O Município de Ponte de Lima está a organizar a X edição da Feira 100% Agrolimiano, durante o fim de semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições. O evento celebra o melhor da produção agroalimentar do concelho.
A Feira 100% Agrolimiano é uma mostra e um ponto de encontro de produtores locais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de saborear e provar o que o terroir de Ponte de Lima tem de melhor.
Com um programa diversificado, o evento inicia com a apresentação do Curso de Manejadores Preparadores de Bovinos Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima. Referencia ainda para a entrega de prémios no âmbito do projeto de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural, que o Município de Ponte de Lima dinamiza para o meio empresarial e a todos aqueles que se sintam capazes de apresentar um projeto estruturante e que garanta a sustentabilidade ambiental, económica e social.
Na tarde de sábado, destaque para o showcooking dedicado à carne minhota, apresentado pelo chef Álvaro Costa; já no domingo, o chef Vítor Lima, adocica a tarde com o Pão de Ló Limiano.
Ainda, no contexto deste evento, no sábado, dia 22 às 10h30, vai acontecer o workshop “Os Garranos na Atrelagem”, com o palestrante Rui Quintino e António Crispim que irão transmitir os seus conhecimentos sobre esta modalidade equestre e a raça de cavalos que é um símbolo, não só regional pois apenas existem no Norte de Portugal, mas também um elemento identitário do nosso país.
Na tarde de sábado, às 16 horas, dá-se início ao Seminário “Valorização da Carne de Bovino no Vale do Lima” com a participação de vários oradores que abordarão temas como a qualidade e segurança na produção de carne, perspetivas de futuro da raça minhota, e estratégias de valorização da carne de bovino no Vale do Lima.
Para complementar a exposição dos produtores e produtos locais, a programação da feira inclui várias atividades e animação musical: entre o grupo Trastes, o cantor Luís Trigacheiro e o grupo Retimbar em colaboração com a Rusga Típica da Correlhã.
Consulte o programa da 10.ª edição da Feira 100% Agrolimiano
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.