A Câmara Municipal de Caminha vai reunir hoje, 19 de julho, pelas 15h00, no Edifício da Biblioteca Municipal de Caminha.
Da ordem do dia fazem parte várias propostas. O Executivo vai pronunciar-se sobre o procedimento de “Consulta Pública ao Mercado Imobiliário para a Aquisição de Habitação” – apresentação de propostas para aquisição de habitações no âmbito do programa “1.º Direito”.
O Executivo vai ainda apreciar e votar a alteração ao Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Caminha – Início do procedimento; a atribuição de um subsídio ao Etnográfico de Vila Praia de Âncora para apoio à organização do Âncora Folk’23, bem como a atribuição de outro subsídio à Academia de Música Fernandes Fão para apoio ao evento “AMFF in concert 10 anos” e a atribuição da isenção de pagamento das prestações de participação no evento “Caminha Medieval 2023”.
Na reunião camarária será ainda discutida o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2023/2024, assim como o Concurso para atribuição das Bancas do Mercado Municipal de Caminha – homologação da ata do ato público do concurso.
O Executivo vai também deliberar sobre o pedido de ocupação do domínio público marítimo para realização de campanha de recolha de beatas e distribuição de cinzeiros na Praia de Moledo. Em votação estarão ainda a atribuição de espaço público para o exercício da atividade de comércio a retalho não sedentária e atividade de restauração ou de bebidas não sedentária para o período da época balnear 2023 – homologação da ata I e auto de sorteio – 3ª fase.
Da ordem de trabalhos faz ainda parte o pedido de ocupação do domínio público marítimo para embarcações de recreio – Praia da Foz do Minho.
Por último, o executivo vai pronunciar-se sobre a alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na Freguesia de Vilar de Mouros para realização do Festival “CA Vilar de Mouros 2023” e na Freguesia de Âncora para realização do Festival “SonicBlast”, das festividades em honra de São Sebastião e para a realização de trabalhos na linha férrea.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.