O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, esteve na União de Freguesias de Cardielos e Serreleis para uma visita de trabalho, em conjunto com o executivo municipal e com o executivo da União de Freguesias. Na ocasião, foram entregues duas carrinhas para apoio à junta de freguesia e ao clube Sport União Cardielense. O executivo visitou ainda as obras em curso e reuniu para analisar e avaliar novos projetos nas duas freguesias.
A visita começou com a bênção e entrega das duas carrinhas, uma destinada a apoio à União de Freguesias no âmbito da política de coesão territorial e apoio à mobilidade, mas também para transporte escolar e para o apoio ao movimento associativo local e de apoio social. A outra foi entregue para o clube desportivo de Cardielos para o desenvolvimento desportivo, destinado sobretudo às camadas mais jovens e de formação, com o objetivo de desenvolver as competências dos mais novos.

Na ocasião, foi também efetuada uma visita às obras de saneamento em Cardielos e Serreleis, no valor global de 1.2 milhões de euros, e que estão em fase final de conclusão, e ainda ao Centro de Bem Estar Animal, um investimento de meio milhão de euros e que irá colmatar uma necessidade do concelho. As obras em curso das infraestruturas pluviais e da rede viária e ainda a futura casa mortuária de Serreleis, num investimento de 130 mil euros, bem como a requalificação das infraestruturas desportivas de Serreleis foram também alvo de visita.

Na reunião de trabalho com o executivo da União de Freguesia, foram ainda abordados novos projetos, com destaque para a futura ecovia da margem direita do Rio Lima e ainda a habitação, classificada pelo autarca como uma prioridade e uma preocupação com o intuito de fixar jovens nas duas freguesias.

Esta é mais uma visita de um conjunto que o executivo faz regularmente para analisar e conhecer projetos e para visitar obras em curso no âmbito da política de coesão territorial. Esta é uma das opções do Plano e Orçamento para 2023, onde está previsto um investimento de 8.1 milhões de euros para “continuar a garantir o desenvolvimento da cultura e do desporto como fatores de coesão social e territorial, onde todos estabelecemos a estratégia, criamos cultura, executamos, exibimos e difundimos a nossa identidade e os nossos bens culturais, desportivos e sociais”, assegurou a autarquia.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.