Os trabalhos (pintura sobre tela) de jovens estudantes de arte de Portugal e da Galiza estão expostos no Espaço Abrigo, da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, após terem estado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O resultado final das pinturas das duas primeiras edições do Projeto “Arte em Trânsito”, referente aos anos 2021/2022 e 2022/2023, encontram-se em regime de itinerância pelos estabelecimentos de ensino superior do Norte de Portugal e da Galiza, parceiros do Município de Monção neste projeto partilhado e criativo.
Entre os dias 2 e 28 de novembro esteve patente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e agora podem ser apreciadas no Espaço Abrigo da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra.
Com a colaboração da Escola Superior Artística do Porto, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Projeto “Arte em Trânsito”, que vai já na terceira edição, resulta de três momentos distintos ao longo do ano letivo, tendo como cenário várias quintas vinícolas do concelho.
O primeiro momento teve lugar, em finais de setembro, com a participação de 6 alunos, 2 de cada uma das instituições educativas mencionadas.
A pintura, que ficou incompleta, será retomada, no primeiro trimestre de 2024, por outros alunos, sendo concluída, no segundo trimestre, por novos alunos.
No seu conjunto, o Projeto “Arte em Trânsito” envolve, em cada edição, 18 alunos, 6 de cada instituição de ensino, numa verdadeira comunhão de ideias e partilha de experiências artísticas, proporcionando cumplicidade entre o território vinhateiro de Monção assim como a criatividade dos jovens estudantes.
Ussumani Djumo, atleta do Olímpico Vianense, foi convocado para os Mundiais de Atletismo que terão lugar em Tóquio, consolidando-se como uma das maiores promessas do desporto em Portugal e na Guiné-Bissau.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.
A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.
Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.
Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.