Logo
Regional

“Fatores de Desenvolvimento Económico de Viana do Castelo no panorama regional norte” em debate na Assembleia Municipal de Viana do Castelo

23 Fevereiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Assembleia Municipal de Viana do Castelo debateu os “Fatores de Desenvolvimento Económico de Viana do Castelo no panorama regional norte”, com a presença de três convidados, que abordaram o tema. Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, evidenciou os indicadores económicos existentes e os grandes projetos que vão criar as melhores condições para assegurar as oportunidades no futuro.

Na sessão estiveram Ricardo Simões, diretor de Inovação da CCDR-Norte; Miguel Marques, consultor sobre economia do mar; e José Diogo Silva, especialista em estudos e projetos e candidaturas a fundos comunitários, cabendo ao autarca de Viana uma primeira intervenção. Luís Nobre sublinhou que existe “uma real expectativa” de aumento das exportações, sendo que Viana do Castelo tem vindo a afirmar-se no contexto regional e nacional no que toca a exportações.

“O Município de Viana do Castelo fez muito e pode fazer mais, ter capacidade de aumentar os indicadores positivos e ter capacidade de fixar investimentos nas atividades de futuro para a sustentabilidade”, lembrou, destacando sobretudo projetos como o Centro Tecnológico Sust Mar, o Viana Starts, a Agenda da Inovação B Neutral, mas também o trabalho da identidade, da economia verde e da economia azul. Para Luís Nobre, o aproveitamento das oportunidades e a governança e as oportunidades de financiamento serão fundamentais.

Já Ricardo Simões sublinhou que “Viana é exemplo do aumento da capacidade e eficiência produtiva”, lembrando que das 250 empresas instaladas nos parques, muitas são de renome internacional, um parâmetro que leva Viana do Castelo a ser expressiva nos indicadores da exportação. 

Miguel Marques revelou que “Viana do Castelo tem tudo: tem metalomecânica pesada, tem um oceano com recursos, rio com recursos e pessoas que sabem tirar proveito disso”. Para José Diogo Silva, Viana do Castelo pode e deve aproveitar os apoios e incentivos, sendo que “Viana do Castelo é capaz de captar agentes dinâmicos através destes mesmos incentivos”.

Recorde-se que o concelho de Viana do Castelo foi aquele que, nos três primeiros trimestres de 2024, registou a mais expressiva subida das exportações a Norte. A capital do Alto Minho registou, em setembro, um aumento de 37,2% das exportações, o valor mais alto conquistado nos nove primeiros meses do ano passado, de acordo com o relatório “Norte Conjuntura” da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. 

As exportações de bens do Norte aumentaram 1,9% no 3º trimestre de 2024 face ao período homólogo do ano transato, invertendo a trajetória negativa observada nos últimos quatro períodos. A evolução das exportações de bens nas diferentes sub-regiões do Norte observou dinâmicas distintas no 3º trimestre de 2024. Pela positiva, destacam-se as sub-regiões do Cávado (6,4%) e do Alto Minho (5,3%) com os aumentos homólogos mais acentuados.

Entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, doze observaram um crescimento nas exportações de bens no 3º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os maiores aumentos ocorreram em Braga (+17,2%), Porto (+16,9%) e Viana do Castelo (+15,1%).

Já o Instituto Nacional de Estatística (INE) tinha confirmado que, em outubro de 2024, Viana do Castelo exportou bens no valor de mais de 104 milhões de euros. O concelho registou, nesse mês, um crescimento considerável face ao mês homólogo de 2023 (que registara 75,494 milhões de euros). Foi o maior crescimento entre os 86 concelhos do Norte e o segundo maior do país, entre os concelhos que exportaram mais de 100 milhões de euros, de acordo com o INE.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 11 Setembro, 2025

Viana do Castelo assinala o Dia Nacional do Bombeiro Profissional

Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.

Regional 11 Setembro, 2025

Linha de alta tensão sofre desvio em Monção

O traçado da linha de alta tensão Ponte de Lima–Fontefria (Galiza), promovida pela REN – Rede Elétrica Nacional, sofreu alterações no concelho de Monção, com 16 novas localizações de apoios ao longo de cerca de oito quilómetros. O novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) encontra-se em consulta pública até ao dia 17 de outubro, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Regional 11 Setembro, 2025

Viana do Castelo recebe lançamento de novo livro sobre Cidadania e Proteção Civil

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe este sábado, 13 de setembro, pelas 15h00, a apresentação oficial do livro “Cidadania Ativa – Riscos, Prevenção e Ação”, da autoria de André Morais.

Nacional 11 Setembro, 2025

Mulher detida por burla “Olá pai, Olá mãe”

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".

Regional 11 Setembro, 2025

Academia Sénior do CER abre novo ano letivo com espetáculo em Viana do Castelo

Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).

Regional 11 Setembro, 2025

Mercado Medieval transformou Fortaleza de Valença num vibrante cenário da Idade Média

A Fortaleza de Valença voltou a encher-se de vida e história, com a realização da edição 2025 do Mercado Medieval – Valença na Rota da História.

Regional 11 Setembro, 2025

Fim de semana promete tempo estável e com Sol em Viana do Castelo

Após alguns dias de instabilidade meteorológica, os vianenses podem finalmente preparar-se para um fim de semana com tempo estável e temperaturas agradáveis. A previsão aponta para céu parcialmente nublado na sexta-feira, abertas no sábado e muito sol no domingo, com máximas a rondar os 24 °C.