A Feira de Ambiente e Ambientes, organizada pelo Município de Ponte de Lima, decorre no fim de semana de 14 a 16 de março, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima.
Com a promessa de um evento abrangente, vão ser apresentadas soluções inovadoras que visam melhorar o conforto e a eficiência energética de edifícios e de habitações, contribuindo de forma significativa para a redução do impacto ambiental em diversas áreas da vida quotidiana e profissional. Haverá também espaço para a divulgação de projetos e soluções na área do ambiente e sustentabilidade, bem como, para inúmeros expositores e apresentações técnicas relacionadas com tudo o que possa estar associado à habitação e recintos associados.
Este certame permitirá explorar novas oportunidades de negócio, e em simultâneo possibilitará apresentação de soluções sustentáveis e amigas do ambiente em diversas áreas, desde a construção, com as casas modulares à mobilidade elétrica.
O programa inclui várias apresentações públicas durante a tarde de sexta-feira: a Proposta de Plano Municipal de Ação Climática pelo Eng.º Joaquim Mamede Alonso da ESA-IPVC, o Plano para o Reordenamento da Paisagem e Gestão Florestal Sustentável do Concelho de Ponte de Lima pelo Eng.º Gonçalo Alves da GKAPITAL, os Projetos de Recuperação do Capital Natural do Potencial Produtivo e de Restauro dos Ecossistemas em Baldios do Concelho de Ponte de Lima pela Eng.ª Estela Almeida da ANTAR SA, e Operação Integrada de Gestão da Paisagem da Zona de Intervenção Florestal de S. Lourenço pela Eng.ª Dulce Mota da Associação Florestal do Lima.
No domingo haverá uma apresentação do Agrupamento de Escolas de Freixo, intitulado “MeteoFreixo e a implantação do projeto RIMEM – rede integrada municipal de estações meteorológicas” inserido no VI Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas que decorre no mesmo fim de semana. Às 15 horas, começam os Cantares ao Desafio na Expolima e seguem em direção ao Largo de Camões onde passaram a tarde a animar os locais e visitantes.
Ao longo do fim de semana, decorrerão várias sessões de workshops de “Biscoitos Aromáticos” e “Anfíbios e outros animais da Área Protegida”. Para os mais jovens e ativos, haverá no Pavilhão de Feiras e Exposições uma parede de escalada, rapel e slide e atividades de tiro ao arco.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.