Em plena Semana Europeia da Mobilidade, Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles, firmaram hoje o protocolo de adesão do município vianense a esta rede nacional que conta já com 45 aderentes.
De acordo com o protocolo, são objetivos desta rede reforçar as condições de caminhabilidade na cidade, vila e demais lugares habitados; melhorar a qualidade de vida urbana; enriquecer as sociabilidades; melhorar os parâmetros de saúde pública; universalizar a utilização do espaço público para todos; melhorar o comércio local através de centros comerciais ao ar livre; beneficiar a economia circular; diminuir a emissão de gases poluentes; incrementar a intermodalidade; aumentar a segurança da circulação pedonal e viária; formar técnicos para a abordagem específica e transversal; sensibilizar a população para os benefícios da caminhabilidade; colaborar e cooperar com todas as entidades públicas e privadas que desenvolvem ações nesta matéria.
Na sessão de apresentação da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, a vereadora com o pelouro da mobilidade, Fabíola Oliveira, indicou que “este momento é um marco” já que “participar nesta rede é extremamente importante pelo tema da mobilidade e pelo facto de podermos partilhar com outras cidades projetos, ideias e experiências”.
“O nosso grande objetivo é tornar a cidade mais sustentável e viável para o peão”, assegurou, antes de hastear a bandeira da Rede de Cidades e Vilas que Caminham na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Já a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade assegurou que, em Portugal, a rede conta já com 45 assinaturas e que, em Espanha, a congénere já conta com mais de uma centena de cidades e vilas. “Esta é uma causa coletiva, mas que também tem de ser tratada por todos nós, de forma individual”, frisou Paula Teles.
Promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham pretende promover ações, iniciativas e projetos que fomentem a caminhabilidade e a mobilidade pedonal em Portugal.

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.