Uma exposição da artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos, intitulada "Transcending the Domestic", vai inaugurar, este domingo, dia 27 de outubro, a programação do primeiro museu de arte contemporânea de Malta, o Malta International Contemporary Art Space (MICAS).
Esta exposição, que explora temas como a espiritualidade e a domesticidade, vai ocupar os três níveis do museu, com obras representativas da carreira de cerca de 30 anos de Joana Vasconcelos, artista conhecida pelo uso de cores vibrantes e instalações monumentais, anunciou o ‘atelier’ da artista, em comunicado.
A mostra vai ficar patente até 27 de março de 2025 no Ospizio — uma fortaleza do século XVII, localizada em frente ao Porto de Marsamxett –, que oferece uma perspetiva privilegiada de Valeta, a capital de Malta que é património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês).
Obras como a “Árvore da Vida”, “Jardim do Éden” e “Valkyrie Mumbet” vão poder ser vistas nesta mostra, que incluirá ainda uma seleção de outras instalações que exploram as tensões entre a vida contemporânea e a procura de satisfação emocional e espiritual.
Manifestando-se honrada e privilegiada por ser a primeira artista a apresentar uma exposição no MICAS, Joana Vasconcelos destacou, no mesmo comunicado, a relevância não só do “incrível programa de arte contemporânea que o museu propõe”, mas também do “contexto histórico de Malta, com uma longa história de mulheres artistas desde os templos antigos à arte contemporânea”.
Segundo o comunicado, esta exposição “dialoga profundamente com questões de género e políticas culturais”, como já vem sendo prática da artista.
A inauguração oficial do museu acontece no dia 25, com a presença do primeiro-ministro de Malta, Robert Abela, de acordo com comunicado do museu.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.