A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, está a promover um projeto no Alto Minho que une a arte e a saúde mental.
“A Arte sou Eu” é uma iniciativa promovida em parceria com o Município de Vila Nova de Cerveira, a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho EPE, a Associação de Psicologia e a Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Segundo uma nota da FBAC, trata-se de um “projeto piloto que parte dos princípios da arte terapia e se destina a pessoas sinalizadas com problemas de foro de saúde mental, devidamente sinalizadas e encaminhadas por profissionais clínicos do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAM”.
Com um total de oito participantes e ao longo de oito sessões os utentes são convidados a expressar-se através da arte nas oficinas do Fórum Cultural de Cerveira.

“Este projeto revela que estamos comprometidos em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que lidam com problemas de saúde mental através da partilha e fruição artísticas. É uma iniciativa inédita no distrito que esperamos que possa ser multiplicada e descentralizada a outros territórios”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
A iniciativa contempla ainda um estudo de avaliação aos utentes, de carácter progressivo, que permitirá medir o impacto do projeto, que está a ser desenvolvido pela Associação de Psicologia e pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
A iniciativa integra a candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade?” e conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.