Os trabalhos (pintura sobre tela) de jovens estudantes de arte de Portugal e da Galiza estão expostos no Espaço Abrigo, da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, após terem estado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O resultado final das pinturas das duas primeiras edições do Projeto “Arte em Trânsito”, referente aos anos 2021/2022 e 2022/2023, encontram-se em regime de itinerância pelos estabelecimentos de ensino superior do Norte de Portugal e da Galiza, parceiros do Município de Monção neste projeto partilhado e criativo.

Entre os dias 2 e 28 de novembro esteve patente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e agora podem ser apreciadas no Espaço Abrigo da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra.
Com a colaboração da Escola Superior Artística do Porto, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Projeto “Arte em Trânsito”, que vai já na terceira edição, resulta de três momentos distintos ao longo do ano letivo, tendo como cenário várias quintas vinícolas do concelho.

O primeiro momento teve lugar, em finais de setembro, com a participação de 6 alunos, 2 de cada uma das instituições educativas mencionadas.
A pintura, que ficou incompleta, será retomada, no primeiro trimestre de 2024, por outros alunos, sendo concluída, no segundo trimestre, por novos alunos.
No seu conjunto, o Projeto “Arte em Trânsito” envolve, em cada edição, 18 alunos, 6 de cada instituição de ensino, numa verdadeira comunhão de ideias e partilha de experiências artísticas, proporcionando cumplicidade entre o território vinhateiro de Monção assim como a criatividade dos jovens estudantes.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.