Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.
A Câmara do Viana do Castelo revela ter sido assinado o protocolo de colaboração entre o município e a Escola dos Serviços da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, para assegurar ações de vigilância e patrulhamento na Serra de Santa Luzia, como acontece desde 2011, após os incêndios no verão de 2005 e 2010 que, entre outros locais, atingiram o “ex-libris” da cidade.
A autarquia explica que a Serra de Santa Luzia é uma “área considerada crítica no concelho, devido ao acentuado crescimento da vegetação e à ausência prolongada de ocorrências de incêndio”.
Segundo dados do Sistema de Gestão de Incêndios Florestais do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), hoje divulgados pela autarquia, “em 2010, registaram-se 405 ocorrências de incêndios rurais no concelho de Viana do Castelo, número que tem descido exponencialmente nos últimos anos”.
Desde 2019, “o número de ocorrências não chega a uma centena anual, depois de 2005 e 2016 terem sido os anos mais alarmantes. Em 2019 foram registadas 84 ocorrências, 89 em 2020, 87 em 2021, 78 em 2022, 70 em 2023 e 52 em 2024”.
Também “a área ardida decaiu consideravelmente, com 4.190 hectares em 2010, 112 hectares em 2019, 71 hectares em 2020, 266 em 2021, 322 em 2022, 101 em 2023 e 253, em 2024”.
O protocolo assinado pelo autarca socialista, Luís Nobre, e o Comandante da Escola dos Serviços, coronel Fernando Manuel Batista da Costa, “tem como principal objetivo assegurar o patrulhamento florestal da Serra de Santa Luzia, numa lógica preventiva e dissuasora, reforçando assim a vigilância desta área sensível”.
O objetivo é “contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e, consequentemente, para a redução do tempo de deteção e de resposta a eventuais incêndios rurais”.
O protocolo “impõe patrulhamento diário, operações de vigilância e defesa da floresta, contando com a colaboração de oito militares afetos à vigilância”.
Ao abrigo do protocolo hoje firmado, “a Escola de Serviços compromete-se a disponibilizar viatura e militares para operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho e/ou Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo), comunicando-lhes, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo”.
Já “a Câmara Municipal de Viana do Castelo compromete-se a fornecer os meios materiais necessários ao cumprimento da missão, comparticipando encargos decorrentes das atividades de vigilância, entre outras obrigações”.
Está a decorrer até 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com grande participação internacional, a 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao universo artístico de Pina Bausch.
Dois grupos de jovens do concelho de Vila Nova de Cerveira – 'Amici Christi' de Campos, Cornes, Nogueira e Sapardos e 'Luz e Vida' de Candemil, Covas, Gondar e Mentrestido - já se encontram em Roma para participar no Jubileu dos Jovens, um dos maiores encontros internacionais da juventude católica.
A Associação Portuguesa de Fertilidade expressa preocupação perante a recente decisão do Governo em "diminuir a importância da educação sexual na disciplina de Cidadania". Cláudia Vieira, presidente da Associação, sublinha que a literacia em saúde sexual e reprodutiva "é essencial numa disciplina que visa formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de proteger a sua saúde".
A edição de 2025 da revista “A Falar de Viana” destaca, entre outros temas, a reabertura da Ponte Eiffel em 1925, após três anos de encerramento ao trânsito para obras de reparação. O momento coincidiu com os dias que antecederam as Festas de Nossa Senhora d’Agonia, e foi celebrado com entusiasmo pela população, tanto na ponte como no rio.
A Anémona Sonora e o Irish & Co. - pub situado no Cais da Marina de Viana do Castelo promovem, no próximo dia 23 de agosto, um sunset no terraço exterior do espaço.
O Sport Clube Vianense vai apresentar-se aos seus sócios e adeptos, sábado, dia 2 de agosto, às 17h00, no Estádio Dr. José de Matos. O clube da capital do Alto Minho vai defrontar a equipa B do Vitória SC, numa partida onde estará em disputa o 7º Troféu Manuel Passos (Passinhos).
Arranca esta sexta-feira a 11.ª edição do “Festival de Música à Sua Porta – Gala de Ópera 2025”, na Porta Mexia Galvão, Antigos Passos do Concelho. A entrada é livre e o espetáculo tem início marcado para as 21h30.