Em plena Semana Europeia da Mobilidade, Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles, firmaram hoje o protocolo de adesão do município vianense a esta rede nacional que conta já com 45 aderentes.
De acordo com o protocolo, são objetivos desta rede reforçar as condições de caminhabilidade na cidade, vila e demais lugares habitados; melhorar a qualidade de vida urbana; enriquecer as sociabilidades; melhorar os parâmetros de saúde pública; universalizar a utilização do espaço público para todos; melhorar o comércio local através de centros comerciais ao ar livre; beneficiar a economia circular; diminuir a emissão de gases poluentes; incrementar a intermodalidade; aumentar a segurança da circulação pedonal e viária; formar técnicos para a abordagem específica e transversal; sensibilizar a população para os benefícios da caminhabilidade; colaborar e cooperar com todas as entidades públicas e privadas que desenvolvem ações nesta matéria.
Na sessão de apresentação da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, a vereadora com o pelouro da mobilidade, Fabíola Oliveira, indicou que “este momento é um marco” já que “participar nesta rede é extremamente importante pelo tema da mobilidade e pelo facto de podermos partilhar com outras cidades projetos, ideias e experiências”.
“O nosso grande objetivo é tornar a cidade mais sustentável e viável para o peão”, assegurou, antes de hastear a bandeira da Rede de Cidades e Vilas que Caminham na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Já a presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade assegurou que, em Portugal, a rede conta já com 45 assinaturas e que, em Espanha, a congénere já conta com mais de uma centena de cidades e vilas. “Esta é uma causa coletiva, mas que também tem de ser tratada por todos nós, de forma individual”, frisou Paula Teles.
Promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham pretende promover ações, iniciativas e projetos que fomentem a caminhabilidade e a mobilidade pedonal em Portugal.

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.