Logo
Regional

Executivo de Esposende cumpre um ano de mandato com inaugurações em Apúlia

10 Outubro, 2022 | 10:54
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

No dia em que se completou um ano da tomada de posse, o Município de Esposende assinalou a concretização de novos investimentos em Apúlia, com a inauguração da obra de pavimentação da Rua do Rego e da obra de instalação da rede de saneamento básico na Rua e Travessa da Ponte Nova, Travessa de S. Miguel e Rua Bairro da Fonte, que se traduziram num investimento superior a 400 mil euros.

“Esta é a 23.ª inauguração realizada neste mandato, o que denota o nível de investimento sem paralelo do Município, cujo investimento global ultrapassa os 10 milhões de euros”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, lembrando que, só em Apúlia, foi concretizada a requalificação do Portinho de Apúlia e da Escola Básica do Facho, a remoção do amianto da EB de Apúlia, exclusivamente suportada pela Câmara Municipal, a instalação do Espaço Cidadão e as obras hoje inauguradas, que totalizam cerca de 2 milhões de euros. A estes investimentos, acrescem dois projetos de relevante importância para Apúlia, nomeadamente a criação do Museu do Sargaço, que em breve estará disponível na antiga Escola Básica de Areia, e a requalificação do Campo dos Sargaceiros, que representam um investimento de 1,2 milhões de euros.

Ainda no que se refere a Apúlia, Benjamim Pereira deu nota de que o Município já articulou os procedimentos com os moradores de Pedrinhas/Cedovém que será necessário realojar em virtude da intervenção de requalificação e proteção costeira que será ali concretizada, e adiantou que está em elaboração o projeto para a criação do Mercado de Apúlia e de que já há parecer favorável da Marinha para a instalação de um núcleo de investigação da Universidade do Minho na Estação Radionaval de Apúlia. 

Ainda em matéria de investimentos no território concelhio, o Presidente da Câmara Municipal lembrou as intervenções em curso no Largo Rodrigues Sampaio e no Mercado Municipal de Esposende, referiu que o Município já encetou contactos com vista à aquisição dos terrenos necessários à execução da 1.ª fase do Parque da Cidade de Esposende e adiantou que, a curto prazo, será lançado o concurso para a execução da rua paralela ao Parque da cidade (antigo troço da Estrada Nacional 13), estando também para breve o início da última fase da obra do Canal Intercetor de Esposende.

Em jeito de balanço, o Presidente da Câmara Municipal referiu que o executivo continua focado na concretização do plano de desenvolvimento do concelho, nomeadamente na execução de projetos estruturantes para o território, considerando que o crescimento de Esposende a que se tem vindo a assistir, por exemplo ao nível de habitantes, é reflexo dessa aposta, numa estratégia articulada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Notou, contudo, que os recursos financeiros são limitados, o que obriga o Município a definir prioridades. Face à atual conjuntura económico-financeira, Benjamim Pereira deixou antever que o orçamento municipal do próximo ano será um “orçamento de contenção”, que terá de acautelar eventuais necessidades dos mais desfavorecidos.

“A sustentabilidade financeira do Município é inalienável”, afirmou Benjamim Pereira, reiterando que têm de prevalecer os projetos estruturantes, onde se inclui também a construção do polo de ensino superior do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave).

Referindo-se às obras inauguradas, o Presidente da Câmara Municipal realçou a mais-valia das intervenções, nomeadamente pela disponibilização de 46 novas ligações à rede de saneamento e da mais rápida ligação do lugar de Criaz ao Campo dos Sargaceiros, por via da pavimentação da Rua do Rego, que liga a Rua do Pinhal à Rua dos Pousados.

A terminar a sua intervenção, Benjamim Pereira expressou diversos agradecimentos, entre os quais aos proprietários que cederam parcelas de terreno para as intervenções, à empresa Esposende Ambiente, bem como ao atual e anterior executivo da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão.

Valdemar Faria, Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, expressou a sua satisfação pela concretização das obras hoje inauguradas. Realçou a “utilidade tremenda” da pavimentação da Rua do Rego, pela ligação que proporciona entre o lugar de Criaz e o Campo dos Sargaceiros, e aproveitou a oportunidade para referir que, em termos de beneficiação viária, “é de capital importância fazer a ligação da Rua do Pinhal à Ramalha, numa ótica de acessibilidade e de escoamento do trânsito”. Sobre as obras de instalação da rede de saneamento, Valdemar Faria reconhece que o processo foi marcado por algumas vicissitudes, mas prefere destacar o resultado final, notando que também a Rua do Bairro da Fonte beneficiou desta intervenção, o que não estava inicialmente previsto. Valdemar Faria enalteceu, assim, o investimento do Município, manifestando a expetativa de que várias outras intervenções venham a ser concretizadas em Apúlia.

Numa curta intervenção, Otílio Hipólito, representante de Apúlia na Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, salientou a mais-valia das obras e aproveitou a oportunidade para pedir desculpa aos moradores pelos incómodos e atraso dos trabalhos, agradecendo a sua paciência e compreensão. Agradeceu também ao Município e à Esposende Ambiente o investimento efetuado e lembrou que, ao nível da requalificação viária e da rede de saneamento, se esperam outras intervenções.

A bênção das obras inauguradas esteve a cargo do Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes. 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Autoridades reforçam alerta à população devido a condições meteorológicas adversas

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Trovoada provoca encerramento temporário do Elevador de Santa Luzia em Viana do Castelo

O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Carnaval na Praça 2026 anima o centro de Monção

O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Caminha lança concurso de 295 mil euros para valorizar património museológico

A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.

Nacional 9 Fevereiro, 2026

Proteção Civil ativa Plano Distrital de Emergência em Viana do Castelo

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Concessão das três marinas de Viana do Castelo entra na fase final

O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

Regional 9 Fevereiro, 2026

Projeto europeu investe 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez

O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.