A Feira de Ambiente e Ambientes, organizada pelo Município de Ponte de Lima, decorre no fim de semana de 14 a 16 de março, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima.
Com a promessa de um evento abrangente, vão ser apresentadas soluções inovadoras que visam melhorar o conforto e a eficiência energética de edifícios e de habitações, contribuindo de forma significativa para a redução do impacto ambiental em diversas áreas da vida quotidiana e profissional. Haverá também espaço para a divulgação de projetos e soluções na área do ambiente e sustentabilidade, bem como, para inúmeros expositores e apresentações técnicas relacionadas com tudo o que possa estar associado à habitação e recintos associados.
Este certame permitirá explorar novas oportunidades de negócio, e em simultâneo possibilitará apresentação de soluções sustentáveis e amigas do ambiente em diversas áreas, desde a construção, com as casas modulares à mobilidade elétrica.
O programa inclui várias apresentações públicas durante a tarde de sexta-feira: a Proposta de Plano Municipal de Ação Climática pelo Eng.º Joaquim Mamede Alonso da ESA-IPVC, o Plano para o Reordenamento da Paisagem e Gestão Florestal Sustentável do Concelho de Ponte de Lima pelo Eng.º Gonçalo Alves da GKAPITAL, os Projetos de Recuperação do Capital Natural do Potencial Produtivo e de Restauro dos Ecossistemas em Baldios do Concelho de Ponte de Lima pela Eng.ª Estela Almeida da ANTAR SA, e Operação Integrada de Gestão da Paisagem da Zona de Intervenção Florestal de S. Lourenço pela Eng.ª Dulce Mota da Associação Florestal do Lima.
No domingo haverá uma apresentação do Agrupamento de Escolas de Freixo, intitulado “MeteoFreixo e a implantação do projeto RIMEM – rede integrada municipal de estações meteorológicas” inserido no VI Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas que decorre no mesmo fim de semana. Às 15 horas, começam os Cantares ao Desafio na Expolima e seguem em direção ao Largo de Camões onde passaram a tarde a animar os locais e visitantes.
Ao longo do fim de semana, decorrerão várias sessões de workshops de “Biscoitos Aromáticos” e “Anfíbios e outros animais da Área Protegida”. Para os mais jovens e ativos, haverá no Pavilhão de Feiras e Exposições uma parede de escalada, rapel e slide e atividades de tiro ao arco.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.