A Câmara Municipal de Caminha vai reunir hoje, 19 de julho, pelas 15h00, no Edifício da Biblioteca Municipal de Caminha.
Da ordem do dia fazem parte várias propostas. O Executivo vai pronunciar-se sobre o procedimento de “Consulta Pública ao Mercado Imobiliário para a Aquisição de Habitação” – apresentação de propostas para aquisição de habitações no âmbito do programa “1.º Direito”.
O Executivo vai ainda apreciar e votar a alteração ao Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Caminha – Início do procedimento; a atribuição de um subsídio ao Etnográfico de Vila Praia de Âncora para apoio à organização do Âncora Folk’23, bem como a atribuição de outro subsídio à Academia de Música Fernandes Fão para apoio ao evento “AMFF in concert 10 anos” e a atribuição da isenção de pagamento das prestações de participação no evento “Caminha Medieval 2023”.
Na reunião camarária será ainda discutida o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2023/2024, assim como o Concurso para atribuição das Bancas do Mercado Municipal de Caminha – homologação da ata do ato público do concurso.
O Executivo vai também deliberar sobre o pedido de ocupação do domínio público marítimo para realização de campanha de recolha de beatas e distribuição de cinzeiros na Praia de Moledo. Em votação estarão ainda a atribuição de espaço público para o exercício da atividade de comércio a retalho não sedentária e atividade de restauração ou de bebidas não sedentária para o período da época balnear 2023 – homologação da ata I e auto de sorteio – 3ª fase.
Da ordem de trabalhos faz ainda parte o pedido de ocupação do domínio público marítimo para embarcações de recreio – Praia da Foz do Minho.
Por último, o executivo vai pronunciar-se sobre a alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na Freguesia de Vilar de Mouros para realização do Festival “CA Vilar de Mouros 2023” e na Freguesia de Âncora para realização do Festival “SonicBlast”, das festividades em honra de São Sebastião e para a realização de trabalhos na linha férrea.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.