Logo
Regional

Federação do Alto Minho diz que bombeiros são “criados do sistema”

9 Fevereiro, 2023 | 16:39
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo, Germano Amorim, disse que os operacionais da região “sentem-se cada vez mais completamente à margem de tudo”, sendo considerados como os “criados do sistema”. A posição, assumida em comunicado enviado às redações, relaciona-se com a quinta edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais - Alto Minho Firecamp, que decorrem esta quinta-feira e sexta-feira no concelho de Arcos de Valdevez, promovidas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, que agrega os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

Na nota enviada à imprensa, Germano Amorim afirmou ter pedido esclarecimentos, por escrito, ao presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, sobre aquela ação, nomeadamente relacionados com a ausência de bombeiros entre os palestrantes nas jornadas, sobre os custos do certame, entre outras matérias.

Segundo o responsável, a missiva, enviada no dia 2, “não mereceu qualquer reação por parte da CIM Alto Minho”.

“Sentimo-nos cada vez mais completamente à margem de tudo. Somos efetivamente os criados do sistema e sem que ninguém se digne sequer a dar-nos respostas adequadas ao que quer que seja”, sustentou o presidente da federação, com sede em Arcos de Valdevez.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da CIM, Manoel Batista, disse que as críticas do presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Viana “não merecem resposta” e, escusou-se, “neste momento”, a explicar as razões que o levaram a não responder à carta de Germano Amorim.

Sobre as jornadas, o autarca socialista referiu tratar-se de uma iniciativa que a CIM do Alto Minho promove desde 2013, que reúne “especialistas na área da prevenção e do combate a incêndios de todo o país e internacionais”.

A edição deste ano conta com uma participação de cerca de 400 pessoas, entre “inúmeras corporações de bombeiros de todo o distrito e, de todo o país”.

“Não temos dúvida nenhuma de que estamos perante uma iniciativa de grande envergadura, grande valor e de importância na área da formação na área da formação e combate de incêndios florestais que são um problema grave no nosso território. Os bombeiros são, sem dúvida, o braço armado de todo este trabalho”, apontou.

Manoel Batista adiantou existir “toda a colaboração com os bombeiros, que já se concretizou em reuniões da CIM do Alto Minho com o presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo”.

“Já tivemos oportunidade de conversar com ele sobre várias matérias e teremos oportunidade de continuar a trabalhar com a federação e com as várias corporações no sentido de lhes dar o que, dentro das nossas possibilidades, são as ferramentas necessárias para continuarem a fazer o trabalho extraordinário que sentem que fizeram e vão continuar a fazer”, disse.

Na nota enviada, a federação adianta estarem a ser “tomadas importantes decisões sobre o futuro dos bombeiros e tudo o que o diz respeito à representação dos bombeiros nessa discussão está completamente posta de parte”.

“Referimo-nos concretamente à distribuição de verbas dos fundos comunitários no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). São técnicos, sem qualquer conhecimento concreto do terreno e das nossas reais necessidades que estarão aparentemente a liderar este processo”, refere a nota.

Germano Amorim adianta que a federação “nunca” é “consultada para nada e é por demais evidente que tudo isto é obscuro e serve apenas para lançar confusão sobre um processo tão importante e estruturante para o distrito de Viana do Castelo”.

“Não podemos continuar a brincar com o nosso futuro e com a segurança dos cidadãos. Exigimos ser ouvidos à mesa de negociações e não por trás de uma cortina qualquer. Exigimos transparência nos processos, frontalidade e lealdade nas relações com os parceiros da proteção civil”, insistiu.

Realizado desde 2013, com o apoio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o Alto Minho Firecamp é realizado pela Flanconorte Portugal, num investimento de 15.995,00 euros, como consta no ajuste direto da CIM do Alto Minho, publicado no Base, o portal da contratação pública, consultado esta quinta-feira pela Lusa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.

Regional 3 Fevereiro, 2026

União de Freguesias de Viana do Castelo lança concurso de fotografia aberto à população

A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.