Logo
Regional

Federação do Alto Minho diz que bombeiros são “criados do sistema”

9 Fevereiro, 2023 | 16:39
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo, Germano Amorim, disse que os operacionais da região “sentem-se cada vez mais completamente à margem de tudo”, sendo considerados como os “criados do sistema”. A posição, assumida em comunicado enviado às redações, relaciona-se com a quinta edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais - Alto Minho Firecamp, que decorrem esta quinta-feira e sexta-feira no concelho de Arcos de Valdevez, promovidas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

Na nota enviada à imprensa, Germano Amorim afirmou ter pedido esclarecimentos, por escrito, ao presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, sobre aquela ação, nomeadamente relacionados com a ausência de bombeiros entre os palestrantes nas jornadas, sobre os custos do certame, entre outras matérias.

Segundo o responsável, a missiva, enviada no dia 2, “não mereceu qualquer reação por parte da CIM Alto Minho”.

“Sentimo-nos cada vez mais completamente à margem de tudo. Somos efetivamente os criados do sistema e sem que ninguém se digne sequer a dar-nos respostas adequadas ao que quer que seja”, sustentou o presidente da federação, com sede em Arcos de Valdevez.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da CIM, Manoel Batista, disse que as críticas do presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Viana “não merecem resposta” e, escusou-se, “neste momento”, a explicar as razões que o levaram a não responder à carta de Germano Amorim.

Sobre as jornadas, o autarca socialista referiu tratar-se de uma iniciativa que a CIM do Alto Minho promove desde 2013, que reúne “especialistas na área da prevenção e do combate a incêndios de todo o país e internacionais”.

A edição deste ano conta com uma participação de cerca de 400 pessoas, entre “inúmeras corporações de bombeiros de todo o distrito e, de todo o país”.

“Não temos dúvida nenhuma de que estamos perante uma iniciativa de grande envergadura, grande valor e de importância na área da formação na área da formação e combate de incêndios florestais que são um problema grave no nosso território. Os bombeiros são, sem dúvida, o braço armado de todo este trabalho”, apontou.

Manoel Batista adiantou existir “toda a colaboração com os bombeiros, que já se concretizou em reuniões da CIM do Alto Minho com o presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo”.

“Já tivemos oportunidade de conversar com ele sobre várias matérias e teremos oportunidade de continuar a trabalhar com a federação e com as várias corporações no sentido de lhes dar o que, dentro das nossas possibilidades, são as ferramentas necessárias para continuarem a fazer o trabalho extraordinário que sentem que fizeram e vão continuar a fazer”, disse.

Na nota enviada, a federação adianta estarem a ser “tomadas importantes decisões sobre o futuro dos bombeiros e tudo o que o diz respeito à representação dos bombeiros nessa discussão está completamente posta de parte”.

“Referimo-nos concretamente à distribuição de verbas dos fundos comunitários no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). São técnicos, sem qualquer conhecimento concreto do terreno e das nossas reais necessidades que estarão aparentemente a liderar este processo”, refere a nota.

Germano Amorim adianta que a federação “nunca” é “consultada para nada e é por demais evidente que tudo isto é obscuro e serve apenas para lançar confusão sobre um processo tão importante e estruturante para o distrito de Viana do Castelo”.

“Não podemos continuar a brincar com o nosso futuro e com a segurança dos cidadãos. Exigimos ser ouvidos à mesa de negociações e não por trás de uma cortina qualquer. Exigimos transparência nos processos, frontalidade e lealdade nas relações com os parceiros da proteção civil”, insistiu.

Realizado desde 2013, com o apoio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o Alto Minho Firecamp é realizado pela Flanconorte Portugal, num investimento de 15.995,00 euros, como consta no ajuste direto da CIM do Alto Minho, publicado no Base, o portal da contratação pública, consultado esta quinta-feira pela Lusa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre exige estratégia nacional para travar aumento “galopante” dos custos de resíduos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.

Cultura 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe 4ª edição do RE.VER dedicada à fotografia contemporânea

Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.

Regional 11 Dezembro, 2025

Valença destaca-se com dez Empresas Premiadas como PME Excelência 2024

Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.

Regional 11 Dezembro, 2025

Operação da Polícia Judiciária no Norte resulta em detenções e apreensão de bens milionários

Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.

Regional 11 Dezembro, 2025

Alvarães: Primeiras 17 escrituras entregues legalizam bairro com mais de meio século

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.

Desporto 11 Dezembro, 2025

Município de Silves homenageia atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense

O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.

Regional 11 Dezembro, 2025

Detido suspeito de incêndio em habitação em Vila Nova de Cerveira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.