaria d’Agonia, que reabre na Praça da República, permitirá ao público aceder a toda a informação sobre o programa das festas e visionar os filmes promocionais da Romaria.
A Feira de Artesanato é de acesso livre e tem três zonas distintas, a da exposição de rua “O Legado em Cada Gesto – Romaria d’Agonia, que homenageia através da fotografia as memórias, gestos e tradições que atravessam gerações e unem os vianenses em torno da sua romaria, a de artesanato e da gastronomia.
A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.