O Município de Ponte de Lima está a organizar a X edição da Feira 100% Agrolimiano, durante o fim de semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições. O evento celebra o melhor da produção agroalimentar do concelho.
A Feira 100% Agrolimiano é uma mostra e um ponto de encontro de produtores locais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de saborear e provar o que o terroir de Ponte de Lima tem de melhor.
Com um programa diversificado, o evento inicia com a apresentação do Curso de Manejadores Preparadores de Bovinos Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima. Referencia ainda para a entrega de prémios no âmbito do projeto de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural, que o Município de Ponte de Lima dinamiza para o meio empresarial e a todos aqueles que se sintam capazes de apresentar um projeto estruturante e que garanta a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Na tarde de sábado, destaque para o showcooking dedicado à carne minhota, apresentado pelo chef Álvaro Costa; já no domingo, o chef Vítor Lima, adocica a tarde com o Pão de Ló Limiano.
Ainda, no contexto deste evento, no sábado, dia 22 às 10h30, vai acontecer o workshop “Os Garranos na Atrelagem”, com o palestrante Rui Quintino e António Crispim que irão transmitir os seus conhecimentos sobre esta modalidade equestre e a raça de cavalos que é um símbolo, não só regional pois apenas existem no Norte de Portugal, mas também um elemento identitário do nosso país.
Na tarde de sábado, às 16 horas, dá-se início ao Seminário “Valorização da Carne de Bovino no Vale do Lima” com a participação de vários oradores que abordarão temas como a qualidade e segurança na produção de carne, perspetivas de futuro da raça minhota, e estratégias de valorização da carne de bovino no Vale do Lima.
Para complementar a exposição dos produtores e produtos locais, a programação da feira inclui várias atividades e animação musical: entre o grupo Trastes, o cantor Luís Trigacheiro e o grupo Retimbar em colaboração com a Rusga Típica da Correlhã.
Consulte o programa da 10.ª edição da Feira 100% Agrolimiano
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.