Logo
Cultura

FBAC inaugura este mês o novo ciclo de exposições dedicado ao Brasil

11 Março, 2024 | 11:09
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) apresenta um novo ciclo de exposições dedicado ao Brasil, no próximo dia 23 de março. O 3º Ciclo Expositivo do Museu Bienal de Cerveira inaugura às 16h00, no Fórum Cultural de Cerveira e contará com a presença de Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal.

Segundo a FBAC, em 2024 a programação expositiva é composta, à semelhança de 2023, por dois grandes ciclos expositivos. “Neste sentido, no dia 23 de março, o Fórum Cultural de Cerveira e a Galeria Bienal de Cerveira (antigo edifício dos Bombeiros) vão promover a inauguração simultânea de três exposições, num total de 64 artistas representados, com especial enfoque no Brasil, dos quais se destacam nomes como Artur Bárrio, Ícaro Lima, Rosana Ricalde, Tales Frey e Zélia Mendonça”, realçou em nota.

 “Este grande momento da nossa programação apresenta ao público três exposições, uma delas com especial destaque para a criação artística brasileira, trabalhos criados em residência artística e obras da nossa Coleção. Passados mais de 200 anos do Grito do Ipiranga propomos ao público celebrar a diáspora brasileira através de reflexões contemporâneas sobre liberdade, igualdade e pluralidade, temáticas que enquanto instituição também nos preocupam e interessam explorar”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.

Em Vila Nova de Cerveira sabemos que à pergunta “ÉS LIVRE?” queremos ouvir respostas com diferentes sotaques e idiomas, não queremos coros afinados de vozes iguais, mas a diversidade do ruído, a paz da multiplicação de hipóteses, a mescla que é o mundo e que habita dentro de cada um de nós. Sob este pressuposto a FBAC irá promover a exposição “É bonita a festa, pá!” com 42 artistas brasileiros residentes em Portugal e noutros países da Europa, tendo curadoria coletiva Helena Mendes Pereira, Cristiana Tejo + NowHere. O projeto expositivo contará ainda com uma intervenção especial site specific da artista brasileira Zélia Mendonça, que envolverá a comunidade.

A criação artística a partir do território é um dos objetivos do projeto “Livre trânsito_ciclo permanente de residências e intervenções artísticas” que propõe reativar as oficinas do Fórum Cultural de Cerveira em diálogo com a comunidade. Com curadoria de Mafalda Santos, serão apresentados os trabalhos realizados durante a residência artística em Vila Nova de Cerveira dos artistas Daniel Schürer (DE) e Katia Kameli (FR).

Por sua vez, o espaço da Galeria Bienal de Cerveira, localizado no centro da vila, apresenta a exposição da Coleção da FBAC “Volátil” que propõe ao público, a partir de uma seleção de 20 artistas, uma reflexão sobre a cultura visual contemporânea que parte de uma articulação entre o passado, o presente e o futuro, reforçando a importância histórica e artística do acervo, que acompanha a própria construção da democracia. A curadoria é de Elisa Noronha (PT/BR).

De referir que a sessão inaugural contará, ainda, com a apresentação da performance poético-musical “Santa Barba” de Paulo Pinto. Nesta ação o performer e multiartista irá abrir o seu coração, des/afetos, para fazer as pazes com a sua criança vi(ol)ada, contando/cantando histórias de si e de pessoas que atravessaram a sua vida e deixaram esperanças. A ação conta com a colaboração musical de Celo Costa e produção de Dori Nigro e Paulo Pinto.

Recorde-se que para o biénio 2023/2024, que desembocará na organização da XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (2024), a FBAC está a convocar novos olhares – de artistas, curadores, colecionadores e de outras estruturas de criação e programação – para pensar a Liberdade, em tempos complexos como os que vivemos. “ÉS LIVRE?” é a pergunta colocada, de forma direta, aos públicos, antecipando e assinalando os 50 anos do 25 de abril de 1974. A FBAC, que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

O 3º Ciclo Expositivo do Museu Bienal de Cerveira decorre até 1 de junho.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.

Desporto 20 Julho, 2024

Portugal joga com Azerbaijão nos play-offs de acesso ao Euro2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão na primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, ditou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.