No âmbito das comemorações do 175º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade, foi inaugurada, no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho, a exposição “Monumentos de Viana do Castelo - Memória Anacrónica - Tríptico da Praça da República”. A exposição é o materializar da descoberta e reunião de elementos imagéticos que o Arquivo e Memória preserva e que potenciam um conhecimento sobre Viana do Castelo, sobre as suas gentes e sobre a sua identidade.
‘Monumentos de Viana do Castelo – memória anacrónica’ parte da lista e localização que a cartografia em exposição assinala e este mapeamento regista uma ordem de objetos em estudo. Esta exposição convida, assim, a pensar a cidade e o território.
O aparato imagético, alicerçado no processo de investigação sistemática sobre as fotografias de espólios da Câmara Municipal – Arquivo e Memória, resulta, desde logo, da concretização de ‘constructo de memória’ operando fundamentalmente no universo da fotografia documental, neste caso, dos espólios de Severino Costa e Boa-Morte.
Incidir o olhar sobre a Praça da República e o seu tríptico monumental, ao expandir do universo de imagens que se apresentam e que, por sua vez, suscitam possibilidade de estabelecer conexões, reconhecer os pormenores que são relações e podemos então encontrar, recuperar, descobrir, conhecer e fruir apego, para construir memória.
O processo em desenvolvimento, designado por ‘constructo de memória’ fundamenta-se em metodologias de análise de design de imagem, incide no vasto acervo fotográfico disponível no Arquivo e Memória que potencia o conhecimento sobre Viana do Castelo, as suas gentes, a nossa identidade, onde, pelo apelo ao olhar, na procura do entendimento do património cultural do nosso território que envolve a memória individual e coletiva, se apresenta um aparato contemporâneo.
Neste conjunto de imagens podem ser encontradas referências ao universo imaterial (vivências e tradições) que são parte da nossa identidade inimitável, construindo memória futura.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.