No âmbito da programação “Viana, Coração do Natal”, o Município de Viana do Castelo disponibiliza, de 02 de dezembro a 08 de janeiro de 2023, duas exposições alusivas à época festiva nos Antigos Paços do Concelho e no Museu de Artes Decorativas.
O rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, acolhe a “4ª edição de Presépios de Artesanato de Viana”, que contou com a colaboração de cerca de três dezenas de artesãos e artistas plásticos da região. Os artistas aceitaram o desafio de elaborar um presépio com os materiais que habitualmente utilizam nas suas produções e, assim, a mostra inclui presépios tradicionais ou inovadores, elaborados com pasta de papel, tecidos, massa fimo, cortiça, cápsulas de café, ferro, entre muitos outros materiais.
Já no pátio interior do Museu de Artes Decorativas está patente a exposição “Pinheirinhos de Natal”. A mostra, que conta com a participação de artesãos e artistas plásticos de Viana do Castelo, recebeu ainda trabalhos de alunos do 5º e 6º ano da Escola E.B. 2,3 Dr. Pedro Barbosa, reunindo cerca de uma dezena de pinheirinhos.
Os pinheirinhos foram elaborados em diversos materiais, tais como argila cozida, cerâmica vidrada, azulejos policromados, madeira, gesso, cobre, ferro e materiais reciclados.
Recorde-se que, para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano, “Viana, Coração do Natal” apresenta variadas propostas, para todos os gostos e idades, até dia 8 de janeiro. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos de uma programação reforçada e cativante.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.