A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura, este sábado, às 18h30, no Fórum Cultural das Neves, a exposição “Censura Prévia na Música e na Literatura”, que reúne um conjunto de livros e discos editados antes do 25 de Abril e que foram objeto de censura, alguns deles proibidos de circular em Portugal.
A sessão de abertura contará com a participação do grupo Terra Larga – Coro dos Moços do Neiva, que interpretará temas do cancioneiro popular alentejano. Esta exposição ficará patente ao público até ao dia 20 de maio, podendo ser visitada das 15h00 às 19h00.
Esta exposição enquadra-se na programação comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Recorde-se que Viana do Castelo está a assinalar meio século da Revolução dos Cravos com cerca de 200 iniciativas promovidas pelo município e entidades diversas, entre teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, murais, esculturas e muito mais, até final do ano. O programa reúne várias associações de índole cultural, desportiva e social e instituições vianenses.
O objetivo passa por ir além da evocação da data, envolvendo os agentes locais e o território e gerando uma reflexão em vários domínios, entre educação, cultura, ciência e outros, sobre os ganhos dos 50 anos de democracia e liberdade. É também objetivo da autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo.
Sobre o Fórum Cultural das Neves, o novo espaço, que foi financiado pelo Norte 2020, serve as freguesias do Vale do Neiva e implicou a reconstrução integral de um edifício no centro do Largo das Neves, incluindo agora áreas expositivas para promover os valores identitários da região, um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva.

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.