A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura, este sábado, às 18h30, no Fórum Cultural das Neves, a exposição “Censura Prévia na Música e na Literatura”, que reúne um conjunto de livros e discos editados antes do 25 de Abril e que foram objeto de censura, alguns deles proibidos de circular em Portugal.
A sessão de abertura contará com a participação do grupo Terra Larga – Coro dos Moços do Neiva, que interpretará temas do cancioneiro popular alentejano. Esta exposição ficará patente ao público até ao dia 20 de maio, podendo ser visitada das 15h00 às 19h00.
Esta exposição enquadra-se na programação comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Recorde-se que Viana do Castelo está a assinalar meio século da Revolução dos Cravos com cerca de 200 iniciativas promovidas pelo município e entidades diversas, entre teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, murais, esculturas e muito mais, até final do ano. O programa reúne várias associações de índole cultural, desportiva e social e instituições vianenses.
O objetivo passa por ir além da evocação da data, envolvendo os agentes locais e o território e gerando uma reflexão em vários domínios, entre educação, cultura, ciência e outros, sobre os ganhos dos 50 anos de democracia e liberdade. É também objetivo da autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo.
Sobre o Fórum Cultural das Neves, o novo espaço, que foi financiado pelo Norte 2020, serve as freguesias do Vale do Neiva e implicou a reconstrução integral de um edifício no centro do Largo das Neves, incluindo agora áreas expositivas para promover os valores identitários da região, um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva.

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.