A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), em Vila Nova de Cerveira, está a promover um projeto no Alto Minho que une a arte e a saúde mental.
“A Arte sou Eu” é uma iniciativa promovida em parceria com o Município de Vila Nova de Cerveira, a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho EPE, a Associação de Psicologia e a Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Segundo uma nota da FBAC, trata-se de um “projeto piloto que parte dos princípios da arte terapia e se destina a pessoas sinalizadas com problemas de foro de saúde mental, devidamente sinalizadas e encaminhadas por profissionais clínicos do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAM”.
Com um total de oito participantes e ao longo de oito sessões os utentes são convidados a expressar-se através da arte nas oficinas do Fórum Cultural de Cerveira.

“Este projeto revela que estamos comprometidos em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que lidam com problemas de saúde mental através da partilha e fruição artísticas. É uma iniciativa inédita no distrito que esperamos que possa ser multiplicada e descentralizada a outros territórios”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
A iniciativa contempla ainda um estudo de avaliação aos utentes, de carácter progressivo, que permitirá medir o impacto do projeto, que está a ser desenvolvido pela Associação de Psicologia e pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho.
A iniciativa integra a candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade?” e conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.