Logo
Cultura

Exposição de Joana Vasconcelos inaugura primeiro museu de arte contemporânea de Malta

25 Outubro, 2024 | 10:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Uma exposição da artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos, intitulada "Transcending the Domestic", vai inaugurar, este domingo, dia 27 de outubro, a programação do primeiro museu de arte contemporânea de Malta, o Malta International Contemporary Art Space (MICAS).

Esta exposição, que explora temas como a espiritualidade e a domesticidade, vai ocupar os três níveis do museu, com obras representativas da carreira de cerca de 30 anos de Joana Vasconcelos, artista conhecida pelo uso de cores vibrantes e instalações monumentais, anunciou o ‘atelier’ da artista, em comunicado.

A mostra vai ficar patente até 27 de março de 2025 no Ospizio — uma fortaleza do século XVII, localizada em frente ao Porto de Marsamxett –, que oferece uma perspetiva privilegiada de Valeta, a capital de Malta que é património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês).

Obras como a “Árvore da Vida”, “Jardim do Éden” e “Valkyrie Mumbet” vão poder ser vistas nesta mostra, que incluirá ainda uma seleção de outras instalações que exploram as tensões entre a vida contemporânea e a procura de satisfação emocional e espiritual.

Manifestando-se honrada e privilegiada por ser a primeira artista a apresentar uma exposição no MICAS, Joana Vasconcelos destacou, no mesmo comunicado, a relevância não só do “incrível programa de arte contemporânea que o museu propõe”, mas também do “contexto histórico de Malta, com uma longa história de mulheres artistas desde os templos antigos à arte contemporânea”.

Segundo o comunicado, esta exposição “dialoga profundamente com questões de género e políticas culturais”, como já vem sendo prática da artista.

A inauguração oficial do museu acontece no dia 25, com a presença do primeiro-ministro de Malta, Robert Abela, de acordo com comunicado do museu.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.