Logo
Regional

Exposição “Monumentos de Viana do Castelo…” patente na Praça da República

24 Janeiro, 2023 | 16:18
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No âmbito das comemorações do 175º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade, foi inaugurada, no rés-do-chão dos Antigos Paços do Concelho, a exposição “Monumentos de Viana do Castelo - Memória Anacrónica - Tríptico da Praça da República”. A exposição é o materializar da descoberta e reunião de elementos imagéticos que o Arquivo e Memória preserva e que potenciam um conhecimento sobre Viana do Castelo, sobre as suas gentes e sobre a sua identidade. 

‘Monumentos de Viana do Castelo – memória anacrónica’ parte da lista e localização que a cartografia em exposição assinala e este mapeamento regista uma ordem de objetos em estudo. Esta exposição convida, assim, a pensar a cidade e o território.

O aparato imagético, alicerçado no processo de investigação sistemática sobre as fotografias de espólios da Câmara Municipal – Arquivo e Memória, resulta, desde logo, da concretização de ‘constructo de memória’ operando fundamentalmente no universo da fotografia documental, neste caso, dos espólios de Severino Costa e Boa-Morte.

Incidir o olhar sobre a Praça da República e o seu tríptico monumental, ao expandir do universo de imagens que se apresentam e que, por sua vez, suscitam possibilidade de estabelecer conexões, reconhecer os pormenores que são relações e podemos então encontrar, recuperar, descobrir, conhecer e fruir apego, para construir memória. 

O processo em desenvolvimento, designado por ‘constructo de memória’ fundamenta-se em metodologias de análise de design de imagem, incide no vasto acervo fotográfico disponível no Arquivo e Memória que potencia o conhecimento sobre Viana do Castelo, as suas gentes, a nossa identidade, onde, pelo apelo ao olhar, na procura do entendimento do património cultural do nosso território que envolve a memória individual e coletiva, se apresenta um aparato contemporâneo.

Neste conjunto de imagens podem ser encontradas referências ao universo imaterial (vivências e tradições) que são parte da nossa identidade inimitável, construindo memória futura.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.

Regional 22 Dezembro, 2025

Alterações na recolha de resíduos durante o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.