Logo
Cultura

FBAC inaugura este sábado novo ciclo de exposições dedicado ao Brasil

21 Março, 2024 | 11:26
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Este sábado, 23 de março, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, apresenta um novo ciclo de exposições dedicado ao Brasil. O 3º Ciclo Expositivo da FBAC inaugura às 16h00, no Fórum Cultural de Cerveira e contará com a presença de Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal.

Em 2024 a programação expositiva é composta, à semelhança de 2023, por dois grandes ciclos expositivos. Neste sentido, este sábado, o Fórum Cultural de Cerveira e a Galeria Bienal de Cerveira (antigo edifício dos Bombeiros) promovem a inauguração simultânea de três exposições, num total de 64 artistas representados, com especial enfoque no Brasil, dos quais se destacam nomes como Artur Bárrio, Ícaro Lima, Rosana Ricalde, Tales Frey e Zélia Mendonça.

Seguindo a estratégia adotada da existência de um país convidado para cada edição da bienal, o Brasil tem destaque na programação da FBAC, o que se reflete em parcerias com estruturas de programação e criação do país irmão, em exposições exclusivamente dedicadas a artistas naturais do Brasil e no convite a curadores brasileiros para, em Liberdade, olharem a nossa coleção.

“Este grande momento da nossa programação apresenta ao público três exposições, uma delas com especial destaque para a criação artística brasileira, trabalhos criados em residência artística e obras da nossa Coleção. Passados mais de 200 anos do Grito do Ipiranga propomos ao público celebrar a diáspora brasileira através de reflexões contemporâneas sobre liberdade, igualdade e pluralidade, temáticas que enquanto instituição também nos preocupam e interessam explorar”, explica o presidente da FBAC, Rui Teixeira.

Em Vila Nova de Cerveira sabemos que à pergunta “ÉS LIVRE?” queremos ouvir respostas com diferentes sotaques e idiomas, não queremos coros afinados de vozes iguais, mas a diversidade do ruído, a paz da multiplicação de hipóteses, a mescla que é o mundo e que habita dentro de cada um de nós. Sob este pressuposto a FBAC irá promover a exposição “É bonita a festa, pá!” com 42 artistas brasileiros residentes em Portugal e noutros países da Europa, tendo curadoria coletiva Helena Mendes Pereira, Cristiana Tejo + NowHere. O projeto expositivo contará ainda com uma intervenção especial site specific da artista brasileira Zélia Mendonça, que envolverá a comunidade.

A criação artística a partir do território é um dos objetivos do projeto “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas” que propõe reativar as oficinas do Fórum Cultural de Cerveira em diálogo com a comunidade. Com curadoria de Mafalda Santos, serão apresentados os trabalhos realizados durante a residência artística em Vila Nova de Cerveira dos artistas Daniel Schürer (DE) e Katia Kameli (FR).

Por sua vez, o espaço da Galeria Bienal de Cerveira, localizado no centro da vila, apresenta a exposição da Coleção da FBAC “Volátil” que propõe ao público, a partir de uma seleção de 20 artistas, uma reflexão sobre a cultura visual contemporânea que parte de uma articulação entre o passado, o presente e o futuro, reforçando a importância histórica e artística do acervo, que acompanha a própria construção da democracia. A curadoria é de Elisa Noronha (PT/BR).

De referir que a sessão inaugural conta, ainda, com a apresentação da performance poético-musical “Santa Barba” de Paulo Pinto. Nesta ação o performer e multiartista irá abrir o seu coração, des/afetos, para fazer as pazes com a sua criança vi(ol)ada, contando/cantando histórias de si e de pessoas que atravessaram a sua vida e deixaram esperanças. A ação conta com a colaboração musical de Celo Costa e produção de Dori Nigro e Paulo Pinto.

Recorde-se que para o biénio 2023/2024, que desembocará na organização da XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (20 de julho a 30 de dezembro de 2024), a FBAC está a convocar novos olhares – de artistas, curadores, colecionadores e de outras estruturas de criação e programação – para pensar a Liberdade, em tempos complexos como os que vivemos. “ÉS LIVRE?” é a pergunta colocada, de forma direta, aos públicos, antecipando e assinalando os 50 anos do 25 de abril de 1974. A FBAC, que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.