No dia 14 de fevereiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura, às 17h00, uma exposição de Postais de Amor, que vão ficar expostos no Passeio das Mordomas da Romaria, em Viana, até final do mês. A mostra reúne exemplares da coleção particular do vianense José Filgueiras que tem como tema "O Bilhete-Postal Ilustrado Romântico do Primeiro Quartel do século XX".
No texto de apresentação da mostra, pode ler-se que “no dia 1 de outubro de 1869, com a finalidade principal de facilitar as pequenas comunicações por escrito, nos postos de correio da Áustria e da Hungria, foi posto à disposição do público o primeiro bilhete-postal”. De imediato, “teve um sucesso inesperado, vendendo-se na Áustria, em três meses, cerca de três milhões de exemplares”.
“Logo a seguir, em 1870, aparece nos Estados da Alemanha do Norte, Inglaterra, Finlândia e Suíça. No ano imediato, surge na Bélgica, Dinamarca, Rússia, Suécia, Chile e Ceilão; e, de repente, chega à Baviera, Espanha, Estados Unidos da América – onde se venderam cerca de seis milhões de espécies em seis meses –, no Império Alemão, na Roménia e na Sérvia. Em 1874, é já utilizado na Itália e no Luxemburgo; e, em 1875, na Grécia e na Oceânia. A partir de 1878 aparece na França, em Portugal, na Turquia e mesmo no continente Africano. Nos anos subsequentes seria adotado pelos restantes países da Europa”, explica ainda o autor.
Com o surgimento do Romantismo, no final do século XVIII e princípio do século XIX, este movimento artístico e cultural também foi sentido nos postais. “O Romantismo no bilhete postal ilustrado apresentava-se exuberantemente sob as mais diversas formas: pares de namorados, atrizes, belas mulheres, figuras alegóricas, aniversários, casamentos, dia de enganos, Natal e Ano Novo, e desenhos de modelos”, refere ainda José Filgueiras.
“O primeiro bilhete-postal oficial dos correios de Portugal, não ilustrado, data de 1878. Deste, fizeram os correios sucessivas edições, com modificações no aspeto, tamanho e qualidade, consoante as suas necessidades”, é explicado, indicando o autor que o comércio ativo do bilhete-postal ilustrado iniciou-se em 1904, atingindo o seu ponto alto em 1906/1907.
“A produção cresceu progressivamente, ampliando-se até à 1ª Grande Guerra (dado que Portugal também estava e sofria no campo de batalha), período em que o consumo foi generalizado. A partir do fim da guerra, verificou-se uma nítida quebra da produção, restringindo-se a edição de novos bilhetes-postais ilustrados às temáticas de interesse turístico e publicitário. Mas é com a entrada das novas tecnologias (telemóvel e a Internet) que o bilhete-postal ilustrado perde a importância que até aqui vinha tendo”, refere também.
De seguida, às 17h30, segue-se um concerto musical com Viana d’Arcus.
A exposição “Postais de Amor” integra a programação “Viana Amor & Folia” que a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo estão a desenvolver. A iniciativa pretende convidar os vianenses e os turistas a celebrar o Carnaval e o Dia dos Namorados na cidade de 9 a 14 de fevereiro.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.