A taxa de exportações em Valença cresceu 28% em 2022 face ao ano transato, 2021. Os dados foram avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com a informação disponibilizada pela autarquia de Valença, em 2022 as empresas valencianas fizeram vendas ao exterior no valor de aproximadamente 151 milhões de euros, enquanto que em 2021 o valor se situou nos 118 milhões de euros. “Este aumento percentual, nas exportações em Valença, é uma das maiores subidas verificadas nos concelhos do norte do país”, afirmou o Município.
O grande volume das vendas ao exterior destinou-se ao mercado da União Europeia com cerca de 145 milhões de euros, ficando 6 milhões de euros para o comércio com países fora da União Europeia.
Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, “os números divulgados pelo INE são um indicador claro da maior dinamização económica do concelho de Valença, no ano 2022, nomeadamente da atividade industrial do Parque Empresarial e Logístico de Valença. O aumento de perto de 35 milhões de euros faturados ao mercado externo pelas empresas sediadas em Valença, durante o ano transato, contribuiu decisivamente para a geração de riqueza no nosso concelho e na nossa região, por via da internacionalização”, considerou, destacando ainda o empenho do Município em relação à “valorização e ao alargamento do Parque Empresarial e Logístico de Valença e na captação de investimento privado de valor acrescentado para a economia local, que conduza à criação de emprego mais qualificado”.
Atualmente, o número de empresas exportadoras em Valença está em 211. O maior volume exportador situa-se, sobretudo, na área dos componentes para a indústria automóvel.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.