O encenador espanhol Guillermo Heras faleceu durante o sono na noite de 12 de julho, em Buenos Aires, capital da Argentina.
Na sequência de uma operação de urgência a uma infeção de que foi acometido há algumas semanas, quando estava em Calafate, na Patagónia, a realizar uma das oficinas de teatro que tanto prezava, Guillermo Heras esteve hospitalizado durante várias semanas e, depois de ter alta, instalou-se em Buenos Aires para iniciar um processo de fisioterapia com vista ao seu regresso a Madrid, que estava previsto para 14 de julho.
Aquando da notícia do seu internamento, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana ponderou cancelar a edição deste ano da Escola de Verão para Atores, iniciativa de que Guillermo Heras era mentor e coordenador desde a primeira edição, por ele pensada e proposta à companhia vianense e apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Depois de Guillermo Heras ter tido alta, a companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda decidiu dar o nome do encenador ao evento e abrir as respetivas candidaturas deste encontro de formação para intérpretes profissionais e estudantes de interpretação, que se encontra a decorrer até ao próximo dia 20 de julho, em Viana do Castelo.
Já a partir de Buenos Aires, o ator, encenador, dramaturgo, editor, professor, gestor e dinamizador cultural enviou um vídeo dedicado à abertura da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras e todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer em Viana do Castelo faziam votos que a sua lenta recuperação pudesse no entanto ser bem sucedida e que este amigo do teatro de todo o Mundo e também de Viana do Castelo, do Teatro Municipal Sá de Miranda e do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana pudesse voltar.
Quando completou a escrita do livro da sua vida, plena de dádiva e encontros em prol dos seres humanos através da arte, Guillermo Heras é credor da gratidão e saudade do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, C. R. L., que endereça à sua família e incontáveis amizades as mais respeitosas condolências.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.