Logo
Desporto

FC Porto derrota Benfica e conquista a Taça de Portugal de basquetebol

17 Março, 2024 | 21:45
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O FC Porto venceu hoje a Taça de Portugal de basquetebol masculino ao derrotar o Benfica na final (81-78), disputada no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo.

O FC Porto foi muito superior ao Benfica nos primeiros dez minutos e isso ficou patente no resultado final desse período (27-11), uma vantagem que os ‘dragões’ alcançaram devido ao seu poderio concretizador, aspeto em que se destacou o base Anthony Barber, com 12 pontos marcados.

Barber, aliás, foi o autor dos primeiros nove pontos do FC Porto, tendo sido bem acompanhado depois por Cleveland Melvin e Aaron Harrison

O Benfica esteve irreconhecível a nível ofensivo, tendo concluído esse período inicial com apenas 11 pontos marcados, um triplo convertido e uma percentagem igualmente baixa de êxito nos lançamentos de dois pontos.

Os campeões nacionais falharam ainda na luta das tabelas, com apenas seis ressaltos conseguidos contra onze do FC Porto, que neste capítulo específico foi muito forte na parte defensiva.

O desempenho ‘encarnado’ melhorou no segundo período, mas tal só deu para atenuar os danos que vinham de trás porque o FC Porto, mais dinâmico e intenso nas suas ações, continuou seguro a defender e certeiro no seu processo ofensivo, sempre com Barber em plano elevado.

O intervalo chegou com o FC Porto a vencer por 49-36, mas tudo iria mudar na segunda metade porque os bicampeões nacionais surgiram transfigurados e, aos poucos, foram encurtando a distância pontual para o rival e houve momentos em que até lideraram o marcador.

O Benfica apontou 25 pontos no terceiro período, melhorou também o seu rendimento defensivo e Thomas Drechsel, que já havia sido a sua unidade mais inspirada antes do intervalo, continuou a pontuar.

À partida para o quarto e último período de dez minutos deste jogo, o Benfica já só estava a um ponto do FC Porto e isso deixava tudo em aberto quanto ao resultado final.

Broussard e Drechsel e, na luta junto às tabelas, Terrell Carter comandaram então a forte reação benfiquista perante um FC Porto que já não tinha o fulgor exibido na primeira parte.

Romdhabe empatou o jogo (54-54) e um triplo de José Silva pôs o Benfica pela primeira vez à frente do marcador (57-54), o que durou pouco porque o FC Porto respondeu através de Anthony Barber e com os dois únicos pontos de Miguel Queiroz neste jogo.

O quarto período foi intensamente disputado, mas o FC Porto liderou quase sempre o marcador e para tal contou com a capacidade atacante de Charlon Kloof, que foi a sua unidade mais influente na segunda parte.

As duas equipas lutaram por cada bola, a emoção dentro e fora do campo cresceu à medida que o jogo caminhou para o fim e o resultado continuou indefinido, com o FC Porto quase sempre à frente

Toney Douglas pôs o Benfica a ganhar a cerca de meio minuto do fim (78-77), mas equipa lisboeta cometeu depois uma falta sobre Kloof, tendo este os dois lances livres de que dispôs (78-79).

Toney Douglas voltou a ser protagonista logo a seguir, mas agora porque se atrapalhou com a bola, cometeu falta e viu Kloof concretizar mais dois lances livres e fazer o resultado que deu a vitória aos ‘dragões’ após um jogo intenso e emocionante.

O Benfica ainda conseguiu arranjar tempo para Toney Douglas lançar ao cesto, mas o base americano falhou o alvo e o FC Porto festejou a conquista da sua 15.ª Taça de Portugal.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.