Foi inaugurada hoje, na entrada do Centro Cultural de Viana do Castelo, a exposição “10 anos de Museu Nacional de Desporto 2012-2022”. Foi no ano passado, que o Museu Nacional do Desporto comemorou uma década de abertura ao público e esta mostra, de entrada gratuita, assinala os momentos mais marcantes, bem como as atividades desenvolvidas nesse período.
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto inauguraram esta exposição, que representa o arranque do projeto “Museu Fora de Portas”, com o intuito de levar a todas as regiões do território nacional as várias exposições temáticas do Museu Nacional do Desporto, que estará aberta ao público, de forma gratuita, no Centro Cultural de Viana do Castelo de 30 de março a 31 de maio.

Nesta mostra, está patente em revista, cerca de 40 exposições que o Museu organizou, algumas em parcerias com outras entidades, dentro e fora das suas instalações, destacando-se as mais emblemáticas. Nesta linha de tempo, alia-se a seleção dos maiores feitos por atletas portugueses que ficam na História do Desporto nacional e encontram-se peças da vasta coleção do Museu de elevado valor e relevância patrimonial e sentimental.

O Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, referiu que este foi “o pontapé de saída” desta mostra, que inaugurou ao público no Museu Nacional do Desporto em outubro passado e que sai agora em formato itinerante. O responsável destacou ainda a “relação próxima” entre o IPDJ e o Município “desde há muito tempo”, indicando que o facto de Viana do Castelo ser Cidade Europeia do Desporto “serve para incrementar esta relação, o que pode ter reflexo na alteração da realidade local em termos de clubes, associações e juventude”.
Nesse contexto, foi ainda assinado um memorando de entendimento do Clube TOP, entre o IPDJ e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que visa a realização de ações de formação para agentes desportivos dos clubes e associações do município. “O Clube TOP está relacionado com a capacitação dos dirigentes nos pequenos clubes, ajudando na formação destas pessoas que se disponibilizam de forma voluntária a acederem a novas oportunidades de práticas desportivas, a conhecerem novas perspetivas para fazerem ainda melhor o seu trabalho”, declarou Vítor Pataco.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, indicou que este memorando “concretiza o que tem sido uma estratégia municipal de ver o desporto como elemento de coesão social e territorial”. “Os clubes e associações foram determinantes para o
desafio de sermos Cidade Europeia do Desporto 2023, o que tem impacto em toda a nossa comunidade e visa o reconhecimento e capacitação de todos, incluindo dos dirigentes dos nossos clubes”, explicou.
Tem ainda como objetivos a partilha de informações e conhecimentos técnicos que sirvam o desenvolvimento de iniciativas que visem uma adequação do Programa CLUBE TOP às necessidades do movimento associativo no quadro dos desafios da
sustentabilidade e da boa governança, assim como o desenvolvimento de ações e atividades conjuntas no âmbito das diferentes Medidas do Programa, de forma a contribuirem para a capacitação dos clubes desportivos locais, formação e qualificação dos recursos humanos com responsabilidades de direção, gestão e administrativas.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.