O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, esteve na União de Freguesias de Cardielos e Serreleis para uma visita de trabalho, em conjunto com o executivo municipal e com o executivo da União de Freguesias. Na ocasião, foram entregues duas carrinhas para apoio à junta de freguesia e ao clube Sport União Cardielense. O executivo visitou ainda as obras em curso e reuniu para analisar e avaliar novos projetos nas duas freguesias.
A visita começou com a bênção e entrega das duas carrinhas, uma destinada a apoio à União de Freguesias no âmbito da política de coesão territorial e apoio à mobilidade, mas também para transporte escolar e para o apoio ao movimento associativo local e de apoio social. A outra foi entregue para o clube desportivo de Cardielos para o desenvolvimento desportivo, destinado sobretudo às camadas mais jovens e de formação, com o objetivo de desenvolver as competências dos mais novos.

Na ocasião, foi também efetuada uma visita às obras de saneamento em Cardielos e Serreleis, no valor global de 1.2 milhões de euros, e que estão em fase final de conclusão, e ainda ao Centro de Bem Estar Animal, um investimento de meio milhão de euros e que irá colmatar uma necessidade do concelho. As obras em curso das infraestruturas pluviais e da rede viária e ainda a futura casa mortuária de Serreleis, num investimento de 130 mil euros, bem como a requalificação das infraestruturas desportivas de Serreleis foram também alvo de visita.

Na reunião de trabalho com o executivo da União de Freguesia, foram ainda abordados novos projetos, com destaque para a futura ecovia da margem direita do Rio Lima e ainda a habitação, classificada pelo autarca como uma prioridade e uma preocupação com o intuito de fixar jovens nas duas freguesias.

Esta é mais uma visita de um conjunto que o executivo faz regularmente para analisar e conhecer projetos e para visitar obras em curso no âmbito da política de coesão territorial. Esta é uma das opções do Plano e Orçamento para 2023, onde está previsto um investimento de 8.1 milhões de euros para “continuar a garantir o desenvolvimento da cultura e do desporto como fatores de coesão social e territorial, onde todos estabelecemos a estratégia, criamos cultura, executamos, exibimos e difundimos a nossa identidade e os nossos bens culturais, desportivos e sociais”, assegurou a autarquia.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.