O Ministério do Ambiente e Energia mantém Jean Barroca como secretário de Estado da Energia, mas para o cargo de secretário de Estado do Ambiente entrou João Manuel Esteves, antigo presidente da Câmara de Arcos de Valdevez.
Segundo a lista de secretários de Estado do XXV Governo conhecida, o Ministério do Ambiente e Energia, tutelado por Maria da Graça Carvalho, mantém, em relação ao anterior governo, a mesma estrutura, apenas mudando o secretário de Estado do Ambiente.
Emídio Sousa, que foi secretário de Estado do Ambiente de abril do ano passado até agora, passa neste novo executivo a secretário de Estado das Comunidades.
Jean Barroca, que assumiu no anterior governo a pasta da Energia em fevereiro passado, mantém-se como secretário de Estado da Energia no atual governo. Mestre em Gestão Empresarial, foi de 2012 a 2018 consultor do Banco Mundial.
João Manuel Esteves é licenciado em Matemática e Ciências de Computação e mestre em gestão de empresas. Além de várias vezes presidente da Câmara foi professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e foi presidente da Assembleia Geral da ADAM-Águas do Alto Minho.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou a lista de 43 secretários de Estado proposta pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, para o XXV Governo Constitucional.
O Presidente da República deu posse ao primeiro-ministro e aos 16 ministros do XXV Governo Constitucional, o segundo executivo PSD/CDS-PP chefiado por Luís Montenegro.
A posse dos secretários de Estado realizou-se no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.