A Federação Portuguesa de Futebol decidiu dar uma segunda vida a 2500 cachecóis de apoio à Seleção Nacional, transformando-os em mantas polares solidárias. O objetivo é apoiar várias instituições de solidariedade social, numa altura em que as temperaturas estão a descer em Portugal.
Com estas mantas polares, a FPF não está apenas a ajudar os que mais precisam com um artigo aconchegante mas também a contribuir para um mundo mais sustentável, garantindo a reciclagem de materiais que se encontravam descontinuados e cujo destino final seria a destruição.
A FPF desenvolveu juntamente com uma fábrica têxtil em Barcelos, esta manta solidária. Estes processo envolveu várias fases de produção por forma a maximizar todos os tecidos levando a que cada manta seja formada por um total de 5 cachecóis.
Os excedentes resultantes do processo foram reencaminhados para o sistema de gestão de resíduos existente na fábrica que conta com a certificação e-GAR.
O organismo já começou a fazer a distribuição das novas peças com a ajuda das mascotes da Seleção Nacional, os Super Quinas. Foram entregues a 12 instituições de solidariedade social que colaboram com a Câmara Municipal de Oeiras. A saber: IDEQ, Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, ARIA, Ares do Pinhal, Centros Paroquiais de Oeiras S. Julião, S. Romão / Carnaxide, Porto Salvo, Linda a Velha, e Caxias, Coração Amarelo, Ajuda de Mãe e Centro de Recursos Doados.
O diretor de marketing e novos negócios da FPF, Nuno Moura, explica as razões que levaram a FPF a produzir as mantas solidárias: “A decisão de transformar 2500 cachecóis em 500 mantas solidárias reflete o nosso compromisso e estratégia que aposta cada vez mais na sustentabilidade, e neste sentido, um maior investimento em ações que promovam uma economia circular. Além de proporcionar conforto aos utentes destas associações, acresce aqui um impacto ambiental positivo ao reciclar materiais descontinuados transformamos resíduos em novos produtos.”
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.