A Feira de Ambiente e Ambientes, organizada pelo Município de Ponte de Lima, decorre no fim de semana de 14 a 16 de março, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima.
Com a promessa de um evento abrangente, vão ser apresentadas soluções inovadoras que visam melhorar o conforto e a eficiência energética de edifícios e de habitações, contribuindo de forma significativa para a redução do impacto ambiental em diversas áreas da vida quotidiana e profissional. Haverá também espaço para a divulgação de projetos e soluções na área do ambiente e sustentabilidade, bem como, para inúmeros expositores e apresentações técnicas relacionadas com tudo o que possa estar associado à habitação e recintos associados.
Este certame permitirá explorar novas oportunidades de negócio, e em simultâneo possibilitará apresentação de soluções sustentáveis e amigas do ambiente em diversas áreas, desde a construção, com as casas modulares à mobilidade elétrica.
O programa inclui várias apresentações públicas durante a tarde de sexta-feira: a Proposta de Plano Municipal de Ação Climática pelo Eng.º Joaquim Mamede Alonso da ESA-IPVC, o Plano para o Reordenamento da Paisagem e Gestão Florestal Sustentável do Concelho de Ponte de Lima pelo Eng.º Gonçalo Alves da GKAPITAL, os Projetos de Recuperação do Capital Natural do Potencial Produtivo e de Restauro dos Ecossistemas em Baldios do Concelho de Ponte de Lima pela Eng.ª Estela Almeida da ANTAR SA, e Operação Integrada de Gestão da Paisagem da Zona de Intervenção Florestal de S. Lourenço pela Eng.ª Dulce Mota da Associação Florestal do Lima.
No domingo haverá uma apresentação do Agrupamento de Escolas de Freixo, intitulado “MeteoFreixo e a implantação do projeto RIMEM – rede integrada municipal de estações meteorológicas” inserido no VI Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas que decorre no mesmo fim de semana. Às 15 horas, começam os Cantares ao Desafio na Expolima e seguem em direção ao Largo de Camões onde passaram a tarde a animar os locais e visitantes.
Ao longo do fim de semana, decorrerão várias sessões de workshops de “Biscoitos Aromáticos” e “Anfíbios e outros animais da Área Protegida”. Para os mais jovens e ativos, haverá no Pavilhão de Feiras e Exposições uma parede de escalada, rapel e slide e atividades de tiro ao arco.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.