No ano em que a Seleção Nacional disputa pela 2ª vez na sua história o Mundial de Rugby, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) vai percorrer o País numa espécie de "roadshow". O objetivo é levar a modalidade a várias regiões, de forma a colocar o rugby mais próximo da população. Os Arcos de Valdevez vão ser palco da modalidade este domingo e Viana do Castelo, segunda-feira, dia 26 de junho.
Lousada, no distrito do Porto, é a primeira localidade a receber a iniciativa, já no próximo dia 24 de junho, sábado, integrada na Feira Mundial da Criança.
Segue-se assim os Arcos de Valdevez dia 25 de junho e Viana do Castelo dia 26 de junho. Também Viseu vai acolher a modalidade no dia 11 de julho, e Leiria no dia 12 do mesmo mês. Em agosto será Tavira no dia 7, Portimão no dia 9 e termina em Loulé no dia 10 a verdadeira tour que pretende espalhar o “espiritolobo” de norte a sul do país.
“O nosso objetivo é descentralizar o rugby e dá-lo a conhecer ao maior número de pessoas, através do envolvimento com as comunidades locais onde o rugby está menos implantado, ou não existe mesmo a prática deste desporto. Pretendemos cultivar uma base de fãs desta modalidade e inspirar e unir através do rugby, captando mais atletas e um maior apoio para a participação das nossas seleções nas competições internacionais”, afirma Carlos Amado da Silva, presidente da FPR.

Quem visitar o espaço da FPR nas várias localidades, “poderá testemunhar que nem todas as bolas são redondas”, participar em atividades lúdicas e jogos, onde são ensinados alguns passes e regras básicas do rugby.
Com cerca de 50 clubes inscritos e 7 mil atletas federados, a Federação Portuguesa de Rugby encontra-se a preparar a presença dos Lobos no Mundial de França (de 8 de setembro a 28 de outubro), mas também o Torneio de Apuramento para os Jogos Olímpicos por parte das Seleções de Sevens Masculina e Feminina (a 25, 26 e 27 de junho).
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.