O encenador espanhol Guillermo Heras faleceu durante o sono na noite de 12 de julho, em Buenos Aires, capital da Argentina.
Na sequência de uma operação de urgência a uma infeção de que foi acometido há algumas semanas, quando estava em Calafate, na Patagónia, a realizar uma das oficinas de teatro que tanto prezava, Guillermo Heras esteve hospitalizado durante várias semanas e, depois de ter alta, instalou-se em Buenos Aires para iniciar um processo de fisioterapia com vista ao seu regresso a Madrid, que estava previsto para 14 de julho.
Aquando da notícia do seu internamento, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana ponderou cancelar a edição deste ano da Escola de Verão para Atores, iniciativa de que Guillermo Heras era mentor e coordenador desde a primeira edição, por ele pensada e proposta à companhia vianense e apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Depois de Guillermo Heras ter tido alta, a companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda decidiu dar o nome do encenador ao evento e abrir as respetivas candidaturas deste encontro de formação para intérpretes profissionais e estudantes de interpretação, que se encontra a decorrer até ao próximo dia 20 de julho, em Viana do Castelo.
Já a partir de Buenos Aires, o ator, encenador, dramaturgo, editor, professor, gestor e dinamizador cultural enviou um vídeo dedicado à abertura da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras e todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer em Viana do Castelo faziam votos que a sua lenta recuperação pudesse no entanto ser bem sucedida e que este amigo do teatro de todo o Mundo e também de Viana do Castelo, do Teatro Municipal Sá de Miranda e do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana pudesse voltar.
Quando completou a escrita do livro da sua vida, plena de dádiva e encontros em prol dos seres humanos através da arte, Guillermo Heras é credor da gratidão e saudade do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, C. R. L., que endereça à sua família e incontáveis amizades as mais respeitosas condolências.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.