Uma exposição da artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos, intitulada "Transcending the Domestic", vai inaugurar, este domingo, dia 27 de outubro, a programação do primeiro museu de arte contemporânea de Malta, o Malta International Contemporary Art Space (MICAS).
Esta exposição, que explora temas como a espiritualidade e a domesticidade, vai ocupar os três níveis do museu, com obras representativas da carreira de cerca de 30 anos de Joana Vasconcelos, artista conhecida pelo uso de cores vibrantes e instalações monumentais, anunciou o ‘atelier’ da artista, em comunicado.
A mostra vai ficar patente até 27 de março de 2025 no Ospizio — uma fortaleza do século XVII, localizada em frente ao Porto de Marsamxett –, que oferece uma perspetiva privilegiada de Valeta, a capital de Malta que é património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês).
Obras como a “Árvore da Vida”, “Jardim do Éden” e “Valkyrie Mumbet” vão poder ser vistas nesta mostra, que incluirá ainda uma seleção de outras instalações que exploram as tensões entre a vida contemporânea e a procura de satisfação emocional e espiritual.
Manifestando-se honrada e privilegiada por ser a primeira artista a apresentar uma exposição no MICAS, Joana Vasconcelos destacou, no mesmo comunicado, a relevância não só do “incrível programa de arte contemporânea que o museu propõe”, mas também do “contexto histórico de Malta, com uma longa história de mulheres artistas desde os templos antigos à arte contemporânea”.
Segundo o comunicado, esta exposição “dialoga profundamente com questões de género e políticas culturais”, como já vem sendo prática da artista.
A inauguração oficial do museu acontece no dia 25, com a presença do primeiro-ministro de Malta, Robert Abela, de acordo com comunicado do museu.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.