Logo
Cultura

FBAC inaugura este sábado novo ciclo de exposições dedicado ao Brasil

21 Março, 2024 | 11:26
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Este sábado, 23 de março, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, apresenta um novo ciclo de exposições dedicado ao Brasil. O 3º Ciclo Expositivo da FBAC inaugura às 16h00, no Fórum Cultural de Cerveira e contará com a presença de Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal.

Em 2024 a programação expositiva é composta, à semelhança de 2023, por dois grandes ciclos expositivos. Neste sentido, este sábado, o Fórum Cultural de Cerveira e a Galeria Bienal de Cerveira (antigo edifício dos Bombeiros) promovem a inauguração simultânea de três exposições, num total de 64 artistas representados, com especial enfoque no Brasil, dos quais se destacam nomes como Artur Bárrio, Ícaro Lima, Rosana Ricalde, Tales Frey e Zélia Mendonça.

Seguindo a estratégia adotada da existência de um país convidado para cada edição da bienal, o Brasil tem destaque na programação da FBAC, o que se reflete em parcerias com estruturas de programação e criação do país irmão, em exposições exclusivamente dedicadas a artistas naturais do Brasil e no convite a curadores brasileiros para, em Liberdade, olharem a nossa coleção.

“Este grande momento da nossa programação apresenta ao público três exposições, uma delas com especial destaque para a criação artística brasileira, trabalhos criados em residência artística e obras da nossa Coleção. Passados mais de 200 anos do Grito do Ipiranga propomos ao público celebrar a diáspora brasileira através de reflexões contemporâneas sobre liberdade, igualdade e pluralidade, temáticas que enquanto instituição também nos preocupam e interessam explorar”, explica o presidente da FBAC, Rui Teixeira.

Em Vila Nova de Cerveira sabemos que à pergunta “ÉS LIVRE?” queremos ouvir respostas com diferentes sotaques e idiomas, não queremos coros afinados de vozes iguais, mas a diversidade do ruído, a paz da multiplicação de hipóteses, a mescla que é o mundo e que habita dentro de cada um de nós. Sob este pressuposto a FBAC irá promover a exposição “É bonita a festa, pá!” com 42 artistas brasileiros residentes em Portugal e noutros países da Europa, tendo curadoria coletiva Helena Mendes Pereira, Cristiana Tejo + NowHere. O projeto expositivo contará ainda com uma intervenção especial site specific da artista brasileira Zélia Mendonça, que envolverá a comunidade.

A criação artística a partir do território é um dos objetivos do projeto “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas” que propõe reativar as oficinas do Fórum Cultural de Cerveira em diálogo com a comunidade. Com curadoria de Mafalda Santos, serão apresentados os trabalhos realizados durante a residência artística em Vila Nova de Cerveira dos artistas Daniel Schürer (DE) e Katia Kameli (FR).

Por sua vez, o espaço da Galeria Bienal de Cerveira, localizado no centro da vila, apresenta a exposição da Coleção da FBAC “Volátil” que propõe ao público, a partir de uma seleção de 20 artistas, uma reflexão sobre a cultura visual contemporânea que parte de uma articulação entre o passado, o presente e o futuro, reforçando a importância histórica e artística do acervo, que acompanha a própria construção da democracia. A curadoria é de Elisa Noronha (PT/BR).

De referir que a sessão inaugural conta, ainda, com a apresentação da performance poético-musical “Santa Barba” de Paulo Pinto. Nesta ação o performer e multiartista irá abrir o seu coração, des/afetos, para fazer as pazes com a sua criança vi(ol)ada, contando/cantando histórias de si e de pessoas que atravessaram a sua vida e deixaram esperanças. A ação conta com a colaboração musical de Celo Costa e produção de Dori Nigro e Paulo Pinto.

Recorde-se que para o biénio 2023/2024, que desembocará na organização da XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (20 de julho a 30 de dezembro de 2024), a FBAC está a convocar novos olhares – de artistas, curadores, colecionadores e de outras estruturas de criação e programação – para pensar a Liberdade, em tempos complexos como os que vivemos. “ÉS LIVRE?” é a pergunta colocada, de forma direta, aos públicos, antecipando e assinalando os 50 anos do 25 de abril de 1974. A FBAC, que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.