Natural de Valença, a antiga estudante do CTeSP em Ilustração e Produção Gráfica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo participa, com a obra “A Mulher e o Unicórnio”, na 6.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia. A exposição poderá ser visitada até 29 de junho no Pólo de Valença.
A paixão pelo desenho e pela ilustração sempre acompanhou o percurso de vida de Raquel Alves do Vale, natural de Valença, mas foi no CTeSP que frequentou na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) que encontrou o certo espaço para crescer artisticamente e desenvolver a sua identidade criativa.
Aos 22 anos, participa agora na 6.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia, numa mostra que, até 29 de junho, apresenta 49 obras de artistas nacionais e internacionais, no edifício da antiga Alfândega de Valença. “Foi por acaso que soube desta exposição e achei que seria uma boa oportunidade para participar e expor a minha arte para uma audiência diferente”, conta a antiga estudante do Politécnico de Viana do Castelo. Apesar de algumas aprendizagens próprias de uma estreia, como o facto de a ilustração não ter ficado com a dimensão ideal para a exposição, a jovem sublinha que a experiência serviu de motivação e aprendizagem para o futuro.
A peça apresentada, intitulada “A Mulher e o Unicórnio”, traduz o seu estilo pessoal: uma abordagem marcada por uma certa “ambiguidade narrativa”, que deixa espaço à interpretação de quem observa. “Não lhe dei muita história, apenas ilustrei coisas que eu gosto. Sempre preferi dar um ar de ambiguidade à minha arte quando se trata de narrativas. A única coisa que tinha em mente era mostrar um certo nível de intimidade entre as duas figuras, a mulher e o unicórnio”, descreve Raquel Alves do Vale.
Com uma aprendizagem que correspondeu às ambições da jovem ilustradora, o CTeSP frequentado na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) foi determinante para definir caminhos e estabelecer oportunidades. “Os meus estudos ajudaram-me a ser mais independente e a minha arte evoluiu bastante durante esse período. Estava com grande expectativa em relação ao CTeSP em Ilustração e Produção Gráfica e posso dizer que correspondeu, porque me permitiu aprofundar as minhas habilidades”, afirma.
Com esta primeira participação numa mostra internacional, abrem-se agora novos horizontes para a jovem Raquel Alves do Vale, que espera poder prosseguir o seu caminho em torno da arte e da ilustração, num percurso curto, mas já marcado pela criatividade, autonomia e permanente vontade de experimentar novas linguagens visuais.
Já no mercado de trabalho, Raquel ilustrou o livro infantil “A descoberta do Património de Valença: As Aventuras de Valentim e Apolo 11”, de Isilda Salvador e prepara-se para uma “mais uma aventura” com a mesma autora.
A temporada 2025/2026 da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo arrancou este fim de semana com uma jornada inaugural recheada de golos. O destaque vai para as vitórias expressivas do Valenciano e do Vitorino de Piães, bem como para o triunfo do recém-promovido Fachense fora de portas.
A canoagem portuguesa voltou a escrever uma página dourada na história do desporto nacional este domingo, com os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta a sagrarem-se tetracampeões do Mundo na categoria K2 maratona, ao conquistarem o primeiro lugar na prova disputada em Gyor, na Hungria.
A contagem decrescente já começou para uma noite imperdível do Festival Viana Bate Forte. No próximo sábado, dia 13 de setembro, pelas 23h30, Beatriz Rosário sobe ao Palco da República, na icónica Praça da República, para um concerto que promete emocionar o público com a sua voz poderosa e presença magnética.
Na noite deste domingo, Portugal terá a oportunidade de observar um eclipse lunar, fenómeno em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que normalmente ilumina o satélite natural.
O piloto vianense Renato Pita está de regresso à competição e prepara-se para marcar presença na 36.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos 2025, que se realiza entre os dias 11 e 14 de setembro. A emblemática prova alentejana, organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, promete mais uma edição repleta de emoção e adrenalina.
Valença recebeu a 9ª edição das Olimpíadas Intergeracionais – Olympics4All, evento que reuniu cerca de 400 seniores de vários concelhos e da APPACDM Viana do Castelo. A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño voltou a brilhar, conquistando o título pela sexta vez consecutiva.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo recebeu, este sábado, uma doação de 100 mil euros destinada à aquisição de uma nova Ambulância de Transporte Urgente. A verba foi oferecida por Caesar de Paço, empresário luso-americano e CEO da empresa farmacêutica Summit Nutritionals International, sediada nos Estados Unidos.