O encenador espanhol Guillermo Heras faleceu durante o sono na noite de 12 de julho, em Buenos Aires, capital da Argentina.
Na sequência de uma operação de urgência a uma infeção de que foi acometido há algumas semanas, quando estava em Calafate, na Patagónia, a realizar uma das oficinas de teatro que tanto prezava, Guillermo Heras esteve hospitalizado durante várias semanas e, depois de ter alta, instalou-se em Buenos Aires para iniciar um processo de fisioterapia com vista ao seu regresso a Madrid, que estava previsto para 14 de julho.
Aquando da notícia do seu internamento, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana ponderou cancelar a edição deste ano da Escola de Verão para Atores, iniciativa de que Guillermo Heras era mentor e coordenador desde a primeira edição, por ele pensada e proposta à companhia vianense e apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Depois de Guillermo Heras ter tido alta, a companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda decidiu dar o nome do encenador ao evento e abrir as respetivas candidaturas deste encontro de formação para intérpretes profissionais e estudantes de interpretação, que se encontra a decorrer até ao próximo dia 20 de julho, em Viana do Castelo.
Já a partir de Buenos Aires, o ator, encenador, dramaturgo, editor, professor, gestor e dinamizador cultural enviou um vídeo dedicado à abertura da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras e todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer em Viana do Castelo faziam votos que a sua lenta recuperação pudesse no entanto ser bem sucedida e que este amigo do teatro de todo o Mundo e também de Viana do Castelo, do Teatro Municipal Sá de Miranda e do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana pudesse voltar.
Quando completou a escrita do livro da sua vida, plena de dádiva e encontros em prol dos seres humanos através da arte, Guillermo Heras é credor da gratidão e saudade do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, C. R. L., que endereça à sua família e incontáveis amizades as mais respeitosas condolências.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.