O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, esteve na União de Freguesias de Cardielos e Serreleis para uma visita de trabalho, em conjunto com o executivo municipal e com o executivo da União de Freguesias. Na ocasião, foram entregues duas carrinhas para apoio à junta de freguesia e ao clube Sport União Cardielense. O executivo visitou ainda as obras em curso e reuniu para analisar e avaliar novos projetos nas duas freguesias.
A visita começou com a bênção e entrega das duas carrinhas, uma destinada a apoio à União de Freguesias no âmbito da política de coesão territorial e apoio à mobilidade, mas também para transporte escolar e para o apoio ao movimento associativo local e de apoio social. A outra foi entregue para o clube desportivo de Cardielos para o desenvolvimento desportivo, destinado sobretudo às camadas mais jovens e de formação, com o objetivo de desenvolver as competências dos mais novos.

Na ocasião, foi também efetuada uma visita às obras de saneamento em Cardielos e Serreleis, no valor global de 1.2 milhões de euros, e que estão em fase final de conclusão, e ainda ao Centro de Bem Estar Animal, um investimento de meio milhão de euros e que irá colmatar uma necessidade do concelho. As obras em curso das infraestruturas pluviais e da rede viária e ainda a futura casa mortuária de Serreleis, num investimento de 130 mil euros, bem como a requalificação das infraestruturas desportivas de Serreleis foram também alvo de visita.

Na reunião de trabalho com o executivo da União de Freguesia, foram ainda abordados novos projetos, com destaque para a futura ecovia da margem direita do Rio Lima e ainda a habitação, classificada pelo autarca como uma prioridade e uma preocupação com o intuito de fixar jovens nas duas freguesias.

Esta é mais uma visita de um conjunto que o executivo faz regularmente para analisar e conhecer projetos e para visitar obras em curso no âmbito da política de coesão territorial. Esta é uma das opções do Plano e Orçamento para 2023, onde está previsto um investimento de 8.1 milhões de euros para “continuar a garantir o desenvolvimento da cultura e do desporto como fatores de coesão social e territorial, onde todos estabelecemos a estratégia, criamos cultura, executamos, exibimos e difundimos a nossa identidade e os nossos bens culturais, desportivos e sociais”, assegurou a autarquia.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.
O Dia Mundial do Fado celebra-se esta quinta-feira com uma homenagem especial à voz maior do fado português: Amália Rodrigues. A data fica marcada pela estreia nacional da exposição “AH AMÁLIA – Living Experience”, que tem início em Viana do Castelo no âmbito do projeto itinerante Ah Amália On Tour.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.