A taxa de exportações em Valença cresceu 28% em 2022 face ao ano transato, 2021. Os dados foram avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com a informação disponibilizada pela autarquia de Valença, em 2022 as empresas valencianas fizeram vendas ao exterior no valor de aproximadamente 151 milhões de euros, enquanto que em 2021 o valor se situou nos 118 milhões de euros. “Este aumento percentual, nas exportações em Valença, é uma das maiores subidas verificadas nos concelhos do norte do país”, afirmou o Município.
O grande volume das vendas ao exterior destinou-se ao mercado da União Europeia com cerca de 145 milhões de euros, ficando 6 milhões de euros para o comércio com países fora da União Europeia.
Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, “os números divulgados pelo INE são um indicador claro da maior dinamização económica do concelho de Valença, no ano 2022, nomeadamente da atividade industrial do Parque Empresarial e Logístico de Valença. O aumento de perto de 35 milhões de euros faturados ao mercado externo pelas empresas sediadas em Valença, durante o ano transato, contribuiu decisivamente para a geração de riqueza no nosso concelho e na nossa região, por via da internacionalização”, considerou, destacando ainda o empenho do Município em relação à “valorização e ao alargamento do Parque Empresarial e Logístico de Valença e na captação de investimento privado de valor acrescentado para a economia local, que conduza à criação de emprego mais qualificado”.
Atualmente, o número de empresas exportadoras em Valença está em 211. O maior volume exportador situa-se, sobretudo, na área dos componentes para a indústria automóvel.
Daniel Fernandes, finalista do curso de Gastronomia e Artes Culinárias do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), foi um dos participantes no prestigiado festival Chefs on Fire – Madrid 2025, juntando-se a alguns dos mais reconhecidos chefs nacionais e internacionais.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez reforçou o seu compromisso com o movimento associativo local ao celebrar protocolos de apoio financeiro com 67 associações, coletividades e clubes do concelho, num montante global de 380 mil euros.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai levar o nome de Portugal e da cidade minhota ao XXVIII Certame Internacional de Cuarentunas, que se realiza em Cartagena, Espanha, nos dias 24, 25 e 26 de outubro.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve três homens, entre os dias 5 e 12 de outubro, no âmbito das ações de prevenção e combate à criminalidade realizadas em todo o distrito.
Conhecido como o "órgão regenerador", o fígado pode sofrer alterações quando se desenvolvem células anormais que dão origem a tumores, esta situação será particularmente mais frequente quando os doentes padecem de uma doença crónica do fígado. Silencioso e bastante comum, o cancro do fígado é um dos mais diagnosticados no mundo, ocupando o sexto lugar, conforme as últimas estimativas divulgadas.
Arranca hoje, 14 de outubro, em todo o país, a nova campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa”, promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).
O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.