A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo está a acolher a exposição “Retroexpetativa”, obra gráfica editada em livros, revistas, jornais e objetos da autoria de Gémeo Luís, até 30 de junho.
Gémeo Luís, pseudónimo do artista Luís Mendonça, é um dos grandes autores a juntar-se à galeria dos convidados. Ao ilustrador e design, acrescenta-se a sua atividade enquanto professor empenhado no exercício criativo de ensinar os seus alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sobrando-lhe ainda energia para a difícil tarefa de editor.
A sua obra é amplamente conhecida e premiada em Portugal e no estrangeiro, e tem ilustrado autores consagrados e novos autores. Tem trabalho publicado em diversas editoras, jornais e revistas de referência. Desenvolve ilustração na diversidade de meios, materiais, escalas e contextos.
É membro do ID+ Instituto de Investigação em Design Media e Cultura e da ELOS – Associação Galego – Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade de Santiago de Compostela.
Com atividade multifacetada e premiada, desenvolve trabalho multidisciplinar nos domínios do Design de Comunicação, Design de Produto, Design Social, Empreendedorismo, Ilustração, Cenografia, Arquitetura, Museografia ou Escultura.
Da curadoria à edição, da escultura público ao produto industrial, das oficinas tradicionais à tecnologia contemporânea, desenvolve projetos marcados pela transversalidade.
Colabora regularmente com instituições culturais, bibliotecas, escolas, museus, na realização de palestras e workshops. Está representado em coleções públicas e privadas, dentro e fora do país.
Iniciado em 2013, de forma ininterrupta este projeto de exposição de obra gráfica na Biblioteca Municipal tem-se mantido ativo e bem vivo graças à sua recetividade e ao acolhimento da comunidade e de muitos que visitam a biblioteca vianense expressamente para estas exposições.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.
O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.
O rio Lima volta a assumir o protagonismo no panorama desportivo nacional no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 13h00, com a realização da Taça Remo Jovem / Taça Primeiras Remadas, competição que reúne dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos e marca mais um momento forte da época 2025-2026.
Melgaço foi, entre quinta-feira e sábado, o centro das atenções do desporto nacional ao acolher o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto. O encontro, que celebrou o 10.º aniversário da rede, reuniu na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) representantes de 17 instituições de ensino superior, num evento marcado pelo debate, cooperação e reflexão estratégica.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.