A Federação Portuguesa de Futebol decidiu dar uma segunda vida a 2500 cachecóis de apoio à Seleção Nacional, transformando-os em mantas polares solidárias. O objetivo é apoiar várias instituições de solidariedade social, numa altura em que as temperaturas estão a descer em Portugal.
Com estas mantas polares, a FPF não está apenas a ajudar os que mais precisam com um artigo aconchegante mas também a contribuir para um mundo mais sustentável, garantindo a reciclagem de materiais que se encontravam descontinuados e cujo destino final seria a destruição.
A FPF desenvolveu juntamente com uma fábrica têxtil em Barcelos, esta manta solidária. Estes processo envolveu várias fases de produção por forma a maximizar todos os tecidos levando a que cada manta seja formada por um total de 5 cachecóis.
Os excedentes resultantes do processo foram reencaminhados para o sistema de gestão de resíduos existente na fábrica que conta com a certificação e-GAR.
O organismo já começou a fazer a distribuição das novas peças com a ajuda das mascotes da Seleção Nacional, os Super Quinas. Foram entregues a 12 instituições de solidariedade social que colaboram com a Câmara Municipal de Oeiras. A saber: IDEQ, Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, ARIA, Ares do Pinhal, Centros Paroquiais de Oeiras S. Julião, S. Romão / Carnaxide, Porto Salvo, Linda a Velha, e Caxias, Coração Amarelo, Ajuda de Mãe e Centro de Recursos Doados.
O diretor de marketing e novos negócios da FPF, Nuno Moura, explica as razões que levaram a FPF a produzir as mantas solidárias: “A decisão de transformar 2500 cachecóis em 500 mantas solidárias reflete o nosso compromisso e estratégia que aposta cada vez mais na sustentabilidade, e neste sentido, um maior investimento em ações que promovam uma economia circular. Além de proporcionar conforto aos utentes destas associações, acresce aqui um impacto ambiental positivo ao reciclar materiais descontinuados transformamos resíduos em novos produtos.”
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.