No ano em que a Seleção Nacional disputa pela 2ª vez na sua história o Mundial de Rugby, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) vai percorrer o País numa espécie de "roadshow". O objetivo é levar a modalidade a várias regiões, de forma a colocar o rugby mais próximo da população. Os Arcos de Valdevez vão ser palco da modalidade este domingo e Viana do Castelo, segunda-feira, dia 26 de junho.
Lousada, no distrito do Porto, é a primeira localidade a receber a iniciativa, já no próximo dia 24 de junho, sábado, integrada na Feira Mundial da Criança.
Segue-se assim os Arcos de Valdevez dia 25 de junho e Viana do Castelo dia 26 de junho. Também Viseu vai acolher a modalidade no dia 11 de julho, e Leiria no dia 12 do mesmo mês. Em agosto será Tavira no dia 7, Portimão no dia 9 e termina em Loulé no dia 10 a verdadeira tour que pretende espalhar o “espiritolobo” de norte a sul do país.
“O nosso objetivo é descentralizar o rugby e dá-lo a conhecer ao maior número de pessoas, através do envolvimento com as comunidades locais onde o rugby está menos implantado, ou não existe mesmo a prática deste desporto. Pretendemos cultivar uma base de fãs desta modalidade e inspirar e unir através do rugby, captando mais atletas e um maior apoio para a participação das nossas seleções nas competições internacionais”, afirma Carlos Amado da Silva, presidente da FPR.

Quem visitar o espaço da FPR nas várias localidades, “poderá testemunhar que nem todas as bolas são redondas”, participar em atividades lúdicas e jogos, onde são ensinados alguns passes e regras básicas do rugby.
Com cerca de 50 clubes inscritos e 7 mil atletas federados, a Federação Portuguesa de Rugby encontra-se a preparar a presença dos Lobos no Mundial de França (de 8 de setembro a 28 de outubro), mas também o Torneio de Apuramento para os Jogos Olímpicos por parte das Seleções de Sevens Masculina e Feminina (a 25, 26 e 27 de junho).
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.