Os trabalhos (pintura sobre tela) de jovens estudantes de arte de Portugal e da Galiza estão expostos no Espaço Abrigo, da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, após terem estado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O resultado final das pinturas das duas primeiras edições do Projeto “Arte em Trânsito”, referente aos anos 2021/2022 e 2022/2023, encontram-se em regime de itinerância pelos estabelecimentos de ensino superior do Norte de Portugal e da Galiza, parceiros do Município de Monção neste projeto partilhado e criativo.

Entre os dias 2 e 28 de novembro esteve patente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e agora podem ser apreciadas no Espaço Abrigo da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra.
Com a colaboração da Escola Superior Artística do Porto, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Projeto “Arte em Trânsito”, que vai já na terceira edição, resulta de três momentos distintos ao longo do ano letivo, tendo como cenário várias quintas vinícolas do concelho.

O primeiro momento teve lugar, em finais de setembro, com a participação de 6 alunos, 2 de cada uma das instituições educativas mencionadas.
A pintura, que ficou incompleta, será retomada, no primeiro trimestre de 2024, por outros alunos, sendo concluída, no segundo trimestre, por novos alunos.
No seu conjunto, o Projeto “Arte em Trânsito” envolve, em cada edição, 18 alunos, 6 de cada instituição de ensino, numa verdadeira comunhão de ideias e partilha de experiências artísticas, proporcionando cumplicidade entre o território vinhateiro de Monção assim como a criatividade dos jovens estudantes.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.