O Município de Ponte de Lima está a organizar a X edição da Feira 100% Agrolimiano, durante o fim de semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições. O evento celebra o melhor da produção agroalimentar do concelho.
A Feira 100% Agrolimiano é uma mostra e um ponto de encontro de produtores locais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de saborear e provar o que o terroir de Ponte de Lima tem de melhor.
Com um programa diversificado, o evento inicia com a apresentação do Curso de Manejadores Preparadores de Bovinos Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima. Referencia ainda para a entrega de prémios no âmbito do projeto de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural, que o Município de Ponte de Lima dinamiza para o meio empresarial e a todos aqueles que se sintam capazes de apresentar um projeto estruturante e que garanta a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Na tarde de sábado, destaque para o showcooking dedicado à carne minhota, apresentado pelo chef Álvaro Costa; já no domingo, o chef Vítor Lima, adocica a tarde com o Pão de Ló Limiano.
Ainda, no contexto deste evento, no sábado, dia 22 às 10h30, vai acontecer o workshop “Os Garranos na Atrelagem”, com o palestrante Rui Quintino e António Crispim que irão transmitir os seus conhecimentos sobre esta modalidade equestre e a raça de cavalos que é um símbolo, não só regional pois apenas existem no Norte de Portugal, mas também um elemento identitário do nosso país.
Na tarde de sábado, às 16 horas, dá-se início ao Seminário “Valorização da Carne de Bovino no Vale do Lima” com a participação de vários oradores que abordarão temas como a qualidade e segurança na produção de carne, perspetivas de futuro da raça minhota, e estratégias de valorização da carne de bovino no Vale do Lima.
Para complementar a exposição dos produtores e produtos locais, a programação da feira inclui várias atividades e animação musical: entre o grupo Trastes, o cantor Luís Trigacheiro e o grupo Retimbar em colaboração com a Rusga Típica da Correlhã.
Consulte o programa da 10.ª edição da Feira 100% Agrolimiano
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.