O Executivo Municipal de Caminha reúne-se esta quarta-feira, 3 de setembro, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para discutir e votar um conjunto alargado de propostas, com especial destaque para a preparação do novo ano letivo e projetos estruturantes para o concelho.
A agenda da reunião ordinária inclui a aprovação de contratos interadministrativos com várias juntas de freguesia no âmbito dos transportes escolares e da organização das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), medidas fundamentais para o arranque do ano letivo 2024/2025.
Serão também votados protocolos com instituições sociais, como o Centro Social e Paroquial de Âncora e o Centro Social e Paroquial de Moledo, relacionados com o fornecimento de refeições escolares e dinamização das AAAF.
No plano das obras públicas, o Executivo apreciará os projetos de execução de três empreitadas: a requalificação da Escola EB1/JI de Caminha, a limpeza do leito e margens do Rio Coura em Domínio Público Marítimo e a reabilitação energética do Museu Municipal de Caminha. Todos os projetos seguem para a Assembleia Municipal, uma vez que envolvem a assunção de compromissos plurianuais.
Outro ponto relevante da reunião será a votação da submissão à Assembleia Municipal do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, um instrumento estratégico para a segurança do concelho.
A área social volta a ter um peso significativo na ordem de trabalhos. Serão apreciados protocolos e apoios financeiros destinados a diversas instituições locais, como a Santa Casa da Misericórdia de Caminha, a Casa do Povo de Lanhelas, o Centro de Bem Estar e Social de Seixas, entre outras, no âmbito do apoio à atividade regular. Também o associativismo cultural e recreativo será apoiado, com destaque para a Associação de Danças e Cantares Genuínos da Serra de Arga.
Será ainda votada a isenção de pagamento nas Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora para os Jardins de Infância das IPSS e entidades equiparadas do concelho, promovendo o acesso gratuito à prática de natação para as crianças em idade pré-escolar.
A reunião inclui ainda a apreciação de um protocolo intermunicipal para a criação do Centro de Criação do Alto Minho “em Cadeia” e a cedência gratuita ao domínio público municipal de uma parcela de terreno na União de Freguesias de Moledo e Cristelo.
Esta reunião marca o início de um ciclo decisivo para o novo ano escolar e para o avanço de investimentos com impacto direto no desenvolvimento do concelho de Caminha.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) marcou presença no Portugal Football Summit, que decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras. A intervenção da AFVC centrou-se no tema “Recrutamento Precoce”, uma questão de crescente relevância no panorama desportivo nacional.
O comércio local de Valença ganha visibilidade com a rubrica “Um rosto, uma história”, iniciativa do Bairro Comercial Digital (BCD) que pretende destacar as pessoas por detrás dos negócios da cidade.
A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo continua sem interrupções, apesar da descoberta de vestígios arqueológicos do antigo Convento de São Bento, encontrados no terreno onde existia o prédio Coutinho.
A Residência Universitária de Valença foi distinguida como Melhor Projeto Privado do Ano na edição de 2025 dos Prémios Construir, promovidos pelo Jornal Construir, que reconhecem a inovação e a excelência no setor da construção em Portugal.
Viana do Castelo vai ser, nos dias 6 e 7 de novembro, palco do II Encontro de Literacia em Saúde – Um Território a Descobrir, promovido pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) em parceria com a Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS).
O Sporting venceu esta quarta-feira o Marselha por 2-1, na terceira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, num encontro disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e em que os leões conseguiram inverter o marcador.
A depressão Benjamin vai provocar chuva persistente e vento intenso no Norte e Centro do país, com Viana do Castelo entre os distritos mais afetados, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).