Nos dias 7 e 8 de setembro de 2007, Viana do Castelo foi o centro da diplomacia europeia ao receber a reunião informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, no âmbito da presidência portuguesa da UE.
O encontro, conhecido como Gymnich, decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e contou com a participação dos 27 ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-membros. Em cima da mesa esteve a discussão do novo Tratado Reformador da União Europeia, que viria a ser assinado meses depois, em dezembro, como o Tratado de Lisboa.
Além da reforma institucional da União, os chefes da diplomacia europeia abordaram ainda temas de atualidade internacional, com destaque para a situação política no Kosovo, na altura à beira de declarar unilateralmente a independência.
A reunião foi liderada pelo então ministro português Luís Amado e decorreu num ambiente informal, mas com impacto político significativo. Segundo fontes da altura, o encontro permitiu consolidar posições entre os países europeus e acelerar o calendário de reformas da UE.

A presença de delegações diplomáticas, técnicos europeus e dezenas de jornalistas internacionais deu a Viana do Castelo uma visibilidade sem precedentes, colocando a cidade no mapa político europeu.
Durante os dois dias, a cidade viveu sob medidas especiais de segurança e com uma agenda de receções institucionais e iniciativas culturais destinadas a acolher os participantes.
Quase duas décadas depois, o encontro de 2007 continua a ser lembrado como um momento marcante na história recente de Viana do Castelo, e um exemplo da capacidade do interior norte para acolher eventos de dimensão internacional.

O Tratado de Lisboa, que começou a ser politicamente consolidado em Viana do Castelo, viria a reformar profundamente o funcionamento da União Europeia, reforçando os poderes do Parlamento Europeu e criando figuras como o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros.

Fotos: Francisco Ribeiro
Viana do Castelo vai ser, nos dias 6 e 7 de novembro, palco do II Encontro de Literacia em Saúde – Um Território a Descobrir, promovido pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) em parceria com a Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS).
O Sporting venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-1, na terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, num encontro disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e em que os leões conseguiram inverter o marcador.
A depressão Benjamin vai provocar chuva persistente e vento intenso no Norte e Centro do país, com Viana do Castelo entre os distritos mais afetados, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai estar encerrada ao trânsito entre as 23h00 e as 06h00, até 19 de dezembro, para a instalação das barreiras de proteção à catenária da Linha do Minho. O corte será aplicado apenas em dias úteis, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de louvor ao Gabinete Eleitoral Municipal, reconhecendo o “empenho, a competência e o profissionalismo” demonstrados durante o processo eleitoral das autárquicas de 12 de outubro.
Viana do Castelo será, de 24 a 26 de outubro, palco da Semana do Atlântico de Optimist, competição que reúne 140 jovens velejadores de Portugal e Espanha.
Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) transformaram uma ideia inovadora em realidade: a paragem sustentável e interativa “Energia com Propósito”, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.