O Executivo Caminhense vai reunir hoje pelas 15h00, no Edifício da Biblioteca Municipal de Caminha.
Da ordem do dia fazem parte várias propostas, entre as quais a atribuição de vários subsídios: o Executivo vai aprovar a atribuição de subsídio à Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção de Caminha para apoio à Solenidade do Corpo de Deus; à Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense para apoio à prova desportiva 3º Surfcasting, que terá lugar no dia 11 de junho, na praia do Forte do Cão, em Âncora; ao Corpo Nacional de Escutas –Agrupamento 573 Seixas, para apoio à atividade internacional “A Volta à Gália” e ao Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha para apoio do XXVIII Arraial Minhoto.
Da ordem de trabalhos faz ainda parte a votação do acordo de Colaboração entre a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Câmara Municipal de Caminha para o Fornecimento de Refeições aos Alunos Participantes em Atividades do Desporto Escolar – ratificação;
O Executivo vai aprovar submeter à Assembleia Municipal a alteração dos Representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação e do Representante dos Serviços Públicos de Saúde no Conselho Municipal de Educação para o Mandato de 2021/2025.
O Executivo vai aprovar submeter à Assembleia Municipal a implementação de sinalética na rua António Ramos, em Vila Praia de Âncora.
O Executivo vai também pronunciar-se sobre o XXXIII procedimento de sorteio de espaços de venda, vagos, na Feira Semanal de Caminha – homologação da ata n.º 1 e auto de sorteio.
O Executivo caminhense vai votar a cedência de terrado à Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção de Caminha para a Solenidade do Corpo de Deus.
Executivo vai deliberar acerco do procedimento de sorteio de espaços de venda (bancas) no Mercado Municipal de Caminha – homologação da ata n.º 1 e auto de sorteio.
Da ordem do dia faz parte a votação do procedimento concursal para atribuição da licença de ocupação do domínio público marítimo no plano de praia PP4 – Forte do Cão, para instalação de apoio de praia mínimo – época balnear 2023.
O Executivo vai deliberar sobre a Licença de ocupação do domínio público marítimo para instalação de equipamentos para a época balnear 2023 – requerente: Maria da Conceição Rodrigues Presa.
O Executivo vai votar as Normas de atribuição de espaço público para o exercício da atividade de comércio a retalho não sedentária (venda ambulante) e atividade de restauração ou de bebidas não sedentária para o período da época balnear 2023.
O Executivo vai pronunciar-se sobre a homologação da lista definitiva dos incentivos ao Ensino Superior.
Por último, o executivo vai votar várias alterações temporárias da postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para realização XI Triatlo Longo de Caminha e para a realização da Solenidade do Corpo de Deus; na Freguesia de Vila Praia de Âncora para desmontagem de grua; na Freguesia de Âncora para realização da Caminhada Sebastiana – ratificação; e na União de Freguesias de Moledo e Cristelo para realização de trabalhos na via férrea – ratificação.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.