Foi inaugurada hoje, na entrada do Centro Cultural de Viana do Castelo, a exposição “10 anos de Museu Nacional de Desporto 2012-2022”. Foi no ano passado, que o Museu Nacional do Desporto comemorou uma década de abertura ao público e esta mostra, de entrada gratuita, assinala os momentos mais marcantes, bem como as atividades desenvolvidas nesse período.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto inauguraram esta exposição, que representa o arranque do projeto “Museu Fora de Portas”, com o intuito de levar a todas as regiões do território nacional as várias exposições temáticas do Museu Nacional do Desporto, que estará aberta ao público, de forma gratuita, no Centro Cultural de Viana do Castelo de 30 de março a 31 de maio.

Nesta mostra, está patente em revista, cerca de 40 exposições que o Museu organizou, algumas em parcerias com outras entidades, dentro e fora das suas instalações, destacando-se as mais emblemáticas. Nesta linha de tempo, alia-se a seleção dos maiores feitos por atletas portugueses que ficam na História do Desporto nacional e encontram-se peças da vasta coleção do Museu de elevado valor e relevância patrimonial e sentimental.

O Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, referiu que este foi “o pontapé de saída” desta mostra, que inaugurou ao público no Museu Nacional do Desporto em outubro passado e que sai agora em formato itinerante. O responsável destacou ainda a “relação próxima” entre o IPDJ e o Município “desde há muito tempo”, indicando que o facto de Viana do Castelo ser Cidade Europeia do Desporto “serve para incrementar esta relação, o que pode ter reflexo na alteração da realidade local em termos de clubes, associações e juventude”.
Nesse contexto, foi ainda assinado um memorando de entendimento do Clube TOP, entre o IPDJ e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que visa a realização de ações de formação para agentes desportivos dos clubes e associações do município. “O Clube TOP está relacionado com a capacitação dos dirigentes nos pequenos clubes, ajudando na formação destas pessoas que se disponibilizam de forma voluntária a acederem a novas oportunidades de práticas desportivas, a conhecerem novas perspetivas para fazerem ainda melhor o seu trabalho”, declarou Vítor Pataco.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, indicou que este memorando “concretiza o que tem sido uma estratégia municipal de ver o desporto como elemento de coesão social e territorial”. “Os clubes e associações foram determinantes para o
desafio de sermos Cidade Europeia do Desporto 2023, o que tem impacto em toda a nossa comunidade e visa o reconhecimento e capacitação de todos, incluindo dos dirigentes dos nossos clubes”, explicou.
Tem ainda como objetivos a partilha de informações e conhecimentos técnicos que sirvam o desenvolvimento de iniciativas que visem uma adequação do Programa CLUBE TOP às necessidades do movimento associativo no quadro dos desafios da
sustentabilidade e da boa governança, assim como o desenvolvimento de ações e atividades conjuntas no âmbito das diferentes Medidas do Programa, de forma a contribuirem para a capacitação dos clubes desportivos locais, formação e qualificação dos recursos humanos com responsabilidades de direção, gestão e administrativas.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Congresso da CGLU – Cimeira Mundial dos Líderes Locais e Regionais, que decorre em Tânger, Marrocos, reunindo mais de três mil responsáveis políticos, autarcas e representantes de instituições internacionais.
A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, presidiu à inauguração das obras de reabilitação da Igreja Matriz de Ponte da Barca, intervenção que representou um investimento de cerca de 350 mil euros e permitiu recuperar um dos mais importantes monumentos do concelho, classificado como Monumento Nacional desde 1910.
O Parque Aquático do Castelinho reabriu esta quarta-feira, 24 de junho, dando início a mais uma época de verão em Vila Nova de Cerveira. O espaço, de acesso gratuito, volta a receber famílias, crianças e visitantes até meados de setembro, reforçando-se como uma das principais atrações estivais do concelho.
A Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a abrir portas à atividade expositiva com a inauguração da mostra "Um tempo que se abre – Permanecer no olhar, na matéria, na memória", da artista Maria João Lousa.