O Município de Ponte de Lima está a organizar a X edição da Feira 100% Agrolimiano, durante o fim de semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições. O evento celebra o melhor da produção agroalimentar do concelho.
A Feira 100% Agrolimiano é uma mostra e um ponto de encontro de produtores locais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de saborear e provar o que o terroir de Ponte de Lima tem de melhor.
Com um programa diversificado, o evento inicia com a apresentação do Curso de Manejadores Preparadores de Bovinos Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima. Referencia ainda para a entrega de prémios no âmbito do projeto de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural, que o Município de Ponte de Lima dinamiza para o meio empresarial e a todos aqueles que se sintam capazes de apresentar um projeto estruturante e que garanta a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Na tarde de sábado, destaque para o showcooking dedicado à carne minhota, apresentado pelo chef Álvaro Costa; já no domingo, o chef Vítor Lima, adocica a tarde com o Pão de Ló Limiano.
Ainda, no contexto deste evento, no sábado, dia 22 às 10h30, vai acontecer o workshop “Os Garranos na Atrelagem”, com o palestrante Rui Quintino e António Crispim que irão transmitir os seus conhecimentos sobre esta modalidade equestre e a raça de cavalos que é um símbolo, não só regional pois apenas existem no Norte de Portugal, mas também um elemento identitário do nosso país.
Na tarde de sábado, às 16 horas, dá-se início ao Seminário “Valorização da Carne de Bovino no Vale do Lima” com a participação de vários oradores que abordarão temas como a qualidade e segurança na produção de carne, perspetivas de futuro da raça minhota, e estratégias de valorização da carne de bovino no Vale do Lima.
Para complementar a exposição dos produtores e produtos locais, a programação da feira inclui várias atividades e animação musical: entre o grupo Trastes, o cantor Luís Trigacheiro e o grupo Retimbar em colaboração com a Rusga Típica da Correlhã.
Consulte o programa da 10.ª edição da Feira 100% Agrolimiano
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.