Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.
A Câmara do Viana do Castelo revela ter sido assinado o protocolo de colaboração entre o município e a Escola dos Serviços da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, para assegurar ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia, como acontece desde 2011, após os incêndios no verão de 2005 e 2010 que, entre outros locais, atingiram o “ex-libris” da cidade.
A autarquia explica que a Serra de Santa Luzia é uma “área considerada crítica no concelho, devido ao acentuado crescimento da vegetação e à ausência prolongada de ocorrências de incêndio”.
Segundo dados do Sistema de Gestão de Incêndios Florestais do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), hoje divulgados pela autarquia, “em 2010, registaram-se 405 ocorrências de incêndios rurais no concelho de Viana do Castelo, número que tem descido exponencialmente nos últimos anos”.
Desde 2019, “o número de ocorrências não chega a uma centena anual, depois de 2005 e 2016 terem sido os anos mais alarmantes. Em 2019 foram registadas 84 ocorrências, 89 em 2020, 87 em 2021, 78 em 2022, 70 em 2023 e 52 em 2024”.
Também “a área ardida decaiu consideravelmente, com 4.190 hectares em 2010, 112 hectares em 2019, 71 hectares em 2020, 266 em 2021, 322 em 2022, 101 em 2023 e 253, em 2024”.
O protocolo assinado pelo autarca socialista, Luís Nobre, e o Comandante da Escola dos Serviços, coronel Fernando Manuel Batista da Costa, “tem como principal objetivo assegurar o patrulhamento florestal da Serra de Santa Luzia, numa lógica preventiva e dissuasora, reforçando assim a vigilância desta área sensível”.
O objetivo é “contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e, consequentemente, para a redução do tempo de deteção e de resposta a eventuais incêndios rurais”.
O protocolo “impõe patrulhamento diário, operações de vigilância e defesa da floresta, contando com a colaboração de oito militares afetos à vigilância”.
Ao abrigo do protocolo hoje firmado, “a Escola de Serviços compromete-se a disponibilizar viatura e militares para operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho e/ou Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo), comunicando-lhes, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo”.
Já “a Câmara Municipal de Viana do Castelo compromete-se a fornecer os meios materiais necessários ao cumprimento da missão, comparticipando encargos decorrentes das atividades de vigilância, entre outras obrigações”.
A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.
Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.
A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.
O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.
Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.
O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).