Logo
Regional

Executivo de Arcos de Valdevez no arranque do ano letivo

21 Setembro, 2022 | 15:23
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves e a Vereadora da Educação Emília Cerdeira marcaram presença no primeiro dia de aulas para dar as boas-vindas a toda a comunidade escolar, bem como desejar-lhes um ótimo ano letivo. “A Educação é de todos e para todos”, referiu o autarca, afirmando também que a Câmara Municipal tem vindo a reforçar a parceria com as escolas em prol do desenvolvimento do concelho e dos arcuenses.

De notar que o Município continua a reservar uma grande fatia do seu orçamento para a área da educação. Atualmente, terminaram e estão em curso diversas intervenções, com um investimento global de cerca de 1,2 M€, que se junta aos mais de 4 milhões de euros em obras nos últimos anos.

Ficaram recentemente concluídas as obras de reabilitação no interior do Bloco 4, da Escola EB 2,3/S, as quais englobaram a requalificação do campo desportivo e a melhoria da eficiência energética do sistema de aquecimento e iluminação, de forma a melhorar os níveis de conforto interior. 

Com estas benfeitorias, ficam concluídas intervenções de fundo neste recinto escolar e a Câmara Municipal consegue alcançar o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos

Está também em fase de adjudicação a reabilitação da cobertura do pavilhão desportivo da Escola Padre Himalaia, pelo valor de cerca de 115 mil euros, e a aquisição de mobiliário escolar para o bloco 4 da EB2,3/S, pelo valor global de cerca de 60 mil euros. 

Por outro lado, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, ao nível da Ação Social Escolar, aprovou o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2022/2023, o qual corresponde a um investimento da ordem dos 650 mil euros e garante o transporte gratuito aos alunos.

Este transporte gratuito irá beneficiar todas as crianças e jovens que frequentam diversos níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário, nos diversos equipamentos educativos do concelho. 

Para além dos transportes escolares, a Câmara Municipal promove anualmente medidas que visam a integração, bem-estar e igualdade de oportunidades para todos os alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, ao nível da aquisição de livros e material didático, das refeições escolares, do desenvolvimento de atividades de apoio à família e de enriquecimento curricular, da aquisição de equipamento básico e da conservação e manutenção dos vários equipamentos e edifícios escolares distribuídos pelo concelho.

Este investimento na Educação é essencial no apoio às famílias e no desenvolvimento dos jovens e do concelho.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Setembro, 2022

João Manuel Esteves no arranque do ano letivo do IPVC em Arcos de Valdevez 

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve nas instalações do IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, para dar as boas vindas e desejar um ótimo ano escolar aos alunos do ensino técnico superior do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em “Mecânica Automóvel” e do de “Impressão 3D e Maquinação Automática”, sendo que este último será pela primeira vez aqui lecionado.

Regional 26 Setembro, 2022

Barcelos Cidade Medieval entre 30 de setembro e 2 de outubro

Depois de dois anos de interregno, Barcelos recua à Idade Média e vai realizar a VII edição de Barcelos Cidade Medieval, entre 30 de setembro e 2 de outubro, no Parque da Cidade.  Durante três dias – sexta, sábado e domingo - visitar o Parque da Cidade será como viajar no tempo até à Idade Média.

Regional 23 Setembro, 2022

Escola de Música de Perre volta a organizar concurso de Bandas de Garagem

A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o A Escola de Música de Perre, associação sem fins lucrativos, com atividade anual na área do ensino da música, organiza pela oitava vez o concurso de Bandas de Garagem, denominado “SOUNDS OUT”.

Regional 23 Setembro, 2022

Dia do Treinador assinalado em Viana do Castelo no domingo

Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo vai debater alterações climáticas e sustentabilidade do uso da água

O Comité de Geminações de Pessac e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, esta sexta-feira, 23 de setembro, uma videoconferência que visa debater as consequências das alterações climáticas e a sustentabilidade do uso da água.

Regional 23 Setembro, 2022

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas

O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro e o Município de Viana do Castelo preparou, com os parceiros locais, uma programação variada para assinalar a efeméride com diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Regional 23 Setembro, 2022

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.