A Loja de Turismo de Valença recebe a exposição "Ódaterra" até 2 de junho, mostrando a arte de transformar elementos da natureza em preciosas peças de bijuteria e decoração.
Cada peça, que se apresenta, é uma criação única que segue um ato de criação, de acordo com o ritmo que a natureza determina. As peças presentes fazem parte de uma vasta coleção, que desde 2020, encanta todos quantos têm a oportunidade de a conhecer. A mostra apresenta sobretudo, quadros inspirados em livros, utilizando a técnica de conservação de plantas na prensa botânica, bem como bijuterias.
A maioria dos materiais utilizados provém do jardim próprio e de recolhas feitas nas caminhadas. Estas artistas recorrem, também, aos hortos e floristas, dando nova vida a elementos considerados desperdícios.
Ódaterra é um projeto criativo das valencianas Maria João Domingues, professora de música, Rita Nicolau artista plástica e Francisca Domingues estudante de ciências da comunicação.
A exposição está patente ao público na sala “Valença, Artes e Ofícios”, da Loja de Turismo, um espaço que é uma celebração da identidade local, da alma da nossa comunidade, mostrando talentos e tradições verdadeiramente valencianos.
Aqui, projeta-se a criatividade, a inovação e a tradição, reputados criadores e jovens revelações que dão corpo à alma e identidade valenciana.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.
O futuro Edifício Cachalote, em Las Palmas de Gran Canaria, será ativado com atividades culturais e cívicas ainda antes de estar concluído. A estratégia segue o exemplo de Viana do Castelo, em Portugal, onde o projeto Viana STARTS tem vindo a envolver a comunidade local desde as primeiras fases de reabilitação urbana.
Viana do Castelo prepara-se para receber uma das grandes vozes do fado nacional: Kátia Guerreiro vai subir ao Palco da República, na Praça da República, na próxima sexta-feira, 12 de setembro, às 20h30, no âmbito do festival Viana Bate Forte. A entrada é livre.
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.