Logo
Regional

Executivo vianense apresentou projeto da reabilitação e modernização da Escola Pedro Barbosa

5 Dezembro, 2024 | 11:54
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, acompanhado pelo vice-presidente e vereador da educação, marcou presença na apresentação do projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B. 2/3 Dr. Pedro Barbosa à comunidade educativa.

A empreitada, financiada pelo PRR, foi adjudicada por 5,3 milhões de euros e vai, nas palavras de Luís Nobre, “ser um espaço para que todas as crianças tenham as melhores condições para preparar o seu futuro, cumprindo assim um sonho e um objetivo de toda a comunidade escolar”.

A apresentação, que contou com a presença de técnicos, professores, representantes dos pais e encarregados de educação e funcionários, marca o arranque de uma empreitada que irá transformar e adaptar às novas necessidades aquele estabelecimento escolar, cuja estrutura tem já trinta anos. 

A escola, que completará em janeiro de 2025 os seus cinquenta anos de existência, irá agora receber, de acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Maria das Dores Silva, “os ambientes educativos do século XXI” e cumprir um velho anseio da comunidade educativa.

Por seu lado, Manuel Vitorino, Vereador da Educação, afirmou que em causa está uma reabilitação e modernização no valor de mais de cinco milhões de euros, sendo que esta foi uma das duas escolas a ser contemplada com apoios do PRR. “Esta é uma escola que está cuidada, onde não se nota o peso dos anos graças ao trabalho de quem aqui trabalha, mas o que se pretende aqui fazer é melhorar o conforto térmico, requalificar espaços de forma a melhorar as condições desta comunidade porque a dinâmica e a alma da escola são as pessoas”, garantiu.

Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre frisou que o PRR apresenta uma “oportunidade para aproveitar” e que os prazos serão curtos, mas garantiu que, com o planeamento, a identificação e a vontade da comunidade educativa, será cumprida “aquela que é uma ambição e um sonho da comunidade escolar”. Luís Nobre pediu a colaboração de todos para compatibilizar os espaços e as obras, uma vez que a empreitada vai decorrer lado a lado com a normal atividade escolar, e lembrou a grande relevância que tem sido dada à educação, com as intervenções que têm sido feitas em toda a rede escolar.

A escola, atualmente com 488 alunos, 78 professores e 24 funcionários, vai ser alvo de uma remodelação cujo projeto é da autoria do arquiteto Hugo Soares. Melhorar o conforto térmico e acústico, pinturas, remodelação de todas as instalações sanitárias, substituição da rede de abastecimento de água, instalação de sistemas de segurança, cozinha/cantina, bar e a criação de três novas zonas cobertas e mais áreas verdes são algumas das melhorias previstas nesta empreitada.

A obra, com prazo de execução previsto de 450 dias, vai ao encontro das necessidades, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva. Propõe ainda reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar.

O executivo municipal já tinha apresentado, há algumas semanas, o projeto da empreitada de reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira – Viana do Castelo, adjudicada por um montante superior a 12,2 milhões de euros.

Esta segunda reabilitação, com um prazo previsto de 540 dias (18 meses) de execução, vai permitir o aumento da capacidade da escola, de 24 para 28 turmas, melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência energética, segurança contra incêndios e das condições gerais do uso do edifício na componente letiva.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Julho, 2025

Casa da Paz da Montaria já foi inaugurada

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora com o Pelouro da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, marcou presença na cerimónia de inauguração e bênção da nova Casa da Paz da freguesia da Montaria, um investimento de cerca de 150 mil euros.

Regional 1 Julho, 2025

Ponte de Lima acolhe a XXIX Feira do Livro entre 17 e 20 de julho de 2025

A Expolima volta a ser o cenário da Feira do Livro de Ponte de Lima, que decorre entre os dias 17 e 20 de julho, naquela que será a sua 29.ª edição.

Regional 1 Julho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo assina auto de consignação da obra de requalificação da residência da Escola Superior Agrária

Foi assinado esta segunda-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Ponte de Lima. A obra arranca já esta terça-feira e tem um prazo de execução de oito meses.

Desporto 1 Julho, 2025

Rampa do Monte do Faro coroa o desporto automóvel em Valença

A edição de 2025 da Rampa do Monte do Faro coroa, com sucesso, um fim de semana que consagrou esta rampa, entre pilotos e aficionados do desporto automóvel de Portugal e Espanha.

Regional 1 Julho, 2025

PSD em coligação com CDS concorre com José Albano à Câmara de Melgaço

José Albano anunciado, em 2024, como candidato do PSD à Câmara de Melgaço, vai concorrer nas eleições autárquicas deste ano pela coligação com o CDS-PP, a Aliança Democrática (AD), focado na atração de investimento privado para estancar “sangria populacional”.

Regional 30 Junho, 2025

Cerveira apresenta Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento

Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.

Regional 30 Junho, 2025

“Marginal” está de volta ao Jardim de Viana do Castelo

De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.