Logo
Desporto

Exposição “10 anos de Museu Nacional de Desporto 2012-2022” homenageia atletas portugueses que ficam na História

30 Março, 2023 | 16:00
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Foi inaugurada hoje, na entrada do Centro Cultural de Viana do Castelo, a exposição “10 anos de Museu Nacional de Desporto 2012-2022”. Foi no ano passado, que o Museu Nacional do Desporto comemorou uma década de abertura ao público e esta mostra, de entrada gratuita, assinala os momentos mais marcantes, bem como as atividades desenvolvidas nesse período.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto inauguraram esta exposição, que representa o arranque do projeto “Museu Fora de Portas”, com o intuito de levar a todas as regiões do território nacional as várias exposições temáticas do Museu Nacional do Desporto, que estará aberta ao público, de forma gratuita, no Centro Cultural de Viana do Castelo de 30 de março a 31 de maio.

Nesta mostra, está patente em revista, cerca de 40 exposições que o Museu organizou, algumas em parcerias com outras entidades, dentro e fora das suas instalações, destacando-se as mais emblemáticas. Nesta linha de tempo, alia-se a seleção dos maiores feitos por atletas portugueses que ficam na História do Desporto nacional e encontram-se peças da vasta coleção do Museu de elevado valor e relevância patrimonial e sentimental.

O Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, referiu que este foi “o pontapé de saída” desta mostra, que inaugurou ao público no Museu Nacional do Desporto em outubro passado e que sai agora em formato itinerante. O responsável destacou ainda a “relação próxima” entre o IPDJ e o Município “desde há muito tempo”, indicando que o facto de Viana do Castelo ser Cidade Europeia do Desporto “serve para incrementar esta relação, o que pode ter reflexo na alteração da realidade local em termos de clubes, associações e juventude”.

Nesse contexto, foi ainda assinado um memorando de entendimento do Clube TOP, entre o IPDJ e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que visa a realização de ações de formação para agentes desportivos dos clubes e associações do município. “O Clube TOP está relacionado com a capacitação dos dirigentes nos pequenos clubes, ajudando na formação destas pessoas que se disponibilizam de forma voluntária a acederem a novas oportunidades de práticas desportivas, a conhecerem novas perspetivas para fazerem ainda melhor o seu trabalho”, declarou Vítor Pataco.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, indicou que este memorando “concretiza o que tem sido uma estratégia municipal de ver o desporto como elemento de coesão social e territorial”. “Os clubes e associações foram determinantes para o
desafio de sermos Cidade Europeia do Desporto 2023, o que tem impacto em toda a nossa comunidade e visa o reconhecimento e capacitação de todos, incluindo dos dirigentes dos nossos clubes”, explicou.

Tem ainda como objetivos a partilha de informações e conhecimentos técnicos que sirvam o desenvolvimento de iniciativas que visem uma adequação do Programa CLUBE TOP às necessidades do movimento associativo no quadro dos desafios da
sustentabilidade e da boa governança, assim como o desenvolvimento de ações e atividades conjuntas no âmbito das diferentes Medidas do Programa, de forma a contribuirem para a capacitação dos clubes desportivos locais, formação e qualificação dos recursos humanos com responsabilidades de direção, gestão e administrativas.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Atelier de Viana do Castelo apoia recuperação do património religioso danificado pelo mau tempo

Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Deslizamentos em Ponte da Barca deixam 23 desalojados sem previsão de regresso

Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Cerveira corta trânsito na frente ribeirinha por risco de cheia do rio Minho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Tempestades provocam mortes e inundações no centro de Portugal

O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Santa Luzia defronta Nun’Álvares nos quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Detidos em Viana do Castelo por Falsificação e Condução Sob Efeito de Álcool

O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.