Nos dias 7 e 8 de setembro de 2007, Viana do Castelo foi o centro da diplomacia europeia ao receber a reunião informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, no âmbito da presidência portuguesa da UE.
O encontro, conhecido como Gymnich, decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e contou com a participação dos 27 ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-membros. Em cima da mesa esteve a discussão do novo Tratado Reformador da União Europeia, que viria a ser assinado meses depois, em dezembro, como o Tratado de Lisboa.
Além da reforma institucional da União, os chefes da diplomacia europeia abordaram ainda temas de atualidade internacional, com destaque para a situação política no Kosovo, na altura à beira de declarar unilateralmente a independência.
A reunião foi liderada pelo então ministro português Luís Amado e decorreu num ambiente informal, mas com impacto político significativo. Segundo fontes da altura, o encontro permitiu consolidar posições entre os países europeus e acelerar o calendário de reformas da UE.

A presença de delegações diplomáticas, técnicos europeus e dezenas de jornalistas internacionais deu a Viana do Castelo uma visibilidade sem precedentes, colocando a cidade no mapa político europeu.
Durante os dois dias, a cidade viveu sob medidas especiais de segurança e com uma agenda de receções institucionais e iniciativas culturais destinadas a acolher os participantes.
Quase duas décadas depois, o encontro de 2007 continua a ser lembrado como um momento marcante na história recente de Viana do Castelo, e um exemplo da capacidade do interior norte para acolher eventos de dimensão internacional.

O Tratado de Lisboa, que começou a ser politicamente consolidado em Viana do Castelo, viria a reformar profundamente o funcionamento da União Europeia, reforçando os poderes do Parlamento Europeu e criando figuras como o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros.

Fotos: Francisco Ribeiro
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.
A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico foi distinguida com o prémio “Evento Desportivo do Ano de 2024”, durante a X Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, realizada no Pavilhão Municipal da cidade.