Uma exposição da artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos, intitulada "Transcending the Domestic", vai inaugurar, este domingo, dia 27 de outubro, a programação do primeiro museu de arte contemporânea de Malta, o Malta International Contemporary Art Space (MICAS).
Esta exposição, que explora temas como a espiritualidade e a domesticidade, vai ocupar os três níveis do museu, com obras representativas da carreira de cerca de 30 anos de Joana Vasconcelos, artista conhecida pelo uso de cores vibrantes e instalações monumentais, anunciou o ‘atelier’ da artista, em comunicado.
A mostra vai ficar patente até 27 de março de 2025 no Ospizio — uma fortaleza do século XVII, localizada em frente ao Porto de Marsamxett –, que oferece uma perspetiva privilegiada de Valeta, a capital de Malta que é património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês).
Obras como a “Árvore da Vida”, “Jardim do Éden” e “Valkyrie Mumbet” vão poder ser vistas nesta mostra, que incluirá ainda uma seleção de outras instalações que exploram as tensões entre a vida contemporânea e a procura de satisfação emocional e espiritual.
Manifestando-se honrada e privilegiada por ser a primeira artista a apresentar uma exposição no MICAS, Joana Vasconcelos destacou, no mesmo comunicado, a relevância não só do “incrível programa de arte contemporânea que o museu propõe”, mas também do “contexto histórico de Malta, com uma longa história de mulheres artistas desde os templos antigos à arte contemporânea”.
Segundo o comunicado, esta exposição “dialoga profundamente com questões de género e políticas culturais”, como já vem sendo prática da artista.
A inauguração oficial do museu acontece no dia 25, com a presença do primeiro-ministro de Malta, Robert Abela, de acordo com comunicado do museu.
Viana do Castelo assinala esta terça-feira, 20 de agosto, o último e mais simbólico dia da Romaria da Senhora da Agonia. O programa culmina com a tradicional Procissão ao Mar, momento central das celebrações, que junta milhares de fiéis e visitantes nas ruas da cidade e junto ao rio Lima.
A organização do “Arraial da Romaria”, inserido na programação da Romaria da Senhora da Agonia, promoveu ontem, segunda-feira, uma tarde especial dedicada às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo.
A entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Montras da Romaria d’Agonia realiza-se hoje, terça-feira, às 18h30, nos Antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, desloca-se esta terça-feira, 19 de agosto, ao distrito de Viana do Castelo, com passagens por Ponte da Barca e pela cidade de Viana do Castelo.
A organização do Festival de Vilar de Mouros, em Caminha, mostra-se confiante numa “boa afluência” de público para a edição de 2025, que assinala os 60 anos do evento. O certame decorre entre quarta-feira e sábado, com nomes como The Kooks, Sex Pistols, Papa Roach e Da Weasel.
Depois de uma derrota caseira na ronda inaugural frente ao GD Chaves B, a formação orientada por Filipe Mesquita procurava uma resposta positiva fora de portas — e esteve mesmo perto de sair com os três pontos.
Esta terça-feira, 19 de agosto, promete ser inesquecível em Viana do Castelo, com uma programação intensa e vibrante no penúltimo dia da emblemática Romaria d’Agonia. Com música, tradição, cultura e muita animação, a noite de hoje já é conhecida como “a noite mais longa” da romaria, e os motivos não faltam.