O encenador espanhol Guillermo Heras faleceu durante o sono na noite de 12 de julho, em Buenos Aires, capital da Argentina.
Na sequência de uma operação de urgência a uma infeção de que foi acometido há algumas semanas, quando estava em Calafate, na Patagónia, a realizar uma das oficinas de teatro que tanto prezava, Guillermo Heras esteve hospitalizado durante várias semanas e, depois de ter alta, instalou-se em Buenos Aires para iniciar um processo de fisioterapia com vista ao seu regresso a Madrid, que estava previsto para 14 de julho.
Aquando da notícia do seu internamento, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana ponderou cancelar a edição deste ano da Escola de Verão para Atores, iniciativa de que Guillermo Heras era mentor e coordenador desde a primeira edição, por ele pensada e proposta à companhia vianense e apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Depois de Guillermo Heras ter tido alta, a companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda decidiu dar o nome do encenador ao evento e abrir as respetivas candidaturas deste encontro de formação para intérpretes profissionais e estudantes de interpretação, que se encontra a decorrer até ao próximo dia 20 de julho, em Viana do Castelo.
Já a partir de Buenos Aires, o ator, encenador, dramaturgo, editor, professor, gestor e dinamizador cultural enviou um vídeo dedicado à abertura da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras e todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer em Viana do Castelo faziam votos que a sua lenta recuperação pudesse no entanto ser bem sucedida e que este amigo do teatro de todo o Mundo e também de Viana do Castelo, do Teatro Municipal Sá de Miranda e do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana pudesse voltar.
Quando completou a escrita do livro da sua vida, plena de dádiva e encontros em prol dos seres humanos através da arte, Guillermo Heras é credor da gratidão e saudade do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, C. R. L., que endereça à sua família e incontáveis amizades as mais respeitosas condolências.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.