O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, esteve na União de Freguesias de Cardielos e Serreleis para uma visita de trabalho, em conjunto com o executivo municipal e com o executivo da União de Freguesias. Na ocasião, foram entregues duas carrinhas para apoio à junta de freguesia e ao clube Sport União Cardielense. O executivo visitou ainda as obras em curso e reuniu para analisar e avaliar novos projetos nas duas freguesias.
A visita começou com a bênção e entrega das duas carrinhas, uma destinada a apoio à União de Freguesias no âmbito da política de coesão territorial e apoio à mobilidade, mas também para transporte escolar e para o apoio ao movimento associativo local e de apoio social. A outra foi entregue para o clube desportivo de Cardielos para o desenvolvimento desportivo, destinado sobretudo às camadas mais jovens e de formação, com o objetivo de desenvolver as competências dos mais novos.

Na ocasião, foi também efetuada uma visita às obras de saneamento em Cardielos e Serreleis, no valor global de 1.2 milhões de euros, e que estão em fase final de conclusão, e ainda ao Centro de Bem Estar Animal, um investimento de meio milhão de euros e que irá colmatar uma necessidade do concelho. As obras em curso das infraestruturas pluviais e da rede viária e ainda a futura casa mortuária de Serreleis, num investimento de 130 mil euros, bem como a requalificação das infraestruturas desportivas de Serreleis foram também alvo de visita.

Na reunião de trabalho com o executivo da União de Freguesia, foram ainda abordados novos projetos, com destaque para a futura ecovia da margem direita do Rio Lima e ainda a habitação, classificada pelo autarca como uma prioridade e uma preocupação com o intuito de fixar jovens nas duas freguesias.

Esta é mais uma visita de um conjunto que o executivo faz regularmente para analisar e conhecer projetos e para visitar obras em curso no âmbito da política de coesão territorial. Esta é uma das opções do Plano e Orçamento para 2023, onde está previsto um investimento de 8.1 milhões de euros para “continuar a garantir o desenvolvimento da cultura e do desporto como fatores de coesão social e territorial, onde todos estabelecemos a estratégia, criamos cultura, executamos, exibimos e difundimos a nossa identidade e os nossos bens culturais, desportivos e sociais”, assegurou a autarquia.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.