Logo
Regional

FBAC desenvolve “projeto piloto” que une a arte à saúde mental

16 Novembro, 2023 | 15:39
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, está a promover um projeto no Alto Minho que une a arte e a saúde mental.

“A Arte sou Eu” é uma iniciativa promovida em parceria com o Município de Vila Nova de Cerveira, a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho EPE, a Associação de Psicologia e a Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Segundo uma nota da FBAC, trata-se de um “projeto piloto que parte dos princípios da arte terapia e se destina a pessoas sinalizadas com problemas de foro de saúde mental, devidamente sinalizadas e encaminhadas por profissionais clínicos do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAM”.

Com um total de oito participantes e ao longo de oito sessões os utentes são convidados a expressar-se através da arte nas oficinas do Fórum Cultural de Cerveira.

Pode ser uma ilustração de texto

“Este projeto revela que estamos comprometidos em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que lidam com problemas de saúde mental através da partilha e fruição artísticas. É uma iniciativa inédita no distrito que esperamos que possa ser multiplicada e descentralizada a outros territórios”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.

A iniciativa contempla ainda um estudo de avaliação aos utentes, de carácter progressivo, que permitirá medir o impacto do projeto, que está a ser desenvolvido pela Associação de Psicologia e pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

A iniciativa integra a candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade?” e conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 19 Setembro, 2024

Seleção Nacional de Futsal carimbou passagem aos oitavos de final do Mundial

A Seleção Nacional de Futsal carimbou, esta quinta-feira, a passagem aos oitavos de final do Mundial, ao derrotar o Tajiquistão, por 3-2, em jogo referente à  2.ª jornada do Grupo E da competição, no Humo Arena, em Tashkent (Uzbequistão).

Nacional 19 Setembro, 2024

Nove fogos significativos em curso combatidos por cerca de 2.000 operacionais

Cerca de 2.000 operacionais, 603 meios terrestres e 22 meios aéreos estavam pelas 18:00 de hoje a combater nove incêndios rurais mais significativos e em curso nas regiões Norte e Centro de Portugal continental, segundo dados da Proteção Civil.

Desporto 19 Setembro, 2024

Benfica entra a ganhar na Liga dos Campeões

O Benfica iniciou com um triunfo a fase de liga da edição 2024/25 da Liga dos Campeões em futebol, ao vencer na visita aos sérvios do Estrela Vermelha por 1-2, em partida da jornada inaugural.

Regional 19 Setembro, 2024

Vitor Paulo Pereira é de novo candidato à liderança da Federação Distrital do PS de Viana do Castelo

Vitor Paulo Pereira é de novo candidato à liderança da Federação Distrital de Viana do Castelo do Partido Socialista, apresentando a moção de orientação política "Unidos por um Alto Minho mais forte".

Nacional 19 Setembro, 2024

Governo decreta luto nacional de um dia para sexta-feira

O Governo decretou um dia de luto nacional para sexta-feira pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias, uma deliberação aprovada pelo Conselho de Ministros.

Nacional 19 Setembro, 2024

Maratona da Maternidade convida grávidas do distrito de Viana do Castelo

A oitava edição da “Maratona da Maternidade”, o maior evento solidário para grávidas e famílias do país, realiza-se no próximo dia 28 de setembro, entre as 09h30 e as 18h00, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto. A influencer Vanessa Alfaro é a madrinha desta edição.

Regional 19 Setembro, 2024

PJ detém abusador de crianças no Alto Minho

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, procedeu à detenção, fora de flagrante delito, de um homem, com 39 anos, suspeito da prática de um número ainda indeterminado de crimes de abuso sexual de crianças, todos eles agravados em virtude da relação de parentesco com as vítimas.