A Feira de Ambiente e Ambientes, organizada pelo Município de Ponte de Lima, decorre no fim de semana de 14 a 16 de março, no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima.
Com a promessa de um evento abrangente, vão ser apresentadas soluções inovadoras que visam melhorar o conforto e a eficiência energética de edifícios e de habitações, contribuindo de forma significativa para a redução do impacto ambiental em diversas áreas da vida quotidiana e profissional. Haverá também espaço para a divulgação de projetos e soluções na área do ambiente e sustentabilidade, bem como, para inúmeros expositores e apresentações técnicas relacionadas com tudo o que possa estar associado à habitação e recintos associados.
Este certame permitirá explorar novas oportunidades de negócio, e em simultâneo possibilitará apresentação de soluções sustentáveis e amigas do ambiente em diversas áreas, desde a construção, com as casas modulares à mobilidade elétrica.
O programa inclui várias apresentações públicas durante a tarde de sexta-feira: a Proposta de Plano Municipal de Ação Climática pelo Eng.º Joaquim Mamede Alonso da ESA-IPVC, o Plano para o Reordenamento da Paisagem e Gestão Florestal Sustentável do Concelho de Ponte de Lima pelo Eng.º Gonçalo Alves da GKAPITAL, os Projetos de Recuperação do Capital Natural do Potencial Produtivo e de Restauro dos Ecossistemas em Baldios do Concelho de Ponte de Lima pela Eng.ª Estela Almeida da ANTAR SA, e Operação Integrada de Gestão da Paisagem da Zona de Intervenção Florestal de S. Lourenço pela Eng.ª Dulce Mota da Associação Florestal do Lima.
No domingo haverá uma apresentação do Agrupamento de Escolas de Freixo, intitulado “MeteoFreixo e a implantação do projeto RIMEM – rede integrada municipal de estações meteorológicas” inserido no VI Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas que decorre no mesmo fim de semana. Às 15 horas, começam os Cantares ao Desafio na Expolima e seguem em direção ao Largo de Camões onde passaram a tarde a animar os locais e visitantes.
Ao longo do fim de semana, decorrerão várias sessões de workshops de “Biscoitos Aromáticos” e “Anfíbios e outros animais da Área Protegida”. Para os mais jovens e ativos, haverá no Pavilhão de Feiras e Exposições uma parede de escalada, rapel e slide e atividades de tiro ao arco.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.