No ano em que a Seleção Nacional disputa pela 2ª vez na sua história o Mundial de Rugby, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) vai percorrer o País numa espécie de "roadshow". O objetivo é levar a modalidade a várias regiões, de forma a colocar o rugby mais próximo da população. Os Arcos de Valdevez vão ser palco da modalidade este domingo e Viana do Castelo, segunda-feira, dia 26 de junho.
Lousada, no distrito do Porto, é a primeira localidade a receber a iniciativa, já no próximo dia 24 de junho, sábado, integrada na Feira Mundial da Criança.
Segue-se assim os Arcos de Valdevez dia 25 de junho e Viana do Castelo dia 26 de junho. Também Viseu vai acolher a modalidade no dia 11 de julho, e Leiria no dia 12 do mesmo mês. Em agosto será Tavira no dia 7, Portimão no dia 9 e termina em Loulé no dia 10 a verdadeira tour que pretende espalhar o “espiritolobo” de norte a sul do país.
“O nosso objetivo é descentralizar o rugby e dá-lo a conhecer ao maior número de pessoas, através do envolvimento com as comunidades locais onde o rugby está menos implantado, ou não existe mesmo a prática deste desporto. Pretendemos cultivar uma base de fãs desta modalidade e inspirar e unir através do rugby, captando mais atletas e um maior apoio para a participação das nossas seleções nas competições internacionais”, afirma Carlos Amado da Silva, presidente da FPR.

Quem visitar o espaço da FPR nas várias localidades, “poderá testemunhar que nem todas as bolas são redondas”, participar em atividades lúdicas e jogos, onde são ensinados alguns passes e regras básicas do rugby.
Com cerca de 50 clubes inscritos e 7 mil atletas federados, a Federação Portuguesa de Rugby encontra-se a preparar a presença dos Lobos no Mundial de França (de 8 de setembro a 28 de outubro), mas também o Torneio de Apuramento para os Jogos Olímpicos por parte das Seleções de Sevens Masculina e Feminina (a 25, 26 e 27 de junho).
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.