A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, está a promover um projeto no Alto Minho que une a arte e a saúde mental.
“A Arte sou Eu” é uma iniciativa promovida em parceria com o Município de Vila Nova de Cerveira, a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho EPE, a Associação de Psicologia e a Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Segundo uma nota da FBAC, trata-se de um “projeto piloto que parte dos princípios da arte terapia e se destina a pessoas sinalizadas com problemas de foro de saúde mental, devidamente sinalizadas e encaminhadas por profissionais clínicos do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAM”.
Com um total de oito participantes e ao longo de oito sessões os utentes são convidados a expressar-se através da arte nas oficinas do Fórum Cultural de Cerveira.

“Este projeto revela que estamos comprometidos em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que lidam com problemas de saúde mental através da partilha e fruição artísticas. É uma iniciativa inédita no distrito que esperamos que possa ser multiplicada e descentralizada a outros territórios”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
A iniciativa contempla ainda um estudo de avaliação aos utentes, de carácter progressivo, que permitirá medir o impacto do projeto, que está a ser desenvolvido pela Associação de Psicologia e pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
A iniciativa integra a candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade?” e conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.