A Feira de Ambiente e Ambientes, organizada pelo Município de Ponte de Lima, decorre no fim de semana de 14 a 16 de março, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima.
Com a promessa de um evento abrangente, vão ser apresentadas soluções inovadoras que visam melhorar o conforto e a eficiência energética de edifícios e de habitações, contribuindo de forma significativa para a redução do impacto ambiental em diversas áreas da vida quotidiana e profissional. Haverá também espaço para a divulgação de projetos e soluções na área do ambiente e sustentabilidade, bem como, para inúmeros expositores e apresentações técnicas relacionadas com tudo o que possa estar associado à habitação e recintos associados.
Este certame permitirá explorar novas oportunidades de negócio, e em simultâneo possibilitará apresentação de soluções sustentáveis e amigas do ambiente em diversas áreas, desde a construção, com as casas modulares à mobilidade elétrica.
O programa inclui várias apresentações públicas durante a tarde de sexta-feira: a Proposta de Plano Municipal de Ação Climática pelo Eng.º Joaquim Mamede Alonso da ESA-IPVC, o Plano para o Reordenamento da Paisagem e Gestão Florestal Sustentável do Concelho de Ponte de Lima pelo Eng.º Gonçalo Alves da GKAPITAL, os Projetos de Recuperação do Capital Natural do Potencial Produtivo e de Restauro dos Ecossistemas em Baldios do Concelho de Ponte de Lima pela Eng.ª Estela Almeida da ANTAR SA, e Operação Integrada de Gestão da Paisagem da Zona de Intervenção Florestal de S. Lourenço pela Eng.ª Dulce Mota da Associação Florestal do Lima.
No domingo haverá uma apresentação do Agrupamento de Escolas de Freixo, intitulado “MeteoFreixo e a implantação do projeto RIMEM – rede integrada municipal de estações meteorológicas” inserido no VI Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas que decorre no mesmo fim de semana. Às 15 horas, começam os Cantares ao Desafio na Expolima e seguem em direção ao Largo de Camões onde passaram a tarde a animar os locais e visitantes.
Ao longo do fim de semana, decorrerão várias sessões de workshops de “Biscoitos Aromáticos” e “Anfíbios e outros animais da Área Protegida”. Para os mais jovens e ativos, haverá no Pavilhão de Feiras e Exposições uma parede de escalada, rapel e slide e atividades de tiro ao arco.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.