Esta sexta-feira, a Fundação Gil Eannes, FP comemora o 27º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo.
De referir que o Navio Gil Eannes após desempenhar a importante missão de apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha nos mares da Terra Nova e da Gronelândia, ficou durantes anos abandonado no porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997. Após ser resgatado da sucata pela comunidade vianense e receber profundas obras de reabilitação foi aberto ao público como Navio Museu, em 1998.
Há 27 anos tem a atual função de Navio Museu, onde os visitantes podem “navegar” pelos espaços museológicos recuperados e ter uma experiência memorável de conhecimento histórico e cultural.
Para além de diversas outras iniciativas que a Fundação Gil Eannes, FP tem realizado para a promoção e valorização do Gil Eannes, no ano passado passou a integrar a Rede Nacional de Turismo Industrial, na tipologia Património Industrial.
O Navio Gil Eannes teve uma grande importância para a pesca do bacalhau e hoje, sendo considerado o museu mais visitado de Viana do Castelo, tem um grande valor para a cidade e também para o Alto Minho e para a região Norte, enquanto Memória Viva da Assistência à Pesca do Bacalhau.
O Navio encontra-se aberto para visitas todos os dias das 09h30 às 18h00.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.