Logo
Desporto

Federação Portuguesa de Rugby percorre o País para promover a modalidade

22 Junho, 2023 | 16:10
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No ano em que a Seleção Nacional disputa pela 2ª vez na sua história o Mundial de Rugby, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) vai percorrer o País numa espécie de "roadshow". O objetivo é levar a modalidade a várias regiões, de forma a colocar o rugby mais próximo da população. Os Arcos de Valdevez vão ser palco da modalidade este domingo e Viana do Castelo, segunda-feira, dia 26 de junho.

Lousada, no distrito do Porto, é a primeira localidade a receber a iniciativa, já no próximo dia 24 de junho, sábado, integrada na Feira Mundial da Criança.

Segue-se assim os Arcos de Valdevez  dia 25 de junho e Viana do Castelo dia 26 de junho. Também Viseu vai acolher a modalidade no dia 11 de julho,  e Leiria no dia 12 do mesmo mês. Em agosto será Tavira no dia 7, Portimão no dia  9 e termina em Loulé no dia 10 a verdadeira tour que pretende espalhar o “espiritolobo” de norte a sul do país.

“O nosso objetivo é descentralizar o rugby e dá-lo a conhecer ao maior número de pessoas, através do envolvimento com as comunidades locais onde o rugby está menos implantado, ou não existe mesmo a prática deste desporto. Pretendemos cultivar uma base de fãs desta modalidade e inspirar e unir através do rugby, captando mais atletas e um maior apoio para a participação das nossas seleções nas competições internacionais”, afirma Carlos Amado da Silva, presidente da FPR.

Quem visitar o espaço da FPR nas várias localidades, “poderá testemunhar que nem todas as bolas são redondas”, participar em atividades lúdicas e jogos, onde são ensinados alguns passes e regras básicas do rugby.

Com cerca de 50 clubes inscritos e 7 mil atletas federados, a Federação Portuguesa de Rugby encontra-se a preparar a presença dos Lobos no Mundial de França (de 8 de setembro a 28 de outubro), mas também o Torneio de Apuramento para os Jogos Olímpicos por parte das Seleções de Sevens Masculina e Feminina (a 25, 26 e 27 de junho).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.