A Câmara Municipal de Caminha vai reunir hoje, 19 de julho, pelas 15h00, no Edifício da Biblioteca Municipal de Caminha.
Da ordem do dia fazem parte várias propostas. O Executivo vai pronunciar-se sobre o procedimento de “Consulta Pública ao Mercado Imobiliário para a Aquisição de Habitação” – apresentação de propostas para aquisição de habitações no âmbito do programa “1.º Direito”.
O Executivo vai ainda apreciar e votar a alteração ao Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Caminha – Início do procedimento; a atribuição de um subsídio ao Etnográfico de Vila Praia de Âncora para apoio à organização do Âncora Folk’23, bem como a atribuição de outro subsídio à Academia de Música Fernandes Fão para apoio ao evento “AMFF in concert 10 anos” e a atribuição da isenção de pagamento das prestações de participação no evento “Caminha Medieval 2023”.
Na reunião camarária será ainda discutida o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2023/2024, assim como o Concurso para atribuição das Bancas do Mercado Municipal de Caminha – homologação da ata do ato público do concurso.
O Executivo vai também deliberar sobre o pedido de ocupação do domínio público marítimo para realização de campanha de recolha de beatas e distribuição de cinzeiros na Praia de Moledo. Em votação estarão ainda a atribuição de espaço público para o exercício da atividade de comércio a retalho não sedentária e atividade de restauração ou de bebidas não sedentária para o período da época balnear 2023 – homologação da ata I e auto de sorteio – 3ª fase.
Da ordem de trabalhos faz ainda parte o pedido de ocupação do domínio público marítimo para embarcações de recreio – Praia da Foz do Minho.
Por último, o executivo vai pronunciar-se sobre a alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na Freguesia de Vilar de Mouros para realização do Festival “CA Vilar de Mouros 2023” e na Freguesia de Âncora para realização do Festival “SonicBlast”, das festividades em honra de São Sebastião e para a realização de trabalhos na linha férrea.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.