A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo está a acolher a exposição “Retroexpetativa”, obra gráfica editada em livros, revistas, jornais e objetos da autoria de Gémeo Luís, até 30 de junho.
Gémeo Luís, pseudónimo do artista Luís Mendonça, é um dos grandes autores a juntar-se à galeria dos convidados. Ao ilustrador e design, acrescenta-se a sua atividade enquanto professor empenhado no exercício criativo de ensinar os seus alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sobrando-lhe ainda energia para a difícil tarefa de editor.
A sua obra é amplamente conhecida e premiada em Portugal e no estrangeiro, e tem ilustrado autores consagrados e novos autores. Tem trabalho publicado em diversas editoras, jornais e revistas de referência. Desenvolve ilustração na diversidade de meios, materiais, escalas e contextos.
É membro do ID+ Instituto de Investigação em Design Media e Cultura e da ELOS – Associação Galego – Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade de Santiago de Compostela.
Com atividade multifacetada e premiada, desenvolve trabalho multidisciplinar nos domínios do Design de Comunicação, Design de Produto, Design Social, Empreendedorismo, Ilustração, Cenografia, Arquitetura, Museografia ou Escultura.
Da curadoria à edição, da escultura público ao produto industrial, das oficinas tradicionais à tecnologia contemporânea, desenvolve projetos marcados pela transversalidade.
Colabora regularmente com instituições culturais, bibliotecas, escolas, museus, na realização de palestras e workshops. Está representado em coleções públicas e privadas, dentro e fora do país.
Iniciado em 2013, de forma ininterrupta este projeto de exposição de obra gráfica na Biblioteca Municipal tem-se mantido ativo e bem vivo graças à sua recetividade e ao acolhimento da comunidade e de muitos que visitam a biblioteca vianense expressamente para estas exposições.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.