O Município de Ponte de Lima está a organizar a X edição da Feira 100% Agrolimiano, durante o fim de semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições. O evento celebra o melhor da produção agroalimentar do concelho.
A Feira 100% Agrolimiano é uma mostra e um ponto de encontro de produtores locais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de saborear e provar o que o terroir de Ponte de Lima tem de melhor.
Com um programa diversificado, o evento inicia com a apresentação do Curso de Manejadores Preparadores de Bovinos Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima. Referencia ainda para a entrega de prémios no âmbito do projeto de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural, que o Município de Ponte de Lima dinamiza para o meio empresarial e a todos aqueles que se sintam capazes de apresentar um projeto estruturante e que garanta a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Na tarde de sábado, destaque para o showcooking dedicado à carne minhota, apresentado pelo chef Álvaro Costa; já no domingo, o chef Vítor Lima, adocica a tarde com o Pão de Ló Limiano.
Ainda, no contexto deste evento, no sábado, dia 22 às 10h30, vai acontecer o workshop “Os Garranos na Atrelagem”, com o palestrante Rui Quintino e António Crispim que irão transmitir os seus conhecimentos sobre esta modalidade equestre e a raça de cavalos que é um símbolo, não só regional pois apenas existem no Norte de Portugal, mas também um elemento identitário do nosso país.
Na tarde de sábado, às 16 horas, dá-se início ao Seminário “Valorização da Carne de Bovino no Vale do Lima” com a participação de vários oradores que abordarão temas como a qualidade e segurança na produção de carne, perspetivas de futuro da raça minhota, e estratégias de valorização da carne de bovino no Vale do Lima.
Para complementar a exposição dos produtores e produtos locais, a programação da feira inclui várias atividades e animação musical: entre o grupo Trastes, o cantor Luís Trigacheiro e o grupo Retimbar em colaboração com a Rusga Típica da Correlhã.
Consulte o programa da 10.ª edição da Feira 100% Agrolimiano
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.