Natural de Valença, a antiga estudante do CTeSP em Ilustração e Produção Gráfica da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo participa, com a obra “A Mulher e o Unicórnio”, na 6.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia. A exposição poderá ser visitada até 29 de junho no Pólo de Valença.
A paixão pelo desenho e pela ilustração sempre acompanhou o percurso de vida de Raquel Alves do Vale, natural de Valença, mas foi no CTeSP que frequentou na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) que encontrou o certo espaço para crescer artisticamente e desenvolver a sua identidade criativa.
Aos 22 anos, participa agora na 6.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia, numa mostra que, até 29 de junho, apresenta 49 obras de artistas nacionais e internacionais, no edifício da antiga Alfândega de Valença. “Foi por acaso que soube desta exposição e achei que seria uma boa oportunidade para participar e expor a minha arte para uma audiência diferente”, conta a antiga estudante do Politécnico de Viana do Castelo. Apesar de algumas aprendizagens próprias de uma estreia, como o facto de a ilustração não ter ficado com a dimensão ideal para a exposição, a jovem sublinha que a experiência serviu de motivação e aprendizagem para o futuro.
A peça apresentada, intitulada “A Mulher e o Unicórnio”, traduz o seu estilo pessoal: uma abordagem marcada por uma certa “ambiguidade narrativa”, que deixa espaço à interpretação de quem observa. “Não lhe dei muita história, apenas ilustrei coisas que eu gosto. Sempre preferi dar um ar de ambiguidade à minha arte quando se trata de narrativas. A única coisa que tinha em mente era mostrar um certo nível de intimidade entre as duas figuras, a mulher e o unicórnio”, descreve Raquel Alves do Vale.
Com uma aprendizagem que correspondeu às ambições da jovem ilustradora, o CTeSP frequentado na Escola Superior de Educação (ESE-IPVC) foi determinante para definir caminhos e estabelecer oportunidades. “Os meus estudos ajudaram-me a ser mais independente e a minha arte evoluiu bastante durante esse período. Estava com grande expectativa em relação ao CTeSP em Ilustração e Produção Gráfica e posso dizer que correspondeu, porque me permitiu aprofundar as minhas habilidades”, afirma.
Com esta primeira participação numa mostra internacional, abrem-se agora novos horizontes para a jovem Raquel Alves do Vale, que espera poder prosseguir o seu caminho em torno da arte e da ilustração, num percurso curto, mas já marcado pela criatividade, autonomia e permanente vontade de experimentar novas linguagens visuais.
Já no mercado de trabalho, Raquel ilustrou o livro infantil “A descoberta do Património de Valença: As Aventuras de Valentim e Apolo 11”, de Isilda Salvador e prepara-se para uma “mais uma aventura” com a mesma autora.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.